TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética profissional no filme "Amor sem Escalas"

Resenha: A ética profissional no filme "Amor sem Escalas". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2013  •  Resenha  •  6.505 Palavras (27 Páginas)  •  1.230 Visualizações

Página 1 de 27

INTRODUÇÃO

É impossível negar que surgem muitas situações no dia-a-dia em que somos levados à dúvidas de conduta ética como o simples fato de o estacionamento do supermercado estar cheio e apenas a vaga de deficientes está disponível,então faz-se a seguinte pergunta: se deve estacionar nesta vaga Na realidade essa pergunta muitas vezes nem é feita, as pessoas simplesmente estacionam sem dar a mínima importância para quem realmente precisa daquela vaga.Outro exemplo está dentro das empresas quando chefes decidem deixar de lado os interesses da instituição e dos clientes para garantir a promoção pessoal e em alguns casos manipulam dados,forjam resultados.Esses exemplos e tantos outros podem vir de um país com um histórico de desigualdade social,onde muitos não tem acesso a educação de qualidade e onde há uma forte discriminação social.

No entanto,é preciso que dentro das organizações,escolas,televisão se insira palestras,informações sobre as pequenas questões do cotidiano das pessoas mas que interferem no desenvolvimento de um bom caráter dos cidadãos.Além de palestras e informações é necessário que se tenha bons líderes,porque um bom líder influencia pessoas,portanto interfere nas atitudes das pessoas.Bons líderes tem atitudes assertivas como investir em seus colaboradores,capacitando-os a ter condutas éticas.

A exemplo de um líder podemos citar o administrador que tem o compromisso com a ética,porque impõe deveres e responsabilidades indelegáveis,e para isso ele segue normas co Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) onde sua finalidade é ampliar a capacidade de pensar do administrador.Este código estabelece alguns deveres como: manter sigilo sobre tudo o que souber em função de sua atividade profissional,esclarecer o cliente sobre a função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente,manifestar em tempo hábil e por escrito a existência de seu impedimento ou incompatibilidade para o exercício da profissão, formulando em caso de dúvida, consulta ao CRA no qual está registrado.Assim como o administrador tem deveres também há situações a serem vedadas: anunciar-se com excesso de qualificativos,permitir a utilização de seu nome e de seu registro por qualquer instituição pública ou privada onde não exerça pessoal ou efetivamente função inerente à profissão,contribuir para a realização de ato contrário à lei ou destinado a fraudá-la.

A ética profissional no filme Amor sem Escalas

George Clooney disse que sim no filme. “Amor sem escalas” conta a história de um executivo que não sai do avião, ganhando um bom salário e acumulando milhares de milhas fazendo um trabalho sujo e antipático. É contratado por diretores de empresas que estão realizando demissões em massa para dar a triste notícia aos ex-empregados. E, de quebra, tentar convencê-los de que perder o emprego pode ter um lado positivo.

Ao longo do filme, a frase “sua fidelidade é valorizada por nós” aparece em painéis, letreiros, cartazes, fazendo-nos refletir sobre o tema. Numa das cenas mais divertidas do filme, Clooney compara seus cartões e pontos de milhagem com uma amiga e disputa com ela quem tem mais créditos. Declara não saber muito bem o que fazer com as milhas. Acostumou-se a viajar, a acumulá-las, mas não tem tempo para usá-las. Não deixa de ser irônico o fato de que ele, que valoriza tanto a fidelidade, exerça a função de demitir funcionários fiéis.

O faz pensar sobre a fidelidade corporativa. Aquele vínculo que nos oferecem em prol de um benefício futuro que pode chegar um dia, quando chegar.

Existem muitos programas de fidelidade. Acontece de pessoas se esmurrarem em função de uma caneta e outras felizes por trocarem cupons por uma sobremesa. Prazeres efêmeros, porém eficazes.

Tem pessoas que acumulam pontos durante anos e, ao final da jornada, terem que escolher entre um jantar ou uma sacola térmica. Fora os presentes de aniversário que insistem em nos oferecer, assumindo a conta de um jantar para o aniversariante (apenas), mas não para o acompanhante. Cadê a visão integrada do cliente?

Enfim, fidelidade parece um conceito divino no qual você acredita mesmo não vendo, gosta mesmo não degustando e espera que um dia possa usufruir, caso se comporte adequadamente. Não acontece fidelidade ligada a atendimento. A comunicação de um novo lançamento ou a queima de estoques sendo comunicada de forma prévia aos clientes mais fiéis. Um dia de portas fechadas aos clientes mais antigos. Não há isso. O que sempre acontece são as promoções aos novos clientes. Estes são bem-vindos e terão a fidelidade estimulada.

Em Marketing, há dois conceitos pouco explorados nas ações de Fidelidade. São eles: Reconhecimento e Recompensa.

