TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS NAS EDIFICAÇÕES DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  13/6/2017  •  Artigo  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS NAS EDIFICAÇÕES DA CONSTRUÇÃO CIVIL

São Luís

 2015

ALÍCIA MARIA PIRES NUNES – CÓD: 1213115

CAROLINA GUEDES MACHADO – CÓD: 1213

FERNANDA DA CÂMARA BATISTA PEIXOTO – CÓD: 1213101

MAYARA LEMOS – CÓD:

NATÁLIA PEREIRA SIQUEIRA – CÓD: 1213116

APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS NAS EDIFICAÇÕES DA CONSTRUÇÃO CIVIL

[pic 1]

São Luís

 2015

RESUMO

Aliado ao tratamento e posterior reuso de águas cinzas nas edificações, o aproveitamento das águas pluviais por meio de sistemas simplificados de coleta, filtração ou tratamento e armazenamento, pode causar grande mudança dos parâmetros e hábitos de consumo de água pelo homem. Atualmente, a utilização de água potável para fins secundários como a descarga, a rega de jardins, a lavagem de veículos ou dos quintais, por exemplo, deve ser reduzida, desde que a utilização desse recurso escasso deve ser restrita ao consumo humano e a atividades como a cocção de alimentos, a lavagem de roupas ou a higiene diária.

Palavras-chave:


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

DESCRIÇÃO DO SISTEMA        6

I.        COMPOSIÇÃO        6

II.        MATERIAIS        6

III.        FUNCIONAMENTO        6

IV.        DIMENSIONAMENTO        7

V.        INSTALAÇÃO        7

VI.        MANUTENÇÃO        8

DETALHES E CUIDADOS NA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA        8

A.        COLETA        8

B.        CANALIZAÇÃO        8

C.        ARMAZENAMENTO        9

D.        FILTRAÇÃO OU TRATAMENTO        9

COMPLICAÇÕES NA INSTALAÇÃO E DESVANTAGENS DO EMPREGO DA TÉCNICA        10

CUSTOS ESTIMADOS        11

APLICAÇÃO DOS SISTEMAS DE APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS NO BRASIL        11

CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13

INTRODUÇÃO

A alta densidade atingida pela ocupação humana na superfície do planeta desencadeia uma série de problemáticas que envolvem as dinâmicas ambientais, a relação do homem com a natureza e a oferta de recursos naturais, alimento e, sobretudo água. A escassez de água, dentre os demais recursos torna-se o problema mais emergencial haja vista a sua insustentabilidade da vida na ausência dela. Dentro das grandes cidades então, devido à maior concentração de pessoas e, conseqüentemente, de consumo, soluções mais inventivas, práticas e econômicas devem ser pensadas com o intuito de minar o desperdício de água e possibilitar o aproveitamento de quaisquer fontes desse recurso da forma mais sustentável possível.

Os desafios para os estudos e técnicas que buscam soluções para essa problemática são encontrados na dificuldade de interferir no solo já consolidado das cidades, no espaço limitado e na necessidade de minimizar os custos para que tal solução seja acessível à maioria e, portanto, utilizada em maior escala, impactando positiva e permanentemente na cidade como um todo. A solução a ser pensada deve também atender a uma questão tão importante quanto o aproveitamento da água, o melhor escoamento superficial das águas pluviais, que chega a atingir situações calamitosas em todo o território do país com as enchentes e alagamentos nos períodos chuvosos do ano.

Frente a esse cenário, a alternativa do reaproveitamento de águas pluviais nas edificações alia o baixo custo, a facilidade de implantação do sistema e a economia de espaço pelas instalações em uma solução que ataca o problema em duas frentes: Reduz o consumo de água potável por funções secundárias nas edificações e contribui para a diminuição do volume de águas pluviais nas superfícies das cidades, reduzindo enchentes e alagamentos. O trabalho a seguir visa descrever as técnicas e materiais empregados no aproveitamento de águas pluviais a título de informar acerca dessa solução bastante acessível que pode vir a causar grande diferença nos padrões de consumo de água não só nas cidades, como também em quaisquer áreas de ocupação humana.

DESCRIÇÃO DO SISTEMA

O sistema é simples em geral, primeiro passo é a captação da água das chuvas, seu armazenamento, filtragem e por fim utilização. Existem formas diferentes de sistemas, em que é feita uma “pré-lavagem” da água após sua captação de modo que, não ocorra contaminação com a água armazenada. Outra forma é a mistura da água da chuva com a água cinzenta (água descartadas em máquinas de lavar, pias de banheiro etc.) deste modo se garante a utilização e eficácia deste sistema mesmo em tempos de seca.

  1. COMPOSIÇÃO

O sistema de coleta e aproveitamento das águas nas edificações é composto por uma configuração básica, de acordo com Santos (2002) apud Peters (2006): área de captação (telhado, laje e piso); sistema de condutores de água (calhas e condutores verticais e horizontais); unidade de tratamento (filtros, desinfecção) e reservatório de armazenamento. Considerando os parâmetros principais segundo Waweru (1999) apud May (2004): área de coleta, quantidade de água a ser armazenada, qualidade de água, capacidade de armazenamento e confiabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (185.3 Kb)   docx (132 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com