TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AR CONDICIONADO E EXAUSTÃO MECÂNICA

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.203 Palavras (21 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 21

DOCUMENTO:

CADERNO DE ENCARGOS / MEMORIAL DESCRITIVO / ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIALIDADE:

AR CONDICIONADO E EXAUSTÃO MECÂNICA

  1. INTRODUÇÃO

Este documento visa descrever tecnicamente a concepção básica, bem como estabelecer os critérios e parâmetros, a serem seguidos no fornecimento de equipamentos, materiais, serviços e montagem dos Sistemas de Climatização, ventilação mecânica e pressurização dos ambientes do AUDITÓRIO ARINO RAMOS FERREIRA - Rio de Janeiror - RJ.

OBJETIVO

Este documento define as características técnicas e os requisitos mínimos exigidos quanto ao dimensionamento, seleção e fabricação de equipamentos, fornecimento de materiais, montagem dos componentes, testes, regulagens e balanceamento das instalações, de modo que, ao final do fornecimento, obtenham-se os referidos sistemas sob forma totalmente operacional.

Qualquer informação que não conste neste projeto, não exime a contratada de quantificar e inserir durante a montagem dos sistemas em questão, todas as modificações necessárias para o perfeito funcionamento das instalações, em especial quanto às modificações internas a serem feitas e às interferências com as demais instalações.

Os dados constantes neste memorial prevalecem sobre aqueles indicados nos documentos de referência, exceto onde explicitamente indicado.

  1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA

Os sistemas de condicionamento de ar existente neste empreendimento, tanto para a área de reforma tanto para as áreas existentes, serão com expansão indireta que utiliza água gelada como fluido frigorígeno.

Com as considerações acima, teremos a seguinte configuração das instalações:

● 04 (Quatro) Unidades condicionadoras de ar tipo Fan-coil de gabinete com capacidade unitária de 20 TR atendendo ao Auditório e Sala de Projeção, 02 (duas) unidades condicionadoras de ar tipo Fan-coil de gabinete com capacidade unitária de 15 TR atendendo ao Foyer e duas unidades condicionadoras tipo fan-colet hidrônico para dutos que atenderão aos Camarins.

● Para o sistema de exaustão dos sanitários será mantida a rede de dutos existentes substituindo o exaustor axial por um centrifugo conforme indicado em planta.

● Para o sistema de renovação de ar de auditório será mantida a infra-estrutura existente, substituindo os filtros dentro das casas de máquinas e fazendo a limpeza interna dos dutos e shafts horizontais e verticais.

● Para o sistema de retorno e ar e sangria será mantida a infr-estrutura existente apenas adequando as novas condições conforme indicado em plantas.

Foi adotado para água gelada um diferencial de temperatura de 5,5 ºC, com a água chegando a CAG a 7,2 ºC e saindo a 12,7 ºC.

A utilização deste diferencial de temperatura tem o objetivo de permitir o possível reaproveitamento de parte de instalações existentes, onde foram utilizadas as temperaturas acima citadas.

  1. PREMISSAS DE CÁLCULO

2.1. CONDIÇÕES DE PROJETO

As condições de projeto indicadas a seguir são aquelas estabelecidas nas Normas Técnicas. Tais premissas foram consideradas no cálculo de carga térmica dos ambientes do Auditório Arino Ramos Ferreira.

2.2. LOCALIZAÇÃO DA OBRA

Rio de Janeiro – RJ.

12,9 Graus Latitude Sul.

38,3 Graus Longitude Oeste.

Altitude: nível do mar.

2.3. CONDIÇÕES EXTERNAS DE PROJETO

Temperatura de bulbo seco         38,1 °C

Temperatura de bulbo úmido         25,6 °C

Daily Range           9,8 °C

2.4. SISTEMA DE AR CONDICIONADO

Condições Internas de Projeto.

Para as áreas atendidas pelo sistema de ar-condicionado, foram adotadas as seguintes condições internas de projeto:

Temperatura de bulbo seco        23 ºC

Umidade relativa (não controlada)        55 %

  1. MEMORIAL DESCRITIVO

OBJETIVO

Este documento define as características técnicas e os requisitos mínimos exigidos quanto à seleção e fabricação de equipamentos, fornecimento de materiais, montagens dos componentes, testes, regulagens e balanceamento das instalações, a serem obedecidos pelo Fornecedor / Instalador especializado.

Ao apresentar a proposta, a empresa instaladora está assumindo compromisso de integral responsabilidade pelo funcionamento da instalação dentro das condições destas especificações e de acordo com o estabelecido pela norma NBR - 16401.

O orçamento a ser encaminhado deverá estar de acordo com memorial, as especificações e as orientações indicadas pelo cliente e abranger todas as despesas com o fornecimento e instalação dos equipamentos, materiais, mão-de-obra, transportes, encargos sociais, B.D.I., taxas de registro da obra nos órgãos competentes (CREA/BA, etc), supervisão técnica e ferramentas necessárias, excetuando-se o que for expressamente indicado como responsabilidade do cliente e/ou de outros instaladores.

NORMAS E PORTARIAS

● ABNT NBR 16401 – Instalações Centrais de Ar Condicionado – Sistemas Centrais e Unitários – Parte 1 / Parte 2 / Parte 3;

● ABNT NBR 5410:2004 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão;

● ABNT NBR 7008:2003, Chapas e bobinas de aço revestidas com zinco ou com liga zinco-ferro pelo processo contínuo de imersão a quente;

● ABNT NBR 9442:1986, Materiais de construção – Determinação do índice de propagação superficial de chama pelo método do painel radiante;

● ABNT NBR 10151, Acústica – Avaliação do ruído em áreas habitadas visando o conforto da comunidade – Procedimento;

● ABNT NBR 10152, Níveis de ruído para conforto acústico;

● ABNT NBR 13531, Elaboração de projetos de edificações;

● ABNT NBR 14039:2005, Instalações elétricas de média tensão 1,0 a 36,2 kV;

● ABNT NBR 14518:2000, Sistema de ventilação para cozinhas profissionais;

● ABNT NBR 15.220-2, Desempenho térmico de edificações – Parte 2: Métodos de cálculo da transmitância térmica, da capacidade térmica, do atraso térmico e do fator solar de elementos e componentes de edificações;

● Diretrizes para Isolamento Acústico, Controle de Ruído e Vibrações, desenvolvida especificamente para este empreendimento pela  ACÚSTICA E SÔNICA, em 13/07/2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com