O primeiro te manda um convite para um jantar, por ocasião de seu aniversário. É o reconhecimento de uma relação comercial fiel e durável. Não pede nada em troca, pois já conquistou boa parte da sua carteira.

O segundo te manda um bônus de desconto na próxima compra. Você só usufrui do presente se reagir à oferta. Normalmente usado anteriormente ao Reconhecimento, a ação de Recompensa atinge um público maior e menos segmentado.

Ambos objetivam a fidelidade dos clientes, mas poucos conseguem a relevância e a pertinência esperadas a um vínculo comercial de anos. Já percebeu como o vale pizza, o jantar com vinho e a caneta diferenciada são oferecidos a todos os clientes? Inclusive, a você que está fora do peso ou não bebe álcool?

Por isso, a intimidade comercial capaz de gerar fidelidade é aquela que troca informações, além de moedas. Amor sem escalas existem, mas são cansativos, além de não garantirem um destino de satisfação. Melhor seria se pontuado por pequenos pit stops capazes de aprofundar a relação e a fidelidade em bases concretas.

Porém, se faz necessário que os valores éticos e morais sejam impregnados na essência humana do cidadão brasileiro, e que as decisões, em qualquer instância, sejam de bom-censo sem ferir o outro ou a coletividade.

A moral e a virtude compondo uma relação com o cotidiano humano versando sobre a presença do fundamento ético e seus valores no meio social comum, empresarial e profissional.

Sinopce do filme Amor sem Escalas

O filme “Amor Sem Escalas”, EUA, 2009, estrelado por George Clonney, Vera Farmiga, Anna Kendrick, Jason Bateman, dirigido por Jason Reitman tem como contexto a crise econômica vivida pela humanidade em 2008 que afetou empresas e organismos econômicos nos EUA que buscaram adequação com maior brevidade possível, a fim de reencontrar o equilíbrio de suas finanças.

Ryan Bighan é um homem de meia idade, solteiro bem sucedido, um executivo que desempenha o papel de demitir pessoas e tentar convencê-los de que perder o emprego é o começo de uma nova vida, tal função exercida por ele demonstra ser uma pessoa fria, calculista, sem nenhum tipo de sentimento. Por estar sempre viajando Ryan não tem uma vida social e nem convívio com seus familiares. Ryan tem duas irmãs Kara e Julie, Kara é casada e esta enfrentando um divorcio, Julie está noiva Jhin.

Ryan trabalha na empresa Caver Transition Counselin (CTC) é uma empresa especializada em desligamento de funcionários, ele que faz as entrevistas viaja por todo o mundo indo de empresa a empresa para fazer os desligamentos de funcionários, para isso Ryan viaja em media 270 dias no ano. Em uma dessas viagens Ryan conhece Alex que também passa a maior parte do seu tempo em viagens de trabalho, eles se conhece em um bar, depois de um tempo conversando descobrem que os dois tem muita coisa em comum além das viagens de trabalho.

Ryan volta para a cidade onde reside e vai ate a empresa onde trabalha para uma reunião, a reunião é sobre a integração de um novo método de desligamento por vídeo conferencia, quem desenvolveu o projeto é a recém formada Natalie Keener também funcionária da empresa (CTC). Com o novo método a empresa reduzirá ate 85% dos gastos com viagens e hospedagem dos funcionários que viaja para fazer os desligamentos. Ryan não aceita o novo método que esta para ser implantado pois ele gosta de seu trabalho, da vida agitada e das viagens, Craing é seu chefe e vai falar com ele sobre o novo método ele percebe que Ryan não gosta do novo método e da mais um tempo para ele se adaptar, Craing o pede para treinar Natalie, para que ela aprenda como são feitas as entrevistas de desligamento, ele aceita e os dois embarca para as cidades de destino.

Natalie e Ryan vão para a primeira empresa para fazer alguns desligamentos, Natalie fica responsável por entregar os manuais de estratégias nele é incluso alguns benefícios para que os ex- colaboradores fiquem assegurados ate conseguirem outro emprego. Na primeira entrevista de desligamento que Natalie acompanha tudo acaba bem.

Eles partem para outra cidade para mais alguns desligamentos, Natalie pede para fazer seu primeiro desligamento e Ryan permite, Natalie demite a Senhora Barnes, a Senhora Barnes é bem logica e direta e fala para Natalie que próximo a sua casa tem uma ponte e ela ira se suicidar já que sua vida não tem mais sentido sem aquele emprego. Natalie fica chocada e para com as demissões, Ryan tenta acalmar Natalie e fala para ela que todos fazem isso sempre que isso é normal, ela se acalma e eles partem para outras cidades para mais demissões.

