TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM EM MANUTENÇÃO ELETRICA DE FERROVIAS

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.140 Palavras (9 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

  1.    
  2. SENAI / MG - CFP AnG
    SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
  3. APRENDIZAGEM EM MANUTENÇÃO ELETRICA DE FERROVIAS
  4. Ariane Capanema        

Camila Oliveira

Larissa Martins

Victória Kêmila

  1. Instrutor: Davidson Sanches

ELEMENTOS ELÁSTICOS

        

SUMÁRIO

  1. Introdução ----------------------------------------------------------------------- 01

  1. Desenvolvimento --------------------------------------------------------------- 02

        2.1 Molas ------------------------------------------------------------------------ 02

        2.2 Características--------------------------------------------------------------- 02

          2.3 Material de Fabricação ---------------------------------------------------- 03
        2.4 Tipos de Mola -------------------------------------------------------------- 03

        2.4.1 Molas Helicoidais ------------------------------------------------------- 04

        2.4.2 Molas Planas ------------------------------------------------------------- 05

2.5 Aplicação em Ferrovia ---------------------------------------------------- 07

2.6 Anéis ------------------------------------------------------------------------ 10

2.7 Material de Fabricação---------------------------------------------------- 10

2.8 Tipos de anéis --------------------------------------------------------------10

  1. Conclusão ----------------------------------------------------------------------- 13
  1. Referências --------------------------------------------------------------------- 14

1. INTRODUÇÃO

        

Uma máquina é composta por uma série de componentes mais simples que a constituem. Podem ser definidos como elementos de máquinas todas aquelas peças ou componentes mais singelos que, montados corretamente, constituem uma máquina completa e em funcionamento.

Este trabalho tem como objetivo apresentar os elementos elásticos mola e anel, a fim de esclarecer as variáveis que caracterizam ambos. Através de pesquisa bibliográfica visamos mostrar de forma clara e sucinta a função de cada elemento, bem como citar seus variados tipos, aplicações e materiais de fabricação.

2.  DESENVOLVIMENTO

2.1 MOLAS

As molas são elementos de máquinas que tem a função de armazenar energia, assim como absorver ou amortecer choques e vibrações. Possuem também a capacidade de sofrer grandes deformações voltando ao seu estado inicial. Estes elementos flexíveis tem a característica de transmitir potência através de distâncias relativamente grandes, substituindo engrenagens, eixos, mancais ou dispositivos similares de transmissão de potência.

Podem ser classificadas quanto à sua forma e natureza dos esforços que as solicitam. Quanto à forma geométrica, as molas podem ser helicoidais (forma de hélice) ou planas e, quanto ao esforço que suportam, as molas podem ser de tração, de compressão ou de torção.

2.2 CARACTERÍSTICAS

As molas são usadas, principalmente, nos casos de armazenamento de energia, amortecimento de choques, distribuição de cargas, limitação de vazão, preservação de junções ou contatos.

Armazenamento de energia: Nesse caso, as molas são utilizadas para acionar mecanismos de relógios, brinquedos, ou mecanismos de retrocesso das válvulas de descarga e aparelhos de controle.

 Amortecimento de choques: Utilizam-se molas para amortecerem choques em suspensões e para-choques de veículos, em proteções de instrumentos delicados ou sensíveis e, ainda, em acoplamentos elásticos de eixos;

Distribuição de cargas: As molas distribuem cargas em estofamentos de poltronas, colchões, estrados de camas e veículos em que, por meio de molas, a carga pode ser distribuída pelas rodas.

Limitação de esforços: As molas têm esta finalidade para medição de esforços através da relação existente entre esforço e deformação, como nas prensas, por exemplo; e também regulam a vazão em válvulas e registros.

Preservação de junções ou contatos: Nesse caso, a função das molas é a de preservar peças articuladas, alavancas de contato, vedações que estejam em movimento ou sujeitas a desgastes. Ainda, as molas têm a função especial de manter o carvão de um coletor sob pressão.

2.3 MATERIAL DE FABRICAÇÃO

É conveniente que as molas sejam fabricadas de materiais de elevada resistência, já que a energia que elas podem absorver é proporcionais ao quadrado das tensões a que elas podem ser submetidas. Assim sendo, prefere-se adotar materiais de elevado limite de elasticidade e fadiga para evitar deformações permanentes das molas e o perigo de fraturas das molas por fadiga.

Para a fabricação de molas de aço utilizam-se aços especiais para molas cuja resistência e dureza podem consideravelmente ser elevadas por meio de processos especiais. Na fabricação de molas de arame, se as solicitações forem pequenas bastarão arames encruados e, se forem maiores, utilizar-se-ão arames trefilados e patenteados (temperados em banho de chumbo) com limites de elasticidade mais elevados.

2.4 TIPOS DE MOLAS

Os diversos tipos de molas podem ser classificados quanto à sua forma geométrica ou segundo o modo como resistem aos esforços. Quanto à forma geométrica, as molas podem ser helicoidais (forma de hélice) ou planas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com