TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FACULDADES OSWALDO CRUZ PRÉ-MISTURADO À FRIO

Por:   •  10/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES OSWALDO CRUZ

PRÉ-MISTURADO À FRIO

Composição; materiais utilizados no pré-misturado à frio;
equipamentos e uso específicos.

São Paulo

2021

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO....................................................................................................................... 3
  2. DEFINIÇÃO............................................................................................................................ 4
  3. CLASSIFICAÇÃO DO PRÉ-MISTURADO À FRIO............................................................ 4
  4. MATERIAIS USADOS NO PRÉ-MISTURADO À FRIO......................................................5
  5. COMPOSIÇÃO DA MISTURA.........................................................................................5 e 6
  6. EQUIPAMENTOS...................................................................................................................6

6.1 DÉPÓSITO PARA EMULSÃO ASFÁLTICA..................................................................6

6.2 SILOS PARA AGREGADOS............................................................................................6

6.3 USINAS PARA PRÉ-MISTURADOS À FRIO.................................................................7

  1. CAMINHÃO PARA TRANSPORTE DA MISTURA.................................................7 e 8
  1. APLICAÇÃO............................................................................................................................8
  2. CONCLUSÃO..........................................................................................................................9
  3. BIBLIOGRAFIA.....................................................................................................................10

INTRODUÇÃO

O pré-misturado à frio é uma mistura constituída por agregados e ligantes asfálticos. O PMF pode ser usado como base, regularização, reforço de pavimento e em operações tapa-buracos.

No Brasil, seu objetivo principal ainda está relacionado ao uso em camadas de regularização e reforço da estrutura do pavimento, além de serviços rotineiros conhecido como “tapa-buracos”.

O revestimento de pré-misturado a frio é utilizado para suportar as cargas provenientes do tráfego leve e médio, além da tarefa de fornecer segurança e conforto aos usuários da rodovia. Caracterizado por ser uma mistura fácil para o processo executivo, é amplamente utilizado em ocasiões em que se deseja reduzir custos.

  • DEFINIÇÃO

O Pré-misturado à frio (PMF) é uma mistura asfáltica realizado em temperatura ambiente em usina apropriada, composta por agregados minerais e ligantes asfálticos, espalhada e compactada a frio.

Os agregados que compõem o traço granulométrico são misturados através de emulsão asfáltica, e deve estar em temperatura ambiente (usinadas, estocadas, espalhadas e compactadas a frio).

Podem ser classificados de três formas de acordo com a faixa granulométrica e o percentual de vazios da mistura asfáltica após compactação.

CLASSIFICAÇÃO DO PRÉ-MISTURADO À FRIO

  1. Pré misturado à frio aberto (PMFA)

Mistura asfáltica executada à temperatura ambiente, composta por agregados minerais e emulsão asfáltica, com volume de vazios maior do que 20%. (granulometria aberta - tipo drenante)

Aplicado em camada intermediária, agregando fator estrutural ao pavimento e com efeito amortecedor de trincas em pavimentos antigos (com estrutura preservada) em serviços de recapeamento.

  1. Pré misturado à frio semi-aberto ou semi denso (PMFSD)

Considerado uma mistura asfáltica executada à temperatura ambiente com volume de vazios nos limites de 10 a 20%. Sua granulometria é designada de semi-densa, empregado em camada intermediária para reforço estrutural do pavimento ou camada final de rolamento em vias de tráfego leve e médio, sendo recomendada a sua proteção com impermeabilização de sua superfície com operação capa-selante.

  1. Pré misturado à frio denso (PMFD):

Mistura asfáltica com característica específica de granulometria contínua (densa) com vazios inferior a 10%, composta por agregados britados graúdo e miúdo, areia e material de enchimento (filler), utilizado para constituir camadas do pavimento asfáltico (camada intermediária ou de rolamento) em rodovias e vias urbanas.

Faixa Granulométrica

% Vazios

Agregados

Aberta / Drena

22-30

Brita / Brita


Semi Densa


15-22

Brita / Areia
Brita / Pó


Densa


5-15

Brita / Areia
+ Pó + Filler

  • MATERIAIS UTILIZADOS NO PRÉ-MISTURADO À FRIO

Os constituintes do pré-misturado a frio são o material asfáltico, agregados (miúdos e graúdos) e o material de enchimento (filler), de forma que satisfaça os requisitos das normas DNIT.

  1. Material Asfáltico (Emulsão Asfáltica)

A emulsão utilizada no pré-misturado a frio geralmente é a catiônica, de ruptura média ou lenta. A ruptura média utiliza emulsões dos tipos: RM-1C e RM-2C, utilizada em pré-misturados abertos, e o que diferencia o RM-1C do RM-2C é grau do teor de asfalto. Já a emulsão da ruptura lenta é do tipo RL-1C, utilizada em pré-misturado semi-densos e densos.

  1. Agregados Miúdos

O agregado miúdo deve apresentar em sua composição pó de pedra, areia ou mistura de ambos, com forma e resistência adequada, sem fragmentos de argila e outras impurezas. A quantidade máxima de areia permitida é de 20% sobre o total de agregados.

  1. Agregados Graúdos

Formado por pedra britada ou seixo rolado britado, apresentando partículas limpas e duráveis, livres de torrões de argila e outras substâncias nocivas. A cobertura dos agregados no ensaio de adesividade, conforme NBR 6300(4), deve ser superior a 90%.

  1. Material de Enchimento (Filler)

Constituído por materiais minerais finamente divididos, não plásticos, como por exemplo: cimento Portland, cal extinta, pó calcário etc., e que atendam a seguinte granulometria:

Peneiras (nº)

mm

% mínima passando

40

0,42

100

80

0,175

95

200

0,075

65

  • COMPOSIÇÃO DA MISTURA

A composição do pré-misturado a frio deve atender aos seguintes parâmetros, respeitando as tolerâncias estabelecidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (593.4 Kb)   docx (471.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com