TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET) EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÕES

Por:   •  24/6/2016  •  Resenha  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 4

Artigo Analisado: “ANALISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET) EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÕES. (Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Florianópolis, SC, Brasil, v. 6, n. 11, p. 37-58, 2014. 22 Páginas.), de Moacir Francisco Deimling doutor em Engenharia de Produção, Professor Assistente no curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil; E de Daniela Pesamosca executiva em empresa privada, especialista em Produção e Logística/UNOCHAPECÓ. Brasil. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/download/2207/pdf_27

Realidade Ergonômica                                                                                   Daniel Marques Jacintho

                                                                                                                              Acadêmico de Engenharia de Produção (UNIPAMPA).

O artigo traz-nos um estudo que busca realizar uma análise ergonômica do trabalho em uma empresa de confecções, utiliza coleta de dados, pesquisa documental, entrevista e observação participante.

Mostra-se uma abordagem proposta pelos autores, sendo esta válida, identificando principais problemas envolvidos com a atividade do posto de trabalho. Partes dos resultados deste estudo nos dá uma avaliação da operação e maneiras de reduzir as situações que exponham o trabalhador a riscos ergonômicos.

O estudo começa comentando sobre a pressão em empresas devido à alta concorrência, esta pressão acaba cobrando um maior esforço do trabalhador, como consequência do maior esforço obtém-se relatos de lesões causadas por operações repetitivas, levando as empresas a buscar e utilizar métodos que adequem o colaborador em seu posto de trabalho, de maneira a melhorar sua produtividade sem prejudicar a saúde do operário.

Buscou aplicar uma (AET) no posto de trabalho de uma fábrica de confecções, localizada no Oeste de Santa Catarina, seguindo o modelo proposto por Guérin et al. (2001). É de grande importância reconhecer que as empresas estão investindo em ergonomia, por diversas razões além do projeto de retorno sobre o investimento. Mostrando o quanto é necessário uma análise mais aprofundada do trabalho humano nessa disputa por produtividade no mercado industrial, este que vem cobrando do trabalhador cada vez mais uma alta produção, deve-se então lhe dar condições, fornecer um ambiente de trabalho seguro e regulamentado.

A análise refere-se à costura do fechamento de lateral de camisas em uma fábrica de confecções, a partir de então realizaram diversos relatórios de problemas de saúde causados pelo trabalho. O detalhamento das atividades foi realizado através de observação direta no local de trabalho escolhido. O artigo realiza uma ampla avaliação de todo o processo da produção, descreve o fluxo de produção, mostra à maneira como é realizada a atividade de fechamento da lateral da camisa, o layout do posto de trabalho representado em figuras, orientações da empresa que o funcionário deve realizar para realizar a operação e nos trás também uma gama de imagens registradas representando a sequencia de movimentações do funcionário. Utilizando dessa avaliação é possível perceber inúmeras posições que prejudicam a saúde do trabalhador. São relatadas alternativas para melhoria e para a minimização dos impactos sobre os trabalhadores deste posto de trabalho. Uma das propostas sugere que a empresa realize uma adaptação à máquina, para que então o operador não tenha que se deslocar tanto para frente, outra proposta é a implementar intervalos para minimizar os efeitos do trabalho repetitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com