TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS

Por:   •  1/8/2017  •  Monografia  •  13.972 Palavras (56 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 56

[pic 1]

FACULDADE DE RONDÔNIA - FARO

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CLEYTON GEOVANI CASARIN

ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DO APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL NA ESCOLA ESTADUAL MAJOR GUAPINDAIA EM PORTO VELHO-RO

PORTO VELHO

2016.1


ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DO APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL NA ESCOLA ESTADUAL MAJOR GUAPINDAIA EM PORTO VELHO-RO

Trabalho de conclusão de curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro Civil, no curso de Engenharia Civil, da Faculdade de Rondônia, FARO.

Orientador: Professor Janielson da Silva Lima

PORTO VELHO

2016.1


ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DO APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL ESCOLA ESTADUAL MAJOR GUAPINDAIA EM PORTO VELHO-RO

Trabalho de conclusão de curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro Civil, no curso de Engenharia Civil, da Faculdade de Rondônia, FARO.

PORTO VELHO, JUNHO DE 201

BANCA EXAMINADORA

Prof. Janielson da Silva Lima – ….– (FARO) – Orientador Prof. ____________________________________ Banca Prof. ____________________________________ Banca


DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos meus pais, João Carlos e Maria, aos meus irmãos, Carlos, Cristiane e Cleylson e à minha namorada Juliele, pela confiança e incentivo nos momentos difíceis. Ao professor Janielson pela orientação e incentivo, facilitando e ilumindando o meu caminho.


AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar à Deus por ter me guiado nos momentos mais difíceis;

À todos os professores que de alguma forma contribuíram para a  realização  deste  trabalho,  em  especial  ao  professor  Janielson da Silva Lima, pela orientação neste trabalho;

A meus Pais, pelo carinho e compreensão; Aos amigos conquistados na universidade, principalmente aos que contribuíram para realização deste trabalho, e estiveram ao meu lado desde o início;


EPÍGRAFE

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência”.

(Henry Ford).


O presente trabalho apresenta um estudo para o aproveitamento das águas pluviais na Escola Estadual Major Guapindaia do município de Porto Velho.  Sendo  que  a  água  captada  deverá  ser  utilizada  para  limpezas de pizos, descargas  de vaos sanitários e outros serviços que não necessariamente necessite de água tratada. Para realização deste estudo, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os vários métodos já utilizados em algumas regiões sobre o aproveitamento de água pluvial. Feito esta pesquisa foi então realizado o embasamento necessário para os cálculos do dimensionamento do sistema.  No dimensionamento do sistema de captação de águas pluviais pode-se quantificar a área molhada de contribuição e conseqüentemente calcular sua vazão para o dimensionamento das tubulações pluviais. Para o dimensionamento do reservatório de água pluvial foi utilizado o maior período de dias secos registrado na estação pluviométrica de Porto Velho  e  o maior consumo mensal de água  da  escola. Também realizou-se neste trabalho o estudo de viabilidade econômica deste sistema para esta escola.

Palavras-chave: Aproveitamento de água da chuva, Economia de água tratada.


Introdução

Atualmente, há uma grande preocupação da sociedade em relação à conservação dos recursos naturais. Dentre estes, a água é um dos mais preciosos recursos, uma vez que é indispensável para a vida no nosso planeta. Além de ser um recurso vital insubstituível, a água é um importante fator de produção para diversas atividades, sendo essencial para que haja desenvolvimento econômico e tecnológico. Apesar de a água doce ainda ser encontrada em grande quantidade no planeta, os recursos hídricos podem tornar-se escassos em algumas regiões do mundo, nas quais suprir a demanda de água já está se tornando um problema em função do acelerado crescimento populacional, principalmente urbano. Outro fator preocupante é a questão da má distribuição populacional em função das reservas hídricas. Segundo Ghisi (2006), os locais mais populosos são justamente os que possuem pouca água, por outro lado onde há muita água ocorre baixo índice populacional. Pode-se citar como exemplos a Região Sudeste do Brasil, que dispõe de um potencial hídrico de apenas 6% do total nacional, porém conta com 43% do total de habitantes do país, enquanto a Região Norte, que compreende a Bacia Amazônica, apresenta 69% de água disponível, contando com apenas 8% da população brasileira. Além disso, o desperdício de água potável, resultante do mau uso dos aparelhos sanitários, bem como vazamentos nas instalações, tem contribuído para maior consumo deste recurso. Diante deste cenário, é preciso conscientizar as pessoas que o uso sustentável da água é uma das bases para o desenvolvimento humano.

Existem no Brasil várias pesquisas e programas para o uso racional da água em edificações escolares ou universidades, enfocando principalmente questões como o uso de tecnologias economizadoras de água e conscientização dos usuários para redução do consumo. Porém, poucos estudos relacionados exclusivamente à implantação de sistemas de aproveitamento de água pluvial em instituições de ensino estão disponíveis na literatura nacional. Segundo Scherer (2003) os edifícios escolares são uma fonte potencial para a implantação de sistemas prediais de aproveitamento das águas pluviais para fins não potáveis, pois geralmente apresentam grandes áreas de telhados e outras coberturas. Deste modo, para a implantação desses sistemas, são necessários estudos de viabilidade técnica e econômica, verificando o potencial de economia de água potável e determinando a relação entre custo e benefício..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83.7 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 55 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com