TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE TÉRMICA

Por:   •  4/4/2016  •  Monografia  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Utilizar a lei de condução térmica para explicar o fenômeno de transferência de energia das partículas mais energéticas para as menos energéticas de uma substancia devido às interações entre partículas. Havendo assim uma difusão de energia molecular, e coeficiente global de transferência de calor, para poder explicar como um trocador de calor do tipo casco e tubos exerce sua função para o resfriamento do fluido utilizado.

TROCADOR DE CALOR.

Trocador de calor é um dispositivo no qual o calor é transferido entre uma substância fria e outra quente, geralmente fluidos.

Existem três tipos básicos de resfriadores: recuperadores, regeneradores, trocadores de calor de contato direto. Trataremos do primeiro caso que enfatizará projetos de envoltório e tubos.

O projeto mais simples deste resfriador consiste em um tubo dentro de outro como mostra a fig.1.

Figura 1 Centro Federal de Educação Técnológica da Bahia” Apostila transferência de calor, edição única.

O tipo mais comum de resfriador e bastante utilizado pelas indústrias, é o arranjo de envoltório de tubos mostrado na fig.2 (a; f). “Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia” Apostila transferência de calor, edição única.

Figura 2(a; f). Principais Tipos e Partes de um trocador Tubular.Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia” Apostila transferência de calor, edição única.

7.2 DEFLETORES

Neste tipo de resfriador, um fluido desloca-se por dentro de tubos, enquanto outro fluido é forçado a deslocar-se por um envoltório mantendo contato com a parte externa dos tubos. Deslocando-se sobre os tubos, obtém-se um coeficiente de transferência de calor mais alto no escoamento cruzado que no escoamento paralelo de tubos. Para obter-se correntes cruzadas no lado do envoltório, são posicionados defletores como mostrado na fig.3 e fig.4.

Figura 3 defletores também conhecidos como chicanas. Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia” Apostila transferência de calor, edição única.

Figura 4(a; b). Centro Federal de Educação Técnológica da Bahia” Apostila transferência de calor, edição única.

Esses defletores garantirão o deslocamento transversal aos tubos em cada seção, escoando para baixo na primeira, para cima na segunda. Três a quatro passagens pelo tubo podem ser obtidas, alterando-se o arranjo do espaço no coletor como visto na fig.4. O tipo mais comum é o defletor de disco e anel mostrado na fig. 5.

Figura 5. Centro Federal de Educação Técnológica da Bahia” Apostila transferência de calor, edição única.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com