TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET)

Por:   •  4/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.548 Palavras (15 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ERGONOMIA – PROFº DR. EVERTON LUIZ DE MELO

BRYAN LUIS OLIVEIRA DE MATTOS

MATEUS SARTORI TONON

“ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET)”

PONTA GROSSA

2016

“ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET)”

Projeto apresentado ao curso de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná como requisito para a conclusão da disciplina de Ergonomia.

PONTA GROSSA

2016

Sumário

Introdução        4

Objetivos        4

Desenvolvimento        5

Fundamentação teórica        6

Diagnóstico        9

Recomendações        14

Conclusão        15

Referências        15

ANEXO 1 – QUESTIONÁRIOS REALIZADOS        16

ANEXO 2 – IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS        21

ANEXO 3 – DADOS DA INSTITUIÇÃO        22

Introdução

De acordo com a associação brasileira de ergonomia (ABERGO), entende-se por ergonomia o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, objetivando intervenções e projetos que visem melhorar, de forma integrada e não dissociada, a segurança, o conforto, o bem-estar e a eficácia das atividades humanas.

Já a International Ergonomics Association define a ergonomia como sendo a disciplina científica que estuda as interações entre os seres humanos e outros elementos do sistema, e a profissão que aplica teorias, princípios, dados e métodos, a projetos que visem otimizar o bem estar humano e do desempenho global dos sistemas.

Existem diversas outras definições que ressaltam a essência da ergonomia e de maneira geral mostram inter – relações entre o homem, a máquina e o ambiente.

Se tratando de domínios especializados, podemos falar sobre a ergonomia física, a ergonomia cognitiva e a ergonomia organizacional. A ergonomia física é responsável pelo estudo da anatomia humana, da antropometria, fisiologia e a biomecânica relacionadas com as atividades. A ergonomia cognitiva estuda a memória, a percepção, a resposta motora e o raciocínio. E por fim, a ergonomia organizacional é responsável pelo estudo da otimização dos sistemas envolvendo as estruturas, os processos e as políticas.

Objetivos

Com base no contexto apresentado sobre ergonomia, o trabalho de análise ergonômica de um posto do trabalho será realizado a respeito das atividades e condições que as mulheres que prestam serviço de limpeza na UTFPR/PG estão submetidas em seu trabalho, onde, é um trabalho que exige resistência física por conta do esforço que é exigido durante as oito horas diário de serviço, pois não basta apenas ter preparo físico para realizar o trabalho, mas também psicológico, que entra a parte da ergonomia cognitiva já apresenta anteriormente na introdução, onde vale salientar que a ergonomia visa a adaptação/adequação do trabalho ao homem, logo a própria instituição, no caso a UTFPR, faz parte da análise a ser estudada, pois será realizado um levantamento para obter informações para saber o quão envolvida a UTFPR está para orientar ou minimizar os riscos que as servidoras estão submetidas em seu local de trabalho para a realização eficiente de seus serviços, que é realizar a limpeza e manter a ordem nas salas de aulas, banheiros, corredores, etc.

 Com isso, tendo em vista os três aspectos da ergonomia (física, cognitiva e organizacional) envolvidas na atividade estudada, será realizado um questionário especifico, no caso o questionário nórdico, onde será realizado com as servidoras individualmente, para levantar informações através dos conceitos teóricos e analisá-los posteriormente. Logo, visando os aspectos que cada servidora “sofre” individualmente desempenhando suas atividades cotidianas, que envolvem conceitos a respeito da ergonomia física, ergonomia cognitiva e ergonomia organizacional, iremos elencar os resultados obtidos através de gráficos demonstrativos, analises especificas do diagrama nórdico e apresentar possíveis recomendações de melhorias para que as funcionárias tenham um maior bem estar e segurança em seu trabalho.

Desenvolvimento

 Foi realizada uma pesquisa quantitativa na UTFPR-PG no dia 07/11/2016. A amostra coletada refere-se à equipe responsável pela limpeza da universidade.

 Em um primeiro momento fizemos contato com a equipe de limpeza, explicando de maneira clara e objetiva o motivo da pesquisa, assim como realizamos a aplicação do questionário relacionado ao desconforto das trabalhadoras em relação ao seu ambiente de trabalho.

A funcionária passa o tempo varrendo as salas de aula, os corredores, os banheiros e as escadas dos prédios, além de passar pano, encerar e retirar os lixos, assim sendo, carregam seus equipamentos de trabalho, os sacos de lixo, por onde estão realizando suas tarefas. O questionário realizado teve como objetivo avaliar, por parte da própria funcionária, as condições de trabalho a que se sujeita. A maior ênfase foi quanto ao cansaço e exaustão ao final do dia devido às exigências da atividade.

De acordo com as funcionárias entrevistadas, quando entra uma nova integrante na equipe, a equipe acaba passando certas orientações que não passam de dicas para as novatas. Elas nos relataram que existem alguns equipamentos pesados que elas têm que manusear e que os produtos químicos possuem um odor desconfortável.

Não obtivemos respostas, mas, realizadas algumas observações, notamos também que as mesmas, não utilizam alguns equipamentos de proteção individual, tais como, luvas e máscaras respiratórias.

Encontramos dificuldade em obter respostas na nossa pesquisa, devido a certa resistência demonstrada pelas entrevistadas, não nos forneceram os documentos pessoais e nem o contato de telefone e poucas funcionárias aceitaram nos dar certas respostas e não autorizaram o registro fotográfico das posturas corporais em atividade.

Fundamentação teórica

A ergonomia tem o interesse no estudo das posturas e os movimentos corporais (sentado, em pé, empurrando, puxando e levantando pesos), fatores ambientais (ruídos, vibrações, iluminação, clima, agentes químicos), informações (informações captadas pela visão, audição e outros sentidos), controles, relações entre mostradores e controles, bem como cargos e tarefas (tarefa adequada, cargos interessantes). A conjugação adequada desse fatores permite projetar ambientes seguros, saudáveis, confortáveis e eficientes, tanto no trabalho quanto na vida cotidiana. (WEERDMEESTER, 2001)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (457.1 Kb)   docx (973.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com