Ao chegar em Miami Ryan vai a uma empresa dar uma palestra que defende a tese de que relacionamentos são pesados demais para carrega-los em nossas vidas, após a palestra ele e Natalie volta para o hotel aonde estão hospedados, Natalie começa a chorar e conta a Ryan que seu noivo terminou com ela por uma mensagem de celular, nisso Alex está passando e as duas se conhece, os três vão tomar uma bebida e a noite eles vão ha uma festa lá todos se divertem e Natalie fica mais animada. Pela manhã Alex segue viagem para outra cidade e Ryan e Natalie vão para Detrod para mais alguns desligamento, quando chegam na empresa eles falam por vídeo conferencia com Craig que pede para Natalie fazer as demissões por vídeo conferência e comunica que o novo projeto obteve ótimos resultados e por isso o programa será implantado. Natalie faz as demissões por vídeo conferência e tudo corre bem. Ryan recebe uma ligação de Craig e ele os pede para que voltem.

Natalie embarca sozinha, enquanto Ryan vai atrás de Alex para convida-la para ser seu par no casamento de sua irmã, Alex aceita, Julie se casa e o fim de semana é perfeito para todos, após o casamento Alex volta para sua cidade, e Ryan volta para casa.

Na empresa o projeto é implantado e Natalie fica feliz, inicia-se a fase de testes.

Ryan sente saudade de Alex e percebe o quando ela é importante para ele, ele vai visita-la e ao chegar na casa de Alex ele descobre que ela é casa e tem dois filhos ele fica arrasado e volta para sua cidade, na viagem de volta Alex liga para ele e fala que aquela é a vida real que ela tem que ele é só um passatempo em sua vida.

No dia seguinte ao retornar a empresa Ryan descobre que a Senhora Barnes que Natalie havia demitido tinha se suicidado, e por esse motivo Natalie fica chocada e se demite por meio de uma mensagem de celular, Ryan fica triste e fala para Craig que vai ligar para Natalie, Craig pede para Ryan voltar a fazer os desligamentos como ele já os fazia e para com o projeto. Ryan aceita e volta a sua vida normal de viagens.

Falta de ética no filme.

FALTA DE ÉTICA NO FILME.

Ryan demite funcionários usando de artimanhas nos argumentos

Alex trai seu marido com Ryan

Natalie ter se demitido por uma mensagem de celular.

Ryan, Alex e Natalie vão a uma festa sem serem convidados.

Alex não ter contado sobre sua verdadeira família a Ryan

Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração

1- Alex tem uma atitude que envolve ética pessoal, no momento em que conhece Ryan no saguão do hotel, começam a conversar e depois de algum tempo os dois seguem para o quarto de Ryan e ali se envolvem. Para uma mulher casada com filhos, em uma viajem de trabalho, começa um romance com alguém que acabou de conhecer, isso fere os princípios éticos de uma pessoa. Onde a traição envolve esses princípios que abala as estruturas da base da confiança entre duas pessoas ética e moral. Como agir numa situação dessa; depende é claro dos princípios de cada pessoa, dos valores morais em que ela acredita.

2- Ryan, Alex e Natalie, foram a uma festa e entraram como penetras nessa festa. Sendo que essa festa era apenas para pessoas convidadas.

Na entrada da festa ficava sobre uma mesa os crachás de identificação com os nomes dos convidados. E os mesmos pegaram três crachás e entraram na festa como se fossem convidados.

Os três faltaram com ética em seus comportamentos e ao mesmo tempo com falta de educação.

Se divertiram como nunca; dançaram, beberam, como se fossem convidados da festa.

Se eles tivessem colocado a ética em seu comportamento, antes de agir na impulsividade, não teriam tomado esse tipo de atitude impensada.

3- Em uma das cenas do filme, onde aparece o ator George Clooney, interpretando Ryan Bingham, tem como seu maior hobby viajar. Trabalhando em um escritório terceirizado que auxilia chefes de outras empresas em crise a demitir seus funcionários. São conhecidos como Alerta. Esses representantes são treinados para amenizar os efeitos que o estress de uma demissão pode causar a uma pessoa.

Onde Ryan senta em frente do funcionário Estive o qual trabalha na empresa a mais de sete anos e Ryan diz a ele que a partir daquele momento o mesmo está despedido e tem um pacote na sua frente, onde ali está tudo do que ele precisa saber e que mostra um novo começo para a sua vida. Estive não sabe o porque está sendo despedido, e naquele momento pega o pacote e pergunta; quando ele pode procurar Ryan e o mesmo diz para não se preocupar que eles entrarão em contato.

Ryan está mentindo, sendo que nunca mais irá encontrá-lo. Uma pessoa que ele acabou de despedir, alguém que ele nunca teve nenhum tipo de contato, nenhum riso de uma piada, nenhum esbarrão no corredor da empresa. Uma atitude sem ética. No ato da despedida do funcionário, usou de artimanhas nos seus argumentos, sendo que poderia ter usado de sinceridade, ter sido objetivo e direto, ao invés de tentar convencê-lo de que perder o emprego pode ter um lado positivo.

