TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME AMOR SEM ESCALAS

Projeto de pesquisa: A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME AMOR SEM ESCALAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  1.392 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Alguns autores conceituam ética como:

“A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano”. (SROUR, 2003, p.12).

“A Ética é a parte da moral que trata da conduta humana. É a ciência vinculada a julgamentos morais sobre juízos de valor, relacionados a distinção entre o bem e o mal”. (VALLS, 1996, p.97).

“Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação, do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluta.” (DICIONÁRIO AURÉLIO).

Nestas várias definições de ética ela não está ligada à questão do bem e do mal, do certo e do errado, e sim, aos valores da conduta humana em prol do convívio social, pois o comportamento de cada pessoa influencia no grupo em que se vive.

A ética pode ser definida como o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado, é o bom senso, em suma, de como o profissional observa o mundo ao seu redor e como se colocar diante de situações e circunstâncias reais. A ética traz ao profissional benefícios recíprocos a quem pratica e a quem recebe o fruto do trabalho, também exigindo, nessas relações, a preservação de uma conduta condizente com os princípios éticos específicos, proporcionando um ambiente de trabalho saudável e harmonioso, psicologicamente integrado e espiritualmente fecundado através das relações sociais.

Com base ao que se refere à ética, entendemos de forma clara sobre os padrões de conduta que visam o bem, para que haja o equilíbrio e o bom funcionamento social.

Este contexto, de forma direta, precisa estar no nosso meio de vida pessoal, social, familiar e profissional, para que ocorra o nivelamento contínuo dos aspectos sociais e organizacionais.

Sendo a imagem e a moral do funcionário ferida integralmente, o que sai do nível positivo da ética, descendo ao nível negativo do assédio moral, cria-se rachaduras em uma base sólida e concreta que sustentam todos os valores e condutas que a ética conduz.

De forma geral, a falta de ética no ambiente de trabalho leva ao assédio moral, uma vez que não se respeita o colaborador como integrante da empresa, e acima de tudo como ser humano.

Essa falta de ética traz prejuízos aos seus colaboradores e à imagem da empresa. Toda empresa é suscetível a esse tipo de assédio, porém cabe a ela punir ou não quem o comete, mostrando que ela discorda desse tipo de comportamento, ou se é conivente a isso.

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME AMOR SEM ESCALAS

2.1. SINOPSE DO FILME

O Filme Amor sem Escalas trata da vida profissional de Ryan Binghan que tem como função demitir pessoas. A empresa em que o personagem trabalha é prestadora de serviços na função de RH e, por isso, Ryan viaja para diversos lugares nos Estados Unidos. Ele não tem casa, vive em hotéis e aeroportos e essa vida é a ideal para ele. Sua vida é baseada no seu trabalho, sem família, sem amigos, sem esposa, sem filhos.

Craig, o chefe de Ryan, para cortar gastos na empresa, decide contratar Natalie que traz uma proposta que irá auxiliar o chefe nesse corte de gastos, mas Ryan não gosta desta contratação. Ele tenta conversar com o chefe com o intuito de o convencer que não dará certo.

Em uma das viagens Ryan conhece Alex, que tem a vida parecida com a dele. Eles se envolvem sentimentalmente, mas o romance acaba em seguida, quando Ryan, ao procurá-la, descobre que tem família.

Essa vida traz consequências para a sua profissão. Ryan é frio nas demissões, não se envolvendo com o sofrimento de quem está sendo demitido. No final, Natalie pede demissão por entender que demitir pessoas é uma função dura demais e, então Ryan volta à sua função, continuando assim a sua vida livre, morando em hotéis.

2.2. AS CINCO SITUAÇÕES ENVOLVENDO A ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

As questões sobre ética presentes no filme são:

1) Ética nas demissões;

2) Ética na negociação do personagem principal com os funcionários demitidos;

3) Ética e modelo de gestão (primeiro, demissão com sensibilidade, depois com utilização da tecnologia, que deixa de lado a questão humana da demissão);

4) Consciência ética, quando o administrador utiliza esse modelo de gestão;

5) Ética e educação corporativa, a qual se mostra na cultura da empresa em cortar gastos, reduzindo o quadro funcional.

A questão ética que envolve o filme “Amor sem Escalas” é, principalmente, a questão da ética nas demissões. Quando muda o esquema de demissões da empresa, passando para um sistema de videoconferência, o aspecto humano é deixado de lado, visto que o modo com que o personagem principal tentava auxiliar as pessoas nas demissões, buscando com que elas vissem seu lado positivo, passou a não fazer mais parte da atitude da empresa.

A ética no ambiente de trabalho nasce a partir da compreensão de que é necessário obter lucros sem ferir os códigos, normas e leis morais da sociedade na qual está inserida.

O relacionamento ético com empregados pode ser resumido em cumprir as leis trabalhistas, convenções, acordos e contratos; prezando pela cidadania, o direito à liberdade, à privacidade, e liberdade de expressão e a reputação dos envolvidos.

São posturas Éticas:

• Observar o princípio da igualdade, garantindo tratamento idêntico para os que se encontram em situações equivalentes ou similares: sem discriminações e nem proteções indevidas;

• Motivar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com