TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRATEGIAS DE NIVELAMENTO

Por:   •  30/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTANCIA DE ESTRATEGIAS DE NIVELAMENTO PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA

        

Evasão de curso é à saída de aluno de seu curso de origem sem conclui-lo (Comissão Especial de Estudos sobre Evasão 1996). É um dos graves problemas que afetam a educação tanto publica quanto privada, mais evidente a de nível superior, sendo uma fonte de ociosidade de professores, funcionários, equipamentos e espaço físico.

As causas para a evasão não podem ser resumida a apenas um fator, pois existem inúmeros fatores que contribuem para esse acontecimento, tais como:

- Insuficiência de estrutura de apoio ao ensino de graduação: falta de espaço, laboratórios de ensino, equipamentos e outros;

- Exigência muitas vezes de dedicação exclusiva (período integral) ao curso escolhido, incompatível com necessidades pessoais, familiares e profissionais;

- Incompatibilidade com horários das disciplinas: falta de cursos noturnos, o que impossibilita trabalhar e estudar ao mesmo tempo;

- Mau relacionamento com os professores;

- Mau desempenho na universidade: reprovações e atrasos em varias matérias;

- Dificuldades encontradas já no primeiro semestre: devido a falhas na educação básica ou ao longo tempo fora da escola, muitos chegam com um conhecimento falho, e sentem insegurança e despreparo para a vida na universidade.

O mau desempenho na universidade é um dos que mais influenciam na decisão dos alunos evadidos, pois ao chegarem à universidade sentem um forte despreparo ao lidar com a diferença entre escola e universidade, ritmos de estudo, dificuldades das matérias, quantidade de horas que tem que ser dedicadas às disciplinas entre outras.

Cursos na área de exatas, como as Engenharias e a própria Matemática, devido a grande complexidade dos conteúdos que iram ser estudadas ao longo do curso, necessitam de matérias de nivelamento, uma vez que essa ferramenta auxiliam os alunos a compreenderem os conteúdos sem falhas básicas.

“Muitos estudantes entram na faculdade e não conseguem acompanhar as disciplinas ligadas a cálculos. Aí, acabam desistindo porque não tiveram uma boa base”, resume o presidente da Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros (Fisenge), Carlos Roberto Bittencourt.

Um aluno que apresenta uma barreira na educação básica é lesado de forma significativa em outras matérias ao logo dos semestres. Pois não entender com plenitude tudo o que esta sendo apresentado faz com que desestimule os alunos, gere mau desempenho, reprovações, e atrasos sucessivos ao longo do curso. Pelo fato de não acompanhar o processo educativo com tranquilidade e qualidade, construindo ao longo do curso as competências e habilidades necessárias à sua atuação no mercado de trabalho, o aluno vê como única escolha a saída de seu curso de origem para outro não tão complexo, ou simplesmente desiste da vida universitária.

 

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com