4- Ryan Bingham e Natalie Keener estão em uma empresa onde farão a demissão de um grupo de 30 pessoas e, entre essas está a Senhora Kerin Barnes. A chamam na sala e a mesma pergunta: eu vou ser despedida? – Não precisa de flores, eu entendo muito bem!

Natalie explica que há um programa de empregabilidade, há seguro desemprego, não precisa se preocupar por um bom tempo.

Senhora Barner diz que sabe como resolver tudo isso; tem uma ponte bem linda perto de sua casa e, vai pular dessa ponte.

Natalie sai da sala correndo e chorando, e acredita que ela irá realmente fazer o que disse, porque ela falou com tanta convicção. Ryan tenta acalmá-la dizendo para ela não se preocupar porque eles sempre dizem isso e outras coisas mais, foram pegos de surpresa e, nessa hora não sabem como reagir e falam o que vem em suas mentes, estão num momento de fragilidade que os deixam a deriva e acabam tento esses tipos de reações.

Depois de algum tempo Natalie recebe a notícia que a senhora Barnes suicidou-se e, esse acontecimento afetou os seus princípios éticos e Natalie não viu outra saída a não ser pedir demissão do seu emprego, mas fez o pedido por torpedo.

5- Natalie, está chorando porque seu namorado terminou com ela. E segue dizendo que ela achava que para ser totalmente feliz com a sua carreira, ela teria que encontrar alguém que a amasse mais o seu cachorro labrador e depois ela. Um homem que use terno, de porte físico, pós-graduado, que se exercita aos finais de semana e, com um sorriso lindo.

Natalie pergunta a Alex que tipo de homem ela gosta; Alex diz que quando chega aos 34 anos, reza baixinho para que encontre um homem mais alto do que ela, reza para que encontre um homem que queira casar, que ganhe mais do que ela, goste de crianças, que queira ter filhos e tenha disposição para brincar com elas. E que esse homem além de ter um sorriso lindo, seja uma boa companhia.

Alex, não tem consciência ética em falar do tipo de homem que pretende encontrar, sendo que a mesma já tem marido e filhos e, está se comportando como se fosse uma mulher solteira, sem compromisso algum. Deixando Ryan pensar que é uma mulher livre como ele e, ambos podem viver um “Amor sem Escalas”.

Alex, deveria ter aproveitado o momento para contar a Ryan que é uma mulher comprometida e que tem família. Não deixando Ryan se envolver por ela e as outras pessoas a sua volta pensando que ela é uma pessoa, sendo que ela é outra totalmente diferente. Isso fere os princípios éticos e moral.

CONCLUSÃO

Através do filme “Amor sem escalas”, aprendemos estar dispostos a novos processos de aprendizagem, onde tenhamos abertura para aprender com colegas conteúdos benéficos para o nosso crescimento e para nossa carreira profissional .

A falta de ética leva-nos a ter atitudes erradas, que por sua vez nos tem conseqüências, nos leva a questionar sobre o comportamento das pessoas no seu cotidiano, e auxilia a uma melhor conscientização ética.

Durante o filme pode-se observar que a relação humana está presente o tempo todo, fala-se de comportamento ético, consciência ética, envolvendo conflitos de relacionamentos com atitudes não éticas.

Os atores mostram que estão interagindo com pessoas, e pessoas merecem respeito, educação. Onde se deve desenvolver continuamente a consciência ética por meio da educação. Ao mesmo tempo a profissão obrigava-os a deixar a consciência ética de lado e, deixar o lado prático agir por eles.

No filme mostra que tem patrões que não tem ética de comportamento ao ponto de contratar empresas terceirizadas para fazerem o seu papel, onde essa atitude mostra que há empresários que não tem integridade e ética nas suas atitudes. Deixa de encarar o funcionário como intelecto ou com racionalidade, não presta atenção em suas motivações e anseios. O trabalho denota inteligência, esforço, realizar, realizando-se. A liberdade é o espaço de nossas escolhas e decisões. Por isso, ela deverá pautar-se em princípios éticos. Desenvolver continuamente a consciência ética por meio de educação.

“Recordemos a frase de Gandhi: uma cultura do ‘eu sem o nós’; do ‘nós sem o eu’. Precisamos da síntese que permita a convivência do ‘eu com o nós’”.

