TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FERRAMENTAS UTILIZADAS NA GESTÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO MULTI-CASOS EM EMPRESAS DO SETOR METAL-MECANICO.

Por:   •  1/2/2021  •  Resenha  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROCESSOS

Resenha Crítica de Caso

Nome do aluno (a):

Trabalho da disciplina Economia e Finanças par Gestores

Tutor: Prof. Ronald Castro Paschoal

Betim

2020

FERRAMENTAS UTILIZADAS NA GESTÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO MULTI-CASOS EM EMPRESAS DO SETOR METAL-MECANICO.

Referência: PINTO, Paulo Romero Strini; et al. Ferramentas utilizadas na gestão financeira: um estudo multi-casos em empresas do setor metal-mecânico. Harvard Business School, outubro 2009.

Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PHORTE/Biblioteca_49926/Biblioteca_49926.pdf. Acesso em: agosto de 2020.

1. Introdução

O grande crescimento do mercado leva as empresas a uma constante atualização para que assim seja possível melhorar seus processos em todos os níveis, portanto, é de extrema importância implementar ferramentas que auxiliem empreendedores no gerenciamento de negócios para que a empresa possa ser mais competitiva no mercado e para enfrentar desafios, os gestores necessitam monitorar e melhorar seus processos de gestão por meio de ferramentas que auxiliam e facilitam a tomada de decisão.

Perante isso, o artigo apresentado tem que como objetivo verificar e apresentar junto a empresas do setor metal-mecânico de Sertãozinho, quais ferramentas são utilizadas para auxiliar no controle e tomada de decisão na gestão financeira que possibilita o desenvolvimento e aprimoramento da organização.

2. Desenvolvimento

A contabilidade é um instrumento de extrema importância para tomada de decisão dentro das organizações e por meio desta é possível coletar dados que formam o controle contábil. Para melhor entendimento acerca do assunto, o artigo nos apresenta ferramentas que fazem parte do controle contábil a começar pelo Controle Interno que tem por objetivo o tratamento de todos os dados de forma confiável dando suporte às atividades e adequando aos recursos disponíveis na organização e seus três métodos: Controle de custos, auditoria interna e fluxo de caixa. Nos foi apresentado também ferramentas que fazem parte dos demonstrativos contábeis que são relatórios de desemprenho que nos mostra a performance econômica e financeira da organização. A primeira apresentada denominada balanço patrimonial é de extrema importância para a organização pois com ela é possível avaliar a situação patrimonial e financeira de uma organização em um dado período determinado. O segundo demonstrativo chamado de demonstração do resultado de exercício (DRE) nos mostra se a organização está tendo lucro ou prejuízo. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) nos apresenta movimentações que ocorrem nas contas do patrimônio líquido evidenciando diversas transações durante o exercício. A estrutura da demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) facilita analisar todas as modificações dos componentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com