TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE LAMA DO BENEFICIAMENTO DE ROCHAS ORNAMENTAIS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Por:   •  9/9/2020  •  Artigo  •  6.521 Palavras (27 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 27

APLICAÇÃO DE LAMA DO BENEFICIAMENTO DE ROCHAS ORNAMENTAIS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Application of mud in the ornamental rock processing in the production of building materials

NASCIMENTO, Halysson Rameson de Paiva

LIXANDRÃO, Thiago

Resumo: Os processos industriais, geram vários tipos de resíduos. A destinação correta de todos esses resíduos sejam eles na coleta, manuseio e descarte adequado são custosos, porém, visam sempre à minimização da degradação ambiental que pode ser provocada.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de rochas ornamentais, sendo o Espírito Santo o estado brasileiro com maior representatividade no setor. Para produzir as chapas de rochas ornamentais, blocos de rocha são serrados, com o trabalho realizado na transformação das rochas em chapas é gerado aproximadamente 25% do bloco em resíduo. Este material gerado tem sido alvo de estudos para a sua reutilização na construção civil há anos pois 1/3 de toda a rocha retirada é resíduo os custos e dificuldades para destinação são grandes. Com as análises deste estudo foi possível identificar algumas possibilidades de aplicações do resíduo em matrizes cerâmicas, betuminosas e cimentícias, buscando melhoria do comportamento mecânico, elevação da durabilidade e redução no uso de agregados ou aglomerantes. Pode-se concluir, portanto, que existem diversas opções fundamentadas para aproveitamento do resíduo proveniente do beneficiamento de rochas ornamentais na produção de materiais da construção civil.

 Palavras-chave: Rochas ornamentais; resíduo do beneficiamento de rochas; desenvolvimento sustentável.

Abstract: Industrial processes generate several types of waste. Proper disposal of all these wastes in collection, handling and proper disposal are costly, but always aim at minimizing the environmental degradation that can be caused.

Brazil is one of the world's largest producers of ornamental stones, with Espírito Santo being the most representative Brazilian state in the sector. To produce ornamental rock sheets, rock blocks are sawn, with the work done in the transformation of the rocks into sheets is generated approximately 25% of the block in residue. This generated material has been the subject of studies for its reuse in the civil construction for years since 1/3 of all the rock removed is waste the costs and difficulties for disposal are great. With the analyzes of this study, it was possible to identify some possibilities of residual applications in ceramic, bituminous and cement matrixes, seeking improvement of mechanical behavior, increase of durability and reduction in the use of aggregates or binders. It can be concluded, therefore, that there are several grounded options for the use of the residue from the processing of ornamental stones in the production of building materials.

 Keywords: Ornamental rocks; waste from the processing of rocks; sustainable development.

  1. INTRODUÇÃO

O setor de rochas ornamentais o Brasil apresentou nos últimos 10 anos um crescimento de 6% a cada ano. Tornando assim o quinto maior produtor do mundo, sendo que a maior concentração de rochas está localizada no estado do Espírito Santo. O início desta atividade é recente e se iniciou por volta de 1940, se industrializou em 1970 em 1990 expandiram-se as exportações. De acordo com as pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS), o Brasil tem em torno de 600 tipos de rochas que são comercializadas tanto internamente no país como exportadas. Sendo assim a capacidade de produção brasileira gira em torno de 50 a 60 milhões m²/ano. O estado de Espirito Santo concentra a maior taxa de exportação, correspondendo a 64,5% do total do país.     Diante dos altos níveis de poluição, a crescente quantidade de produção de resíduos e a elevada utilização de recursos naturais, espera-se que o desenvolvimento de novos materiais e processos construtivos estejam não somente ligados aos aspectos econômicos, mas também aos aspectos sócio ambientais.

Tal desenvolvimento deve-se basear no desenvolvimento sustentável e em modelos cíclicos de produção e consumo, onde os materiais possam voltar para as fases iniciais de produção após o fim de sua vida útil ou, no caso dos resíduos, serem reaproveitados antes do seu descarte. Assim, todos os recursos empregados são otimizados e a geração de resíduos é reduzida a um mínimo reciclável (JOHN e AGOPYAN, 2000). Sendo a construção civil um dos maiores e mais importantes setores industriais do mundo, sua participação no consumo de matérias-primas é elevada, além de gerar quantidades significativas de resíduos. Entretanto, devido à grande variedade de produtos gerados, a construção civil também é uma grande absorvedora dos seus próprios resíduos como também de resíduos de outros setores industriais.

Dentre os resíduos gerados na cadeia produtiva estão àqueles provenientes da produção de rochas ornamentais. Destaque-se aqui, a lama do beneficiamento de rochas ornamentais gerada no processo de corte dos blocos em chapas onde, durante esse processo, 25% a 30% do volume do bloco (FREIRE e MOTA, 1995; GONÇALVES, 2000; GONÇALVES e MOURA, 2002; MOTHÉ FILHO et al., 2005; CAVALCANTI, 2006, BINICI et al., 2007) sofre desgaste, transformando-se em um pó de pedra que, misturado com a água e outros componentes, torna-se uma lama acinzentada, também denominada de lama abrasiva. O Brasil é um dos países que mais se destaca mundialmente na produção e comercialização de rochas ornamentais. De acordo com dados da ABIROCHAS, o país é o sétimo maior exportador mundial de rochas em volume físico, atrás apenas da China, Índia, Turquia, Itália, Irã e Espanha. A extração brasileira de rochas totaliza 5,2 milhões de toneladas/ano, sendo os estados do Espirito Santo, Minas Gerais e Bahia responsáveis por 80% dessa produção. Dentre esses estados destaca-se o Espírito Santo como o principal produtor, com 47% do total brasileiro (ABIROCHAS, 2009). A elevada produção nacional gera, consequentemente, elevadas quantidades de resíduos, estes por sua vez, geram custos e dificuldades para destinação, portanto tem sido alvo de estudos para sua utilização na construção civil há vários anos. A reutilização é a principal alternativa para o desenvolvimento sustentável, proporcionando uma destinação adequada para os resíduos de rochas ornamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.3 Kb)   docx (273.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com