Referências bibliográficas

Disponível em - http://www.eticaempresarial.com.br/ acesso em 09/05/2013

Disponível em - http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_5350/artigo_ – acesso em 09/05/2013

Disponível em - http://www.alumniespm.com.br/impressao/alguem-ja-viveu-um-amor-sem-escalas/ acesso em 09/05/2013

INTRODUÇÃO

É impossível negar que surgem muitas situações no dia-a-dia em que somos levados à dúvidas de conduta ética como o simples fato de o estacionamento do supermercado estar cheio e apenas a vaga de deficientes está disponível,então faz-se a seguinte pergunta: se deve estacionar nesta vaga Na realidade essa pergunta muitas vezes nem é feita, as pessoas simplesmente estacionam sem dar a mínima importância para quem realmente precisa daquela vaga.Outro exemplo está dentro das empresas quando chefes decidem deixar de lado os interesses da instituição e dos clientes para garantir a promoção pessoal e em alguns casos manipulam dados,forjam resultados.Esses exemplos e tantos outros podem vir de um país com um histórico de desigualdade social,onde muitos não tem acesso a educação de qualidade e onde há uma forte discriminação social.

No entanto,é preciso que dentro das organizações,escolas,televisão se insira palestras,informações sobre as pequenas questões do cotidiano das pessoas mas que interferem no desenvolvimento de um bom caráter dos cidadãos.Além de palestras e informações é necessário que se tenha bons líderes,porque um bom líder influencia pessoas,portanto interfere nas atitudes das pessoas.Bons líderes tem atitudes assertivas como investir em seus colaboradores,capacitando-os a ter condutas éticas.

A exemplo de um líder podemos citar o administrador que tem o compromisso com a ética,porque impõe deveres e responsabilidades indelegáveis,e para isso ele segue normas co Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) onde sua finalidade é ampliar a capacidade de pensar do administrador.Este código estabelece alguns deveres como: manter sigilo sobre tudo o que souber em função de sua atividade profissional,esclarecer o cliente sobre a função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente,manifestar em tempo hábil e por escrito a existência de seu impedimento ou incompatibilidade para o exercício da profissão, formulando em caso de dúvida, consulta ao CRA no qual está registrado.Assim como o administrador tem deveres também há situações a serem vedadas: anunciar-se com excesso de qualificativos,permitir a utilização de seu nome e de seu registro por qualquer instituição pública ou privada onde não exerça pessoal ou efetivamente função inerente à profissão,contribuir para a realização de ato contrário à lei ou destinado a fraudá-la.

A ética profissional no filme Amor sem Escalas

George Clooney disse que sim no filme. “Amor sem escalas” conta a história de um executivo que não sai do avião, ganhando um bom salário e acumulando milhares de milhas fazendo um trabalho sujo e antipático. É contratado por diretores de empresas que estão realizando demissões em massa para dar a triste notícia aos ex-empregados. E, de quebra, tentar convencê-los de que perder o emprego pode ter um lado positivo.

Ao longo do filme, a frase “sua fidelidade é valorizada por nós” aparece em painéis, letreiros, cartazes, fazendo-nos refletir sobre o tema. Numa das cenas mais divertidas do filme, Clooney compara seus cartões e pontos de milhagem com uma amiga e disputa com ela quem tem mais créditos. Declara não saber muito bem o que fazer com as milhas. Acostumou-se a viajar, a acumulá-las, mas não tem tempo para usá-las. Não deixa de ser irônico o fato de que ele, que valoriza tanto a fidelidade, exerça a função de demitir funcionários fiéis.

O faz pensar sobre a fidelidade corporativa. Aquele vínculo que nos oferecem em prol de um benefício futuro que pode chegar um dia, quando chegar.

Existem muitos programas de fidelidade. Acontece de pessoas se esmurrarem em função de uma caneta e outras felizes por trocarem cupons por uma sobremesa. Prazeres efêmeros, porém eficazes.

Tem pessoas que acumulam pontos durante anos e, ao final da jornada, terem que escolher entre um jantar ou uma sacola térmica. Fora os presentes de aniversário que insistem em nos oferecer, assumindo a conta de um jantar para o aniversariante (apenas), mas não para o acompanhante. Cadê a visão integrada do cliente?

Enfim, fidelidade parece um conceito divino no qual você acredita mesmo não vendo, gosta mesmo não degustando e espera que um dia possa usufruir, caso se comporte adequadamente. Não acontece fidelidade ligada a atendimento. A comunicação de um novo lançamento ou a queima de estoques sendo comunicada de forma prévia aos clientes mais fiéis. Um dia de portas fechadas aos clientes mais antigos. Não há isso. O que sempre acontece são as promoções aos novos clientes. Estes são bem-vindos e terão a fidelidade estimulada.

Em Marketing, há dois conceitos pouco explorados nas ações de Fidelidade. São eles: Reconhecimento e Recompensa.

O primeiro te manda um convite para um jantar, por ocasião de seu aniversário. É o reconhecimento de uma relação comercial fiel e durável. Não pede nada em troca, pois já conquistou boa parte da sua carteira.

