TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DESMONTAGENS DE OBRAS CIVIS

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

demolição versus desmontagens de edifícios

RESUMO:

O presente trabalho apresenta uma visão bibliográfica sobre aspectos e impactos ambientais, principalmente no setor de construção civil. Atualmente vem sendo cada vez maior a preocupação com as práticas sustentáveis em todas as etapas do ciclo de vida de um empreendimento, desde a sua geração, projeto, construção, manutenção, até a sua demolição, levando em consideração sempre as dimensões de sustentabilidade: econômica, social e ambiental.

Portanto, desenvolveu-se um estudo para identificação do problema que viemos enfrentando com a falta de sustentabilidade em construções civis. A identificação prévia do estudo abordara técnicas de sustentabilidade e reaproveitamento de edifícios antigos, que ao invés de serem demolidos podem optar por uma desmontagem, aonde poderá ser reutilizada a matéria prima. As iniciativas aplicadas contemplam a redução e reuso de resíduos ocasionando uma diminuição no impacto ambiental tornando-se assim uma obra mais sustentável.

 PALAVRAS-CHAVE: Aspecto Ambiental; Impacto Ambiental; Práticas Sustentáveis; Construção Sustentável. 

INTRODUÇÃO

É de conhecimento geral que a palavra desconstrução nasceu de um conceito de desmontagem, reuso, remanufatura e reciclagem. Esse conceito busca a redução do impacto e o aumento de lucros relacionados com o ciclo de vida de uma construção através da reciclagem e do reuso de materiais.

Ao analisar o processo de construção, é possível observar que para uma melhor desmontagens sejam observados os matérias utilizados, que de preferência sejam de maior durabilidade, deve-se projetar a obra visando futuramente uma desmontagem na construção.

Ao desenvolver esse artigo temos como objetivo passar aos leitores do mesmo,  o conhecimento sobre a importância do ramo ambiental em construções civis, explicando as possibilidades de serem tomadas atitudes eficazes para desmontagens de componentes de construções civis, que irão resultar em uma obra mais sustentável colaborando com uma diminuição na produção de entulhos o que favorecera em um menor impacto ambiental.

 .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com