TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA EM DIFERENTES PONTOS DE COLETA

Por:   •  17/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

EDUARDO REIS SILVA (2416)

JÚLIA JENNIFER CASTELAN BARBOSA (2401)

LARISSA DE PAULA BALTAZAR (1364)

MARCILEI GUILHERMINA SIQUEIRA GONÇALVES (2429)

RELATÓRIO: ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA EM DIFERENTES PONTOS DE COLETA

FLORESTAL

2017

EDUARDO REIS SILVA (2416)

JÚLIA JENNIFER CASTELAN BARBOSA (2401)

LARISSA DE PAULA BALTAZAR (1364)

MARCILEI GUILHERMINA SIQUEIRA GONÇALVES (2429)

RELATÓRIO: ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA EM DIFERENTES PONTOS DE COLETA

[pic 3]

FLORESTAL

2017

SUMÁRIO

Resumo        4

Introdução        4

Objetivo        5

Materiais e Métodos        5

Resultados e Discussão        7

Conclusão        8

Referências        8

Anexo        10


RESUMO

        A água é considerada um recurso insubstituível, sendo necessária para sobrevivência de todos os segmentos de vida. Entretanto a má qualidade pode trazer riscos à saúde. Algumas doenças de veiculação hídrica se devem às bactérias do grupo coliforme, podendo ser determinada pela utilização da técnica de número mais provável. As análises foram realizadas três vezes, com um intervalo de uma semana, tendo como objetivo analisar a qualidade da água em diferentes pontos de coleta da Universidade Federal de Viçosa- Campus UFV, Florestal, MG. O processo analisa a presença ou ausência de contaminação por coliformes totais e termotolerantes com o auxílio dos meios de cultura contendo caldo verde brilhante (VB) e caldo Escherichia coli (EC), incubados a 37ºC e 45ºC, respectivamente, durante 48 horas. Verificou-se que não houve formação de gás com turvação em nenhum dos tubos dos três pontos de coletas. Isso denota que a água está apta para o consumo humano, do ponto de vista bacteriológico, atendendo aos padrões de potabilidade da legislação vigente. 165 paginas

Palavras chaves: água, qualidade, coliforme, análise, legislação.

INTRODUÇÃO

        A água é considerada um recurso insubstituível, sendo necessária para a sobrevivência humana e está presente em todos os segmentos de vida (YAMAGUCH et al., 2013) (REIS et al., 2012). Embora seja essencial, a água pode trazer riscos à saúde devido à má qualidade, tornando-se veículo na transmissão de doenças, sobretudo pela ingestão de micro-organismos patogênicos (REIS et al., 2012) (ZULPO et al., 2006). Notadamente, observa-se, em grandes cidades e em zonas litorâneas, o aumento exacerbado da poluição da água. Dentre as principais substâncias contaminantes estão adubos, papel, excrementos, metais pesados e micro-organismos (BRANCO, 2016).

De acordo com a Portaria n° 2914 de 12 de dezembro de 2011 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a água para consumo humano é a água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem. Considerando que a mesma legislação define como água potável a água que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido nesta Portaria e que não ofereça riscos à saúde. Entretanto a maior parte está contaminada e não pode ser ingerida (BRANCO, 2016).

A água pode ser contaminada no ponto de origem (rios, lagos), no ponto de distribuição e principalmente nos reservatórios particulares, sejam eles domiciliares ou empresas. As doenças de veiculação hídrica estão comumente associadas aos grupos de patogênicos que são as bactérias, vírus, protozoários, helmintos e algas (YAMAGUCH et al., 2013). A monitoração da qualidade para consumo humano pode ser realizada por meio de diversas análises, dentre elas as análises das bactérias do grupo coliforme, sobretudo dos gêneros Enterobacter, Citrobacter, Klebisiella e Escherichia, podendo ser classificados como totais ou termotolerantes. Os coliformes são bactérias gram-negativas, não esporuladas e na forma de bastonetes que fermentam a lactose com formação de gás (ZULPO et al., 2006).

Para a determinação de coliformes totais e termotolerantes em água e gelo é utilizada a técnica de número mais provável sendo realizada uma prova presuntiva e se confirmada é realizada a prova confirmativa, tanto para coliformes totais quanto para coliformes termotolerantes. A análise dos resultados é feita a partir da combinação de números correspondentes aos tubos que apresentaram resultado positivo em cada um dos testes confirmativos expressos em NPM/100ml (BRASIL, 2003).

OBJETIVO

        O presente relatório tem como objetivo analisar a qualidade da água em diferentes pontos de coleta da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal, MG. Sendo eles o bebedouro localizado no laboratório de processamento de frutas e hortaliças, o bebedouro localizado no laboratório de processamento de carnes e a água da torneira no laticínio.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

· Água da torneira do setor de laticínios

· Água do bebedouro do setor de Processamento de carnes e derivados

· Água do bebedouro do setor de Processamento de frutas e hortaliças

· Banho Maria

· Bico de Bunsen

· Estufa

· Fósforo

· Frasco de vidro esterilizado com tampa

· Grade

· Pêra

· Pipeta graduada

· Tubos de ensaio contendo 9mL de solução salina peptonada a 0,85%

· Tubos de ensaio contendo 9mL de caldo verde brilhante (VB)

· Tubos de ensaio contendo 9mL de caldo Escherichia coli (EC)

Toda metodologia foi baseada na na Resolução nº 62, de 26 de agosto de 2003 do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com