O segundo te manda um bônus de desconto na próxima compra. Você só usufrui do presente se reagir à oferta. Normalmente usado anteriormente ao Reconhecimento, a ação de Recompensa atinge um público maior e menos segmentado.

Ambos objetivam a fidelidade dos clientes, mas poucos conseguem a relevância e a pertinência esperadas a um vínculo comercial de anos. Já percebeu como o vale pizza, o jantar com vinho e a caneta diferenciada são oferecidos a todos os clientes? Inclusive, a você que está fora do peso ou não bebe álcool?

Por isso, a intimidade comercial capaz de gerar fidelidade é aquela que troca informações, além de moedas. Amor sem escalas existem, mas são cansativos, além de não garantirem um destino de satisfação. Melhor seria se pontuado por pequenos pit stops capazes de aprofundar a relação e a fidelidade em bases concretas.

Porém, se faz necessário que os valores éticos e morais sejam impregnados na essência humana do cidadão brasileiro, e que as decisões, em qualquer instância, sejam de bom-censo sem ferir o outro ou a coletividade.

A moral e a virtude compondo uma relação com o cotidiano humano versando sobre a presença do fundamento ético e seus valores no meio social comum, empresarial e profissional.

Sinopce do filme Amor sem Escalas

O filme “Amor Sem Escalas”, EUA, 2009, estrelado por George Clonney, Vera Farmiga, Anna Kendrick, Jason Bateman, dirigido por Jason Reitman tem como contexto a crise econômica vivida pela humanidade em 2008 que afetou empresas e organismos econômicos nos EUA que buscaram adequação com maior brevidade possível, a fim de reencontrar o equilíbrio de suas finanças.

Ryan Bighan é um homem de meia idade, solteiro bem sucedido, um executivo que desempenha o papel de demitir pessoas e tentar convencê-los de que perder o emprego é o começo de uma nova vida, tal função exercida por ele demonstra ser uma pessoa fria, calculista, sem nenhum tipo de sentimento. Por estar sempre viajando Ryan não tem uma vida social e nem convívio com seus familiares. Ryan tem duas irmãs Kara e Julie, Kara é casada e esta enfrentando um divorcio, Julie está noiva Jhin.

Ryan trabalha na empresa Caver Transition Counselin (CTC) é uma empresa especializada em desligamento de funcionários, ele que faz as entrevistas viaja por todo o mundo indo de empresa a empresa para fazer os desligamentos de funcionários, para isso Ryan viaja em media 270 dias no ano. Em uma dessas viagens Ryan conhece Alex que também passa a maior parte do seu tempo em viagens de trabalho, eles se conhece em um bar, depois de um tempo conversando descobrem que os dois tem muita coisa em comum além das viagens de trabalho.

Ryan volta para a cidade onde reside e vai ate a empresa onde trabalha para uma reunião, a reunião é sobre a integração de um novo método de desligamento por vídeo conferencia, quem desenvolveu o projeto é a recém formada Natalie Keener também funcionária da empresa (CTC). Com o novo método a empresa reduzirá ate 85% dos gastos com viagens e hospedagem dos funcionários que viaja para fazer os desligamentos. Ryan não aceita o novo método que esta para ser implantado pois ele gosta de seu trabalho, da vida agitada e das viagens, Craing é seu chefe e vai falar com ele sobre o novo método ele percebe que Ryan não gosta do novo método e da mais um tempo para ele se adaptar, Craing o pede para treinar Natalie, para que ela aprenda como são feitas as entrevistas de desligamento, ele aceita e os dois embarca para as cidades de destino.

Natalie e Ryan vão para a primeira empresa para fazer alguns desligamentos, Natalie fica responsável por entregar os manuais de estratégias nele é incluso alguns benefícios para que os ex- colaboradores fiquem assegurados ate conseguirem outro emprego. Na primeira entrevista de desligamento que Natalie acompanha tudo acaba bem.

Eles partem para outra cidade para mais alguns desligamentos, Natalie pede para fazer seu primeiro desligamento e Ryan permite, Natalie demite a Senhora Barnes, a Senhora Barnes é bem logica e direta e fala para Natalie que próximo a sua casa tem uma ponte e ela ira se suicidar já que sua vida não tem mais sentido sem aquele emprego. Natalie fica chocada e para com as demissões, Ryan tenta acalmar Natalie e fala para ela que todos fazem isso sempre que isso é normal, ela se acalma e eles partem para outras cidades para mais demissões.

