TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE COMPARATIVA ENTRE OS TIPOS DA PAVIMENTAÇÃO

Por:   •  2/11/2018  •  Artigo  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FUMEC[pic 1]

FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA – FEA

Adriana Luiza Nigri Ribeiro

Bernardo Salviano da Fonseca Rezende

Laise de Oliveira Lima

Paula Novais Peixoto

Sara Govêa Torrent Silveira

ANALISE COMPARATIVA ENTRE OS TIPOS DA PAVIMENTAÇÃO

Belo Horizonte

Outubro / 2015

ANALISE COMPARATIVA ENTRE OS TIPOS DA PAVIMENTAÇÃO

Adriana RIBEIRO¹, Bernardo REZENDE², Paula PEIXOTO³, Laise LIMA4, Sara SILVEIRA5

  1. RESUMO

Após a realização de estudos, este artigo aponta as duas técnicas de pavimentação, rígida e flexível, com o intuito de mostrar como são suas estruturas, dimensões, elaborações, manutenções e custos das mesmas, de modo que se elaborou uma tabela comparativa identificando vantagens e desvantagens de cada tipo de pavimentação.

Como conclusão, é mostrado o que cada tipo de pavimento envolve desde custo inicial e os custos de intervenções e suas técnicas, porem as vantagens a longo prazo e o desenvolvimento da pavimentação mundial, apontam a pavimentação rígida como a melhor alternativa levando em consideração a segurança, durabilidade e custo final.

  1. INTRODUÇÃO

Jaboticatubas atualmente tem uma fragilidade na mobilidade urbana, possui várias vias não pavimentadas e um exemplo disto ocorre na ligação do distrito São José de Almeida à sede do município. Devido a esta ausência de pavimentação os Jaboticatubenses passam por transtornos como a falta de drenagem urbana, de sinalização e a dificuldade na locomoção ocasionando o impedimento do desenvolvimento do município.

A deficiência de pavimentações em áreas urbanas é um problema enfrentado por várias cidades brasileiras, desde vias principais de cidades de grande porte, até vias de circulação de distritos.

Estudo realizados pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) revela que somente 12% das estradas brasileiras são pavimentadas, e que 62,1% dos trechos pesquisados apresentam algum tipo de problema, porém as questões financeiras dos pequenos municípios estão agravando estes problemas.

Devido aos poucos recursos disponibilizados pelo governo para implantação e manutenção de vias, ainda não foi realizada a pavimentação de alguns trechos em Jaboticatubas, o que torna a pavimentação viária em concreto uma possível solução para esta fragilidade devido aos custos e técnicas diferenciadas que serão aplicadas.

O objetivo deste artigo é a realização de um estudo das técnicas utilizadas na pavimentação, criando assim um comparativo entre os tipos visando apontar a utilização do concreto a melhor alternativa para a solução da mobilidade urbana.  

Segundo o Banco Mundial, um dólar investido em uma via de pavimento de concreto corresponde a uma economia de três dólares em custo operacional, este dado foi o que motivou os autores a realizar a criação deste artigo.

A metodologia de estudo a ser utilizada para a elaboração deste artigo serão pesquisas em livros técnicos e artigos que abordam a pavimentação. Primeiramente iremos expor os tipos de pavimentação, as técnicas utilizadas para a realização, os custos e benefícios e um comparativo entre os tipos.

  1. PAVIMENTAÇÃO

Pavimento é a estrutura de diversas camadas construída sobre a superfície da terraplenagem e possui como finalidade econômica e técnica resistir e distribuir esforços verticais provocados pelo tráfego de veículos, proporcionar aos usuários melhoria nas condições de rolamento quanto ao conforto e segurança e resistir aos esforços horizontais (desgaste) dando uma vida útil maior a superfície de rolamento. (Senço, 1980)

  1. Tipos de Pavimentação

Podemos classificar os pavimentos basicamente em dois tipos: pavimentos rígidos e pavimentos flexíveis. Os pavimentos rígidos são aqueles pouco deformáveis e são constituídos principalmente por concreto de cimento. Os pavimentos flexíveis são aqueles que que sofrem deformações, porém essas deformações até certo limite não levam ao seu rompimento e revestidos com material asfáltico ou betuminoso.  (Senço, 1980)

  1. Pavimentação Flexível

De acordo com o Manual do DNIT de 2006, a pavimentação flexível é aquela em que todas as camadas sofrem deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e, portanto, a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas.

A pavimentação flexível é composta pelas camadas: revestimento, base, sub-base, reforço do subleito e subleito como é apresentado na ilustração a seguir feita pela IBRACON em 2008.

Ilustração 01 – Camadas de um pavimento

[pic 2]

Fonte: IBRACON, 2008

Com base nos dados fornecidos no livro de pavimentação do autor Senço de 1997, as camadas do pavimento bases e sub-bases podem ser formadas por alguns materiais como solo estabilizado, solo-brita, brita graduada e solo estabilizado quimicamente com ligante hidráulico ou asfáltico. Sua função é a distribuição de cargas oriundas das camadas superiores.

O revestimento a ser utilizado na pavimentação flexível podem ser dois tipos: betuminoso (por penetração ou mistura) e calçamentos (alvenaria poliédrica e paralelepípedos), porém o revestimento por calçamento tem sido pouco utilizado devido ao crescimento das vias urbanas e de maneira geral a sua implantação se restringe a pequenos trechos, como pátios de estacionamentos. (DNIT,2006)

No método por penetração do revestimento betuminoso é empregado nas seguintes formas:

  • Invertida: simples (capa selante), duplo ou triplo;
  • Direta: macadame betuminoso.

Já na utilização do método através de uma mistura, o agregado é pré-envolvido com o material betuminoso, antes da compressão. E pode ser classificado nos seguintes tipos: pré-misturado, areia-asfalto a frio, pré-misturado a quente, areia-asfalto a quente, Concreto asfáltico (CA ou CBUQ) e Misturas Asfálticas Especiais. (DNIT,2006)

Através do processo executivo do pavimento de concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ), é realizado as seguintes etapas: imprimação, pintura de ligação, lançamento do CBUQ, compressão e compactação do CBUQ. (Bernucci, Liedi Bariani)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (372.9 Kb)   docx (107.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com