TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A META - UM PROCESSO DE MELHORIA CONTINUA

Por:   •  29/6/2015  •  Monografia  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE TECNOLOGIA ASSESSORITEC

CURSO TÉCNICO EM QUALIDADE

ALUNA: SILVANA BARBOZA DE SOUZA

A META

UM PROCESSO DE MELHORIA CONTINUA

2º EDICAO

JOINVILLE

SILVANA BARBOZA DE SOUZA

A META

UM PROCESSO DE MELHORIA CONTINUA

TRABALHO APRESENTADO COMO REQUISITO À APROVACÃO NA DICIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICADO CURSO DE TECNICO    EM   QUALIDADE DA FACULDADE    DE TECNOLOGIA ASSESSORITEC.

PROF. GILMAR JOSÉ PEREIRA

JOINVILLE  

2015                                        


[pic 1]

Sumario

Introdução................................................................................................ 4

Resumo do livro....................................................................................... 5 e 6

Conclusão...............................................................................................  7

Referencias Bibliográfica..........................................................................8


[pic 2]

Introdução

O livro estudado é ’’A Meta, um processo de melhoria continua’’ 2ª edição de Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox, escrito em forma de romance, o autor trata dos princípios de funcionamento de uma indústria, questionando o porquê de ela funcionar de determinada forma e como seria possível solucionar os problemas de uma empresa que esta com atrasos na produção e baixo faturamento. O trabalho abaixo foi feito o resumo do livro com seus principais objetivos de entendimento  que isso retrata na nossa vida real.

Resumo do livro

         “A Meta” trata das dificuldades enfrentadas pelo gerente de uma fábrica, em administrar empresa, com o objetivo de evitar a falência. Como pouco tempo limitado para melhorar o desempenho da fábrica, o gerente não mede esforços em encontrar e descobrir procedimentos, para tornar competitiva a fábrica sob sua responsabilidade. Vem então a evolução do processo de raciocínio da teoria das restrições, que pode ser entendida como uma ampliação do pensamento da tecnologia de produção otimizada, atingindo, assim, a meta, que corresponde ao propósito global da organização. O gerente da fábrica UniCo, Alex Rogo, trabalhava sob pressão, sua unidade estava indo mal. Bill Peach vice-presidente da divisão, estava lhe cobrando a entrega de um pedido atrasado, para atender o referido pedido não mediu esforços, ultrapassou limites e normas internas, agregando altos custos extras, estava nervoso e aborrecido, nada funcionava, a vida conjugal também ia mal porque Alex não tinha tempo para sua família. Vem a tona todo um pensamento da nomeação ao cargo, a vida como trabalhador, o esforço, a análise da mudança, a insatisfação no despenho do cargo. Enfim, veio a comunicação da reunião e a notícia de melhoramentos na produtividade em todos os locais para evitar a falência. A chave era enfocar as restrições, fortalecer os elos fracos da corrente melhorando assim o fluxo de resultados e aumentando o lucro. Alex Rogo é estimulado por um mentor, Jonah, a conseguir tirar sua fábrica do sufoco, descobre que para salvar sua empresa tem que ganhar dinheiro. Essa era a meta.

 A meta da empresa com fins lucrativos deve ser a de “ganhar dinheiro” tanto no presente como no futuro. O enfoque principal é a maximização do resultado da empresa, criando mecanismos para avaliar como as decisões de produção afetam o lucro. Nem sempre o lucro é diretamente proporcional à eficiência. A produtividade é o ato de fazer uma empresa ficar mais próxima de sua meta” (Goldratt, 2002, p.3) “A meta é reduzir a despesa operacional e o inventário aumentando simultaneamente o ganho" (Goldratt, 2002, p.99). “Ganho é o índice pelo qual o sistema gera dinheiro através das vendas” “Inventário é todo o dinheiro que o sistema investiu na compra de coisas que ele pretende vender”. “Despesa Operacional é todo o dinheiro que o sistema gasta a fim de transformar o inventário em ganho”. Sempre com auxilio do mentor Jonah, Alex e sua equipe foram descobrindo prioridades e ampliando conhecimentos para vencer os obstáculos que não permitem a empresa gerar lucro. No decorrer verificaram que o fato de dar aos robôs mais coisas para produzir aumentou sua eficiência, desde então, estavam terminando cada mês com excesso dessas peças. Perceberam que estavam transformando o tempo ocioso em tempo de processo aumentando as pilhas de inventário e a despesa operacional. “Existe uma prova matemática que mostra claramente que, quanto a capacidade é diminuída exatamente até a demanda do mercado, o ganho cai e o inventário aumenta até o teto.” (Goldratt, 2002, p.99). Identificar as restrições do sistema e aprender como administrar a fabrica de acordo com suas restrições era o objetivo. A teoria da fila. “Ron estava determinado o ritmo. Toda vez que alguém andava mais devagar do que Ron, a fila ficava maior. Se um dos garotos desse um passo com um centímetro a menos do que Ron o comprimento da fila inteira poderia ser afetado”. (Goldratt, 2002, p.111).  A unidade de Alex Rogo encerrou o prazo com resultados inesperados, o atraso de entrega nos pedidos desapareceu, o serviço ao cliente havia melhorado, o ganho estava alto, conquistou a confiança do mercado e o convite para gerenciar a produtividade em uma divisão da UniCo proporcionou satisfação pessoal ao ser de certa forma reconhecido. Ao atingir a meta da empresa identificou também a restrição no relacionamento familiar e encontrou medidas para viver com tranquilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (172.5 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com