Ao chegar em Miami Ryan vai a uma empresa dar uma palestra que defende a tese de que relacionamentos são pesados demais para carrega-los em nossas vidas, após a palestra ele e Natalie volta para o hotel aonde estão hospedados, Natalie começa a chorar e conta a Ryan que seu noivo terminou com ela por uma mensagem de celular, nisso Alex está passando e as duas se conhece, os três vão tomar uma bebida e a noite eles vão ha uma festa lá todos se divertem e Natalie fica mais animada. Pela manhã Alex segue viagem para outra cidade e Ryan e Natalie vão para Detrod para mais alguns desligamento, quando chegam na empresa eles falam por vídeo conferencia com Craig que pede para Natalie fazer as demissões por vídeo conferência e comunica que o novo projeto obteve ótimos resultados e por isso o programa será implantado. Natalie faz as demissões por vídeo conferência e tudo corre bem. Ryan recebe uma ligação de Craig e ele os pede para que voltem.

Natalie embarca sozinha, enquanto Ryan vai atrás de Alex para convida-la para ser seu par no casamento de sua irmã, Alex aceita, Julie se casa e o fim de semana é perfeito para todos, após o casamento Alex volta para sua cidade, e Ryan volta para casa.

Na empresa o projeto é implantado e Natalie fica feliz, inicia-se a fase de testes.

Ryan sente saudade de Alex e percebe o quando ela é importante para ele, ele vai visita-la e ao chegar na casa de Alex ele descobre que ela é casa e tem dois filhos ele fica arrasado e volta para sua cidade, na viagem de volta Alex liga para ele e fala que aquela é a vida real que ela tem que ele é só um passatempo em sua vida.

No dia seguinte ao retornar a empresa Ryan descobre que a Senhora Barnes que Natalie havia demitido tinha se suicidado, e por esse motivo Natalie fica chocada e se demite por meio de uma mensagem de celular, Ryan fica triste e fala para Craig que vai ligar para Natalie, Craig pede para Ryan voltar a fazer os desligamentos como ele já os fazia e para com o projeto. Ryan aceita e volta a sua vida normal de viagens.

Falta de ética no filme.

FALTA DE ÉTICA NO FILME.

Ryan demite funcionários usando de artimanhas nos argumentos

Alex trai seu marido com Ryan

Natalie ter se demitido por uma mensagem de celular.

Ryan, Alex e Natalie vão a uma festa sem serem convidados.

Alex não ter contado sobre sua verdadeira família a Ryan

Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração

1- Alex tem uma atitude que envolve ética pessoal, no momento em que conhece Ryan no saguão do hotel, começam a conversar e depois de algum tempo os dois seguem para o quarto de Ryan e ali se envolvem. Para uma mulher casada com filhos, em uma viajem de trabalho, começa um romance com alguém que acabou de conhecer, isso fere os princípios éticos de uma pessoa. Onde a traição envolve esses princípios que abala as estruturas da base da confiança entre duas pessoas ética e moral. Como agir numa situação dessa; depende é claro dos princípios de cada pessoa, dos valores morais em que ela acredita.

2- Ryan, Alex e Natalie, foram a uma festa e entraram como penetras nessa festa. Sendo que essa festa era apenas para pessoas convidadas.

Na entrada da festa ficava sobre uma mesa os crachás de identificação com os nomes dos convidados. E os mesmos pegaram três crachás e entraram na festa como se fossem convidados.

Os três faltaram com ética em seus comportamentos e ao mesmo tempo com falta de educação.

Se divertiram como nunca; dançaram, beberam, como se fossem convidados da festa.

Se eles tivessem colocado a ética em seu comportamento, antes de agir na impulsividade, não teriam tomado esse tipo de atitude impensada.

3- Em uma das cenas do filme, onde aparece o ator George Clooney, interpretando Ryan Bingham, tem como seu maior hobby viajar. Trabalhando em um escritório terceirizado que auxilia chefes de outras empresas em crise a demitir seus funcionários. São conhecidos como Alerta. Esses representantes são treinados para amenizar os efeitos que o estress de uma demissão pode causar a uma pessoa.

Onde Ryan senta em frente do funcionário Estive o qual trabalha na empresa a mais de sete anos e Ryan diz a ele que a partir daquele momento o mesmo está despedido e tem um pacote na sua frente, onde ali está tudo do que ele precisa saber e que mostra um novo começo para a sua vida. Estive não sabe o porque está sendo despedido, e naquele momento pega o pacote e pergunta; quando ele pode procurar Ryan e o mesmo diz para não se preocupar que eles entrarão em contato.

Ryan está mentindo, sendo que nunca mais irá encontrá-lo. Uma pessoa que ele acabou de despedir, alguém que ele nunca teve nenhum tipo de contato, nenhum riso de uma piada, nenhum esbarrão no corredor da empresa. Uma atitude sem ética. No ato da despedida do funcionário, usou de artimanhas nos seus argumentos, sendo que poderia ter usado de sinceridade, ter sido objetivo e direto, ao invés de tentar convencê-lo de que perder o emprego pode ter um lado positivo.

