TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MEDIÇÕES NO MULTÍMETRO

Por:   •  1/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

MEDIÇÕES NO MULTÍMETRO

