TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Profissional no filme “Amor sem escalas”

Tese: A Ética Profissional no filme “Amor sem escalas”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Tese  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução:

Ética profissional é um tema muito complexo, mas vem se tornando, ao longo das décadas, um assunto cada vez mais presente no meio corporativo.

Devido à crescente valorização do grau de reputação das empresas no mercado de trabalho, a ética se revela como fator primordial quando se fala em negócios.

Falar de ética no Brasil, que nunca priorizou esta questão é muito complicado, pois se trata de um país onde comportamentos antiéticos são comuns em empresas, governos e entidades. Por outro lado, sabe-se que ter a ética como princípio fundamental dentro das corporações é um trabalho árduo, mas importante e decisivo para o crescimento no mundo dos negócios.

As empresas precisam estar atualizadas na questão da ética empresarial. Aquelas que ignoram tal prática cometem um grande erro. Infelizmente ainda é possível encontrar, mesmo pleno século 21, líderes empresariais sabidamente despreocupados com a questão da ética e chefes que decidem conforme seus interesses, deixando os interesses da empresa e do cliente em segundo plano. É visível a falta de interesse pela busca de uma conscientização voltada para a ética.

De nada adianta a empresa ter um produto de qualidade e não possuir conduta ética para um relacionamento transparente com o cliente e o mercado. O futuro dos negócios está diretamente ligado à ética vivenciada pelas empresas.

Para que não haja imperfeições no seu cumprimento, e a fim de evitar que a credibilidade da empresa seja posta em risco, é preciso possuir um instrumento divulgador da boa conduta ética, que seja simples e de fácil compreensão por todos os colaboradores da organização. Mas apenas possuir um código de ética não é o bastante para obter bons resultados. É preciso buscar meios de interação entre os colaboradores, fazendo com que, regularmente, eles tenham palestras audiovisuais de contexto fácil e aplicável ao seu cotidiano; é preciso manter informações importantes em lugares estratégicos; disponibilizar caixas de sugestões e buscar o aperfeiçoamento contínuo do pessoal, por meio de cursos de especialização.

Milhões de empresas estão investindo em sustentabilidade e preservação do meio ambiente, além de buscar a melhoria da qualidade de seus produtos. Porém, ainda é pequena a preocupação com aumento dos recursos direcionados ao segmento mais importante, que são os colaboradores. São eles que representam a empresa e atuam diretamente nas vendas e no atendimento aos clientes. Investir nos colaboradores faz com que a empresa tenha resultados melhores.

A concepção pessoal de cada colaborador pode variar conforme a formação, a cultura, o caráter e as vivências individuais. Atitudes impensadas podem gerar grandes prejuízos e destruir a reputação da empresa ou a carreira do empregado. Portanto, é recomendável que o colaborador tenha ciência da conduta ética da empresa desde a sua admissão.

A Ética Profissional no filme “Amor sem escalas”

No filme Amor sem escalas o personagem Ryan se mostra confortável no papel que desempenha dentro de sua empresa, embora para muitos este não seja o emprego dos sonhos, Ryan adora sua função e a exerce com muita eficiência, possui uma postura profissional e objetiva diante de cada demissão, agindo de maneira estratégica e personalizada. Ryan é considerado pela empresa como um dos melhores funcionários, até a chegada de Natalie que propõe uma mudança inovadora e lucrativa para a organização, pois segundo ela, demitir através de videoconferência cortaria gasto, já que a economia dos EUA passa por uma crise e elevaria o nível da empresa no mundo globalizado.

Durante o filme aparecem questões que mexem com o telespectador no que diz respeito à ética profissional, pois para isso o indivíduo tem que seguir princípios determinados também pela sociedade, além dos que são feitos pelos que representam a empresa. Algumas situações-chave que envolve questões éticas foram, por exemplo, o fato de Ryan demitir pessoas sem ter o mínimo de ligação com a empresa em que estes futuros desempregados trabalhavam e os mesmos não obterem uma explicação no mínimo plausível para aquele determinante, deixando uma sensação de injustiça e descomprometimento com aqueles que dedicaram anos de suas vidas trabalhando na empresa.

A situação piora quando existe a possibilidade de a demissão ser feita através de videoconferência, tornando ainda mais visível a falta de preocupação com o relacionamento entre empresa e empregador. Além disso, segundo o próprio Ryan esse tipo de tarefa feito desta forma pode gerar para a empresa inúmeros processos jurídicos, ou seja, o que a empresa economiza em custos com viagens poderá gastar, bem mais, em problemas de ordem trabalhista.

O filme nos faz refletir sobre a importância da comunicação dentro das empresas, o momento da demissão é muito delicado e requer um processo de comunicação adequado e planejado, pois não se tem ideia de como será a reação das pessoas diante deste tipo de situação. Cada pessoa reage de maneira diferente, todos possuem uma visão e cultura diferenciada. A comunicação deve ser clara, franca e com muito respeito à realidade de cada um; não há um modelo pronto de demissão, mas uma postura ética que deve considerar cada pessoa de forma distinta. O funcionário que é demitido precisa entender de fato aquilo que é dito e receber da empresa um agradecimento pelos serviços que prestou.

SINOPSE

Ryan Bingham (George Clooney) é um consultor que tem por função demitir pessoas pelo país. Ele consegue exercer sua função com bastante habilidade e é considerado pela empresa um dos melhores funcionários. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria. Ryan passa seu tempo em quartos de hotéis e cabines de vôos, tem um envolvimento com Alex (Vera Farmiga), mas sem compromisso. Até que seu chefe contrata Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implementado, ameaça o estilo de vida a que Ryan está acostumado. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Natalie para mostrar a realidade de seu trabalho. Os dois passam por experiências positivas e negativas, mudando sua visão, seus conceitos e filosofias.

As cinco questões que envolvem ética no filme

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com