4- Ryan Bingham e Natalie Keener estão em uma empresa onde farão a demissão de um grupo de 30 pessoas e, entre essas está a Senhora Kerin Barnes. A chamam na sala e a mesma pergunta: eu vou ser despedida? – Não precisa de flores, eu entendo muito bem!

Natalie explica que há um programa de empregabilidade, há seguro desemprego, não precisa se preocupar por um bom tempo.

Senhora Barner diz que sabe como resolver tudo isso; tem uma ponte bem linda perto de sua casa e, vai pular dessa ponte.

Natalie sai da sala correndo e chorando, e acredita que ela irá realmente fazer o que disse, porque ela falou com tanta convicção. Ryan tenta acalmá-la dizendo para ela não se preocupar porque eles sempre dizem isso e outras coisas mais, foram pegos de surpresa e, nessa hora não sabem como reagir e falam o que vem em suas mentes, estão num momento de fragilidade que os deixam a deriva e acabam tento esses tipos de reações.

Depois de algum tempo Natalie recebe a notícia que a senhora Barnes suicidou-se e, esse acontecimento afetou os seus princípios éticos e Natalie não viu outra saída a não ser pedir demissão do seu emprego, mas fez o pedido por torpedo.

5- Natalie, está chorando porque seu namorado terminou com ela. E segue dizendo que ela achava que para ser totalmente feliz com a sua carreira, ela teria que encontrar alguém que a amasse mais o seu cachorro labrador e depois ela. Um homem que use terno, de porte físico, pós-graduado, que se exercita aos finais de semana e, com um sorriso lindo.

Natalie pergunta a Alex que tipo de homem ela gosta; Alex diz que quando chega aos 34 anos, reza baixinho para que encontre um homem mais alto do que ela, reza para que encontre um homem que queira casar, que ganhe mais do que ela, goste de crianças, que queira ter filhos e tenha disposição para brincar com elas. E que esse homem além de ter um sorriso lindo, seja uma boa companhia.

Alex, não tem consciência ética em falar do tipo de homem que pretende encontrar, sendo que a mesma já tem marido e filhos e, está se comportando como se fosse uma mulher solteira, sem compromisso algum. Deixando Ryan pensar que é uma mulher livre como ele e, ambos podem viver um “Amor sem Escalas”.

Alex, deveria ter aproveitado o momento para contar a Ryan que é uma mulher comprometida e que tem família. Não deixando Ryan se envolver por ela e as outras pessoas a sua volta pensando que ela é uma pessoa, sendo que ela é outra totalmente diferente. Isso fere os princípios éticos e moral.

CONCLUSÃO

Através do filme “Amor sem escalas”, aprendemos estar dispostos a novos processos de aprendizagem, onde tenhamos abertura para aprender com colegas conteúdos benéficos para o nosso crescimento e para nossa carreira profissional .

A falta de ética leva-nos a ter atitudes erradas, que por sua vez nos tem conseqüências, nos leva a questionar sobre o comportamento das pessoas no seu cotidiano, e auxilia a uma melhor conscientização ética.

Durante o filme pode-se observar que a relação humana está presente o tempo todo, fala-se de comportamento ético, consciência ética, envolvendo conflitos de relacionamentos com atitudes não éticas.

Os atores mostram que estão interagindo com pessoas, e pessoas merecem respeito, educação. Onde se deve desenvolver continuamente a consciência ética por meio da educação. Ao mesmo tempo a profissão obrigava-os a deixar a consciência ética de lado e, deixar o lado prático agir por eles.

No filme mostra que tem patrões que não tem ética de comportamento ao ponto de contratar empresas terceirizadas para fazerem o seu papel, onde essa atitude mostra que há empresários que não tem integridade e ética nas suas atitudes. Deixa de encarar o funcionário como intelecto ou com racionalidade, não presta atenção em suas motivações e anseios. O trabalho denota inteligência, esforço, realizar, realizando-se. A liberdade é o espaço de nossas escolhas e decisões. Por isso, ela deverá pautar-se em princípios éticos. Desenvolver continuamente a consciência ética por meio de educação.

“Recordemos a frase de Gandhi: uma cultura do ‘eu sem o nós’; do ‘nós sem o eu’. Precisamos da síntese que permita a convivência do ‘eu com o nós’”.

Referências bibliográficas

Disponível em - http://www.eticaempresarial.com.br/ acesso em 09/05/2013

Disponível em - http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_5350/artigo_ – acesso em 09/05/2013

Disponível em - http://www.alumniespm.com.br/impressao/alguem-ja-viveu-um-amor-sem-escalas/ acesso em 09/05/2013

...

Baixar como  txt (38.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »