TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE TENSÕES UTILIZANDO O SOFTWARE AUTODESK INVENTOR PARA APLICAÇÃO EM ENGRENAGEM AUTOMOTIVA COMPOSTA DE POLÍMERO TERMOPLÁSTICO

Por:   •  5/4/2017  •  Monografia  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO DE ENGENHARIA MECÃNICA

ANÁLISE DE TENSÕES UTILIZANDO O SOFTWARE AUTODESK INVENTOR PARA APLICAÇÃO EM ENGRENAGEM AUTOMOTIVA COMPOSTA DE POLÍMERO TERMOPLÁSTICO

São Luís - MA

2013

ANÁLISE DE TENSÕES UTILIZANDO O SOFTWARE AUTODESK INVENTOR PARA APLICAÇÃO EM ENGRENAGEM AUTOMOTIVA COMPOSTA DE POLÍMERO TERMOPLÁSTICO

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da como requisito parcial para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

Orientador (a):

São Luís - MA

2013

ANÁLISE DE TENSÕES UTILIZANDO O SOFTWARE AUTODESK INVENTOR PARA APLICAÇÃO EM ENGRENAGEM AUTOMOTIVA COMPOSTA DE POLÍMERO TERMOPLÁSTICO

__________________________________________________

Aluno

__________________________________________________

Orientadora

_________________________________________________

Coordenador de TCC

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 OBJETIVOS 6

3 JUSTIFICATIVA 7

4 REFERÊNCIAL TEÓRICO 8

5 METODOLOGIA 13

6 CRONOGRAMA 15

7 REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

A substituição de materiais tradicionais por plásticos pela indústria automotiva ao longo dos anos ocorreu de forma gradativa, e nas últimas décadas se intensificou em função dos avanços nas pesquisas comprovarem a eficiência, resistência e menor custo comparado aos metais utilizados usualmente.

Na década de 70 a média de polímeros utilizados por veículos era de 30 quilos, atualmente emprega-se mais de 200 quilos de polímeros por veículos. Essa crescente diversificação é imagem de um mercado mais competitivo onde o custo de fabricação é fator determinante.

Uma aplicação desta substituição de material metálico por polímero é claramente observado nas engrenagens automotivas, onde são aplicadas desde a caixa de câmbio até limpadores de para-brisa. Porém esta aplicação têm se tornado um desafio em função das altas temperaturas e tensões presentes nesses sistemas mecânicos.

A engrenagem automotiva necessita de um material que ofereça excelente resistência mecânica (resistência à tração, módulo de flexão, fluência, dureza, entre outros), coeficiente de expansão térmica, resistência ou desgaste e custo final do produto.

Para a verificação desta dúvida com respeito à capacidade deste material alternativo em relação a sua resistência imposta pelos esforços presentes no sistema, a indústria automotiva utiliza softwares de simulações dinâmicas a fim de analisar a peça e assim obter um diagnóstico sobre suas reais propriedades.

A partir desta análise serão obtidos dados úteis na comparação entre o material alternativo (polímero termoplástico) e o material tradicional afim demonstrar sua real capacidade e que possa ser utilizado futuramente como fonte de pesquisa para a indústria automotiva.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Estudo de tensões utilizando o software Autodesk Inventor para aplicação em engrenagem automotiva composta de polímero termoplástico.

2.2 Objetivos específicos

a) Estudar as etapas de dimensionamento de engrenagem para respectiva utilização na indústria automotiva;

b) Analisar as tensões distribuídas, por meio de software de simulação dinâmica, durante a transmissão de potência para a engrenagem automotiva;

c) Caracterizar o material alternativo em substituição ao tradicional utilizado na engrenagem automotiva;

d) Analisar as tensões distribuídas, por meio de software de simulação dinâmica, durante a transmissão de potência para a engrenagem automotiva composta de material polímero termoplástico;

e) Relacionar a engrenagem automotiva composta por material tradicional e alternativo (polímero termoplástico) identificando pontos fortes e fracos a fim de estabelecer um parâmetro para o melhor material a ser utilizado.

3 JUSTIFICATIVA

Ciclos produtivos anteriores a Crise do Petróleo (1973-1979) apresentavam uma dependência progressiva por materiais tradicionais. A problemática evidenciou que se faz necessário uma modernização das técnicas e o desenvolvimento de materiais alternativos em substituição aos tradicionais.

Desse modo, a comunidade cientifica intensificou as pesquisas na busca de meios que satisfaçam tanto a demanda do exigente mercado quanto as necessidades de propriedades semelhantes ou até melhores.

A indústria automotiva despertou o seu interesse por materiais na fabricação de veículos mais eficientes, seguros, confortáveis e que demandam um custo de fabricação bem menor. Neste cenário está a substituição de peças metálicas por plásticas, inclusive para peças de transmissão de potência e movimento de sistemas mecânicos.

Porém a escolha do material polimérico termoplástico não é tão simples. Pois o material alternativo deve possuir excelentes propriedades de resistência mecânica, térmicas e resistência ao desgaste. Assim, torna-se preponderante empreender estudos cuja finalidade seja consubstanciar trabalhos que busquem aprimorar esta necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com