TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS LIGAS DE AÇO NA CONSTRUÇÃO MECÂNICA

Por:   •  24/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade anhanguera de Jacareí

Matheus Caldas Coutinho

Ligas de aço na construção mecânica

Jacareí

SP

Referências Bibliográficas

Grupoacocearense. Conheça os principais tipos de aço e suas aplicações. Grupo Aço Cearense, 2017.Disponivel em:< http://www.grupoacocearense.com.br/blog/vender-mais/principais-tipos-de-aco/#:~:text=Esse%20tipo%20de%20a%C3%A7o%20%C3%A9%20usado%20para%20constru%C3%A7%C3%A3o%20mec%C3%A2nica%2C%20ou,uma%20ampla%20gama%20de%20produtos.>. Acesso em: 3, junho de 2020.

Aço Construção Mecânica. ggdmetais. Disponível em:<https://ggdmetals.com.br/produtos/aco-construcao-mecanica/>.Acesso em: 3,junho de 2020.

Aço construção mecânica (aço ligado). Pasifer aços especiais. Disponível em:< https://www.pasifer.com.br/noticias/acos-construcao-mecanica-aco-ligado>. Acesso em:3,junho de 2020.

Aço para construção mecânica. Luzeiro aços especiais. Disponível em:< http://www.acosluzeiro.com.br/informacoes/aco-para-construcao-mecanica>. Acesso em:3, junho de 2020.

GERDAU. A história do aço.2013. Disponível em:< https://www.profissionaldoaco.com.br/materia/a-historia-do-aco>. Acesso em:3, junho de 2020.


Histórico

Relatos mostram que nos desertos da Ásia menor recolhiam ferro metálico proveniente de meteoritos datados há cerca de 4.500 anos. Ainda assim muitos acreditam que tal descoberta veio a mais tempo que isso sendo datados de 6.000 a 4.000 A.C, de forma totalmente não intencional notaram que envolta das fogueiras as pedras que eram usadas derretiam e se transformavam em bolinhas brilhantes. Hoje tal fenômeno facilmente explicado mostra que o uso do ferro nesses períodos era totalmente acidental.

Demonstrando uma grande evolução no ano de 1856 com a descoberta da produção do aço, por apresentar características melhores que a do ferro fundido e sua produção ser em grande quantidade, tornou se uma matéria prima mais viável às indústrias.

Surgindo com a invenção de fornos capazes de corrigir tanto as impurezas do ferro quanto melhorar sua resistência a desgastes, corrosão e diversas outras propriedades. Tornando se, devido ao seu baixo custo, um dos metais mais consumidos na indústria.

Sendo utilizado, por exemplo, em diversas construções de eventos mundiais recentes como a copa do mundo e as olimpíadas. Tal material se tornou tão essencial que fica difícil imaginarmos um mundo sem rodovias e ferrovias; instalações de meios de comunicação além da produção de diversos equipamentos que envolvem seu uso.

Propriedades físicas do aço

O aço é um material duro resistente a fadiga, ao choque, a corrosão, ao desgaste e pressão. Possuindo um coeficiente de dilatação muito pequeno e uma boa propriedade eletromagnética.

Propriedades químicas do aço

Sua propriedade química está muito relacionada as suas propriedades físicas. Com um maior teor de carbono aumenta sua dureza e sua resistência podendo mudar suas propriedades de acordo ao material que é ligado e de acordo ao proposito que será utilizado.

Tipos de aço

Suas grandes variedades no mercado dão-se pelos seus diversos usos e aplicações precisarem de uma propriedade e forma especificas. Suprindo a necessidade dos clientes quanto a sua composição e características especificas podemos separa-los em:

Aço carbono: tendo como composição química faixas amplas e teor de liga baixos;

Aços ferramenta: alta liga e alto carbono utilizado na fabricação de ferramentas e matrizes utilizados em trabalhos a quente e frio. Muito presentes na indústria de eletrônicos e no setor automobilístico e na extrusão de alumínio;

Para construção mecânica: destinados a forjaria e rolamentos, molas, peças usinadas entre outras, caracterizados pelo seu aço carbono e baixa liga;

Ligados ou Especiais: aços de alto carbono, possuindo uma composição química caracterizada por faixas estreitas, sendo mais utilizados em construções civis por serem resistentes à corrosão atmosférica.

Aços Ligados para Beneficiamento: Ligas de aço que após receberem um tratamento térmico específico adquirem dureza maior no núcleo de sua peça.

Aços Ligados para Cementação: Ligas de aço que após tratamento térmico ganham como característica uma dureza maior na superfície de sua peça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com