TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE UM ARTIGO SOBRE ARRANJO FÍSICO POR PRODUTO

Por:   •  31/5/2020  •  Artigo  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE DE UM ARTIGO SOBRE ARRANJO FÍSICO POR PRODUTO E APLICAÇÃO DO MÉTODO EM UM PROCESSO DE PRODUÇÃO

Matheus Guimarães Ferreira

Resumo: Este artigo se trata da análise de um estudo publicado em Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, que aplica métodos de balanceamento de linha e otimização do processo de produção de bombas d’água. O método disponível foi aplicado em outra situação,em uma linha de uma montadora de peças para veículos, para confirmar a aplicabilidade e usabilidade do mesmo. Os estudos voltados para o layout de produção podem gerar redução de custos, já que grande parte do investimento de uma fábrica está em seu processo produtivo.

Introdução

Para atender as expectativas do consumidor e se manter competitiva no mercado, as organizações precisam manter um nível cada vez maior de qualidade e eficiência, buscando reduzir custos e maximizar processos.  A Engenharia de Produção pode ser dividia em 10 áreas, e uma destas é a Engenharia de operações e processos da produção. O desenvolvimento de projetos, operações e melhorias no setor primário da empresa são fatores que contribuem para que a mesma atinja seus objetivos, e o estudo de projetos de layout e instalações de fábricas estão contidos nesta área. ABEPRO, 2008.

O arranjo físico ou layout de produção é a localização e distribuição espacial de máquinas, equipamentos, pessoas e instalações no chão de fábrica. Esta distribuição tem grande impacto no desempenho da indústria. SILVA, 2012. O arranjo pode ser posicional, por processo, celular, ou por produto ou linha. O ultimo citado será tratado neste artigo, e nele os recursos produtivos são alocados de acordo com as necessidades do produto ou serviço a ser produzido. O produto se move em uma linha de produção, e é adequado a operações com fluxos de processamento similares. OLIVEIRA, 2017.

Apresentação do trabalho de referência

O artigo escolhido para análise e reprodução do método utilizado foi publicado no XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) em 2017, com título: SIMULAÇÕES DE ARRANJOS FÍSICOS POR PRODUTO E BALANCEAMENTO DE LINHA DE PRODUÇÃO: O ESTUDO DE UM CASO REAL NO ENSINO PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA. Neste, é apresentado os tipos de arranjo físico utilizados em operações produtivas, e propõe uma solução para um problema real de melhoria de eficiência na produção de bombas d’água.

Análise do trabalho de referência

O artigo de referência inicia definindo os tipos de arranjos físicos, dando ênfase para o arranjo por produto. As vantagens e desvantagens da sua utilização são citadas, e a principal vantagem deste tipo de layout é a produção em massa, com altos níveis de produtividade. Mas o investimento inicial é alto, e manutenções no arranjo podem parar a linha, causando prejuízos. Para analisar a linha de produção de bombas d’água e aperfeiçoar o processo, foi realizado o procedimento para balanceamento da linha de produção, em oito passos:

  1. Os elementos de trabalhos são divididos de forma que possam ser executados independentemente;
  2. Cronoanálise para calcular o tempo padrão de cada atividade;
  3. Definição da sequência de tarefas de acordo com atividades precedentes;
  4. Confeccionar um diagrama de precedências;
  5. Calcular o tempo de ciclo e a quantidade de estações de trabalho;
  6. Atribuir tarefas para cada estação de trabalho, de acordo com as seguintes regras: As tarefas precedentes já devem ter sido alocadas; o tempo de realização da tarefa deve ser menor que o tempo restante na estação; quando há mais de uma tarefa que pode ser alocada, escolher a de maior duração ou a que tiver mais tarefas subsequentes;
  7. Testar se não há outra forma de balanceamento;
  8. Calcular o percentual de ociosidade e eficiência da linha de produção.

Para avaliar o arranjo, foram apresentados indicadores de desempenho da linha, que são o Tempo de ciclo, Capacidade de produção, Nível de produção, Número de estações de trabalho, e Grau de utilização. Estes são calculados através das seguintes equações:

[pic 1]

Todos os procedimentos e cálculos listados foram aplicados ao caso real da produção de bombas d’agua, e o Tempo de ciclo desejável foi de 144s por peça, com 3 estações de trabalho, e grau de utilização de 98,73%, redução de 1,27%, sendo capaz de produzir até 207 peças por dia. Valor maior que a demanda máxima de 200 peças. Tem-se resultados positivos na aplicação da metodologia apresentada, evidenciando que a racionalização do arranjo de produção pode trazer resultados significativos para a empresa.

Desenvolvimento

Para replicar o método utilizado no artigo analisado, será utilizada a linha de montagem de um motor automotivo com 11 operações conforme tabela a seguir. É necessário produzir 180 unidades em cada turno de 450 minutos. O exemplo foi retirado do material da disciplina Administração da Produção da faculdade UNISUAM.

Operação

Tempo Operação

Precedentes

A

1,1

 

B

1,5

A

C

0,3

B,E

D

1,3

 

E

1,7

D

F

0,5

E

G

0,7

 

H

0,2

G

I

0,5

C,F

J

1,1

F,H

K

0,4

I,J

Foi feito o diagrama de precedências para o processo estudado:

[pic 2]

Com o diagrama em mãos, foi calculado o tempo de ciclo e o número de estações de trabalho, e as tarefas foram alocadas de acordo com a tabela a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (48.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com