TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APROVEITAMENTO DE AGUAS PLUVIAIS

Por:   •  23/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS EM MORADIAS POPULARES

.

1 INTRODUÇÃO

Os recursos naturais são usados a muito tempo nos diversos modos de produção sem planejamento e de forma desregrada, consequentemente causou danos ambientais, extinguiu ecossistemas, entre outros problemas ambientais que impactam diretamente a qualidade de vida da população. A água é um recurso natural extremamente essencial à vida, o ser humano, além de necessitar dessa substância para sua própria sobrevivência, tem sido amplamente em todos os segmentos.

Entretanto, em muitas regiões do mundo, a água potável é escassa ou imprópria ao consumo humano devido à contaminação. Os rios e reservatórios devido aos impactos ambientais não conseguem mais suprira a demanda por água nos centros urbanos que acabam optando pela racionalização como alternativa para manter esse líquido tão essencial à vida nas torneiras.

A conscientização pelo uso racional da H2O deve ser considerada uma obrigatoriedade de todo indivíduo no mundo, além da racionalização, novas métodos estou sendo pesquisados a fim de suprir as demandas da sociedade, tanto para as atividades domésticas quanto industriais (RONDON et al., 2015).

A Organização das Nações Unidas (ONU) constatou em alguns estudos que 2/3 da população mundial pode sofrer com a escassez de H2O até 2025 e possivelmente em 2050 somente ¼ tenham água para suprir as necessidades básicas (CAMPOS e AZEVEDO, 2013; MATTOS et al., 2015).

A crise ambiental que desde o século passado compõem os debates mundiais resultou a crise hídrica que lentamente se espalha pelos quatro cantos do planeta. Diversos estudos apontam que quarenta por cento da água potável usadas nas residências são para fins não potáveis, ou seja, lavagem de quintais, carros, regarem jardins e sucessivamente. Técnicas de reutilização ou reaproveitamento da H2O oriundas da chuva podem amenizar os déficits dessa substância no mundo (MATTOS et al., 2015).

Inúmeras pesquisas, nacionais e internacionais, têm sido desenvolvidas a fim de aprimorar os Sistemas de aproveitamento de águas pluviais (SAAP), algumas abordam os custos dos reservatórios, outros averiguam a qualidade da água considerando o uso pretendido. Há ainda aqueles que destacam as vantagens de se coletar as águas das chuvas, entre as quais, redução dos alagamentos/enchentes, diminuição do escoamento superficial (LIMA ET AL., 2011; SALLA et al., 2013).

Segundo Salla et al. (2013) as técnicas de captação das águas das chuvas (TCAC) variam de região para região, o ponto comum entre os mesmos é a qualidade da água, daí as boas práticas serem necessárias para evitar a contaminação durante o contato direto com os captores. No Brasil, a aplicação dessas técnicas tem sido uma alternativa para solucionar os problemas de abastecimento, visto que o país vivencia uma crise hídrica há quase dez anos.

Tais pressupostos conduzem ao seguinte questionamento: é possível aplicar técnicas de aproveitamento das águas pluviais em habitações populares?

O Programa Água Para Todos do governo federal por meio do aproveitamento das águas das chuvas pelo sistema de cisterna tem transformado a vida de inúmeras famílias (SICKERMANN, 2003; SOUSA e FERREIRA, 2014).

Objetiva-se elaborar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com