TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA FERRAMENTAS UTILIZADAS NA GESTÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO MULTI-CASOS EM EMPRESAS DO SETOR METAL-MECÂNICO

Por:   •  19/5/2021  •  Resenha  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE INVESTIMENTOS

Resenha Crítica de Caso

Vanderson Luís Chagas

Trabalho da disciplina Economia e Finanças para Gestores

                                                                     Tutor: Me. Ronald Castro Paschoal

CURITIBA

2021

“FERRAMENTAS UTILIZADAS NA GESTÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO

MULTI-CASOS EM EMPRESAS DO SETOR METAL-MECÂNICO”

Referência:  ROMERO,  Paulo;  BIANCHINI,  Vívian;  TADASHI,  Rui;  AZEVEDO, Gabriela;  TRULHA,  Luciane.  Ferramentas  Utilizadas  na  Gestão  Financeira,  outubro de 2009.  Disponível em: http://www.pos.estacio.webaula.com.br. Acesso em: 14 de abril de 2021.

O texto base para a resenha, busca identificar quais as ferramentas de gestão financeira que são utilizadas nas empresas do setor metal-mecânico da cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo. Há de se destacar, que o artigo foi elaborado por engenheiros de produção; entendo que tal artigo visa demonstrar a estes profissionais quais ferramentas existentes; a necessidade de uso delas; bem como, quais são as mais utilizadas.

O artigo se debruça, inicialmente, explanando que o crescimento de uma empresa, depende de estratégias de crescimento – que são apoiadas pelas ferramentas de de gestão de controle contábil; ferramentas de gestão financeira; e pelo empreendedorismo e visão de planejamento financeiro – o último, não sendo uma ferramenta propriamente dita, mas sim, uma tarefa que deve ser executada por administradores, eis que envolve tomada de decisões e riscos sobre os rumos da empresa.

Quanto as ferramentas de controle contábil, o artigo discrimina 2 gêneros e 8 espécies, a saber:

Controles internos, nas modalidades controle de custos; auditoria interna; fluxo de caixa; Demonstrativos contábeis, nas modalidades balanço patrimonial; demonstração de resultado de exercício (DRE); demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA); estrutura da demonstração das mutações de patrimônio líquido (DMPL); demonstração de origens e aplicação de recursos (DOAR).

Já em relação as ferramentas de gestão financeira, são elencados o planejamento financeiro em espécie, que auxilia na tomada de decisões; o uso de tecnologia da informação ou de sistemas informatizados, visando melhora do desempenho administrativo e operacional, que impacta diretamente na produtividade da empresa; o gerenciamento de dados, que visa analisar os riscos de erros na estratégia de produção; e a inteligência competitiva, que trata do monitoramento permanente do fluxo de informações de negócios, tanto internas como externas. Cumpre ressaltar que as ferramentas de gestão financeira são utilizadas para mitigação de risco, haja vista que as tomadas de decisões são pautadas em informações confiáveis sobre o empreendimento, que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da empresa.

Apesar de necessários para a saúde de uma empresa, essas ferramentas isoladas não são suficientes para o bom desenvolvimento da uma empresa. É necessário ter o discernimento e estar preparado para enfrentar as mudanças – que devido a globalização e informatização, tornam-se cada vez mais céleres.

Por fim, após a apresentação das ferramentas utilizadas, o estudo busca demonstrar a importância das mesmas através da análise de 15 empresas do setor metal-mecânico na cidade de Sertãozinho. Todas as empresas analisadas utilizam como ferramentas o planejamento financeiro e a tecnologia de informação; bem como, 12 dentre as 15 utilizam também a gerência de dados e a inteligência competitiva. Todas as empresas entrevistadas consideram imprescindíveis a utilização de ferramentas de gestão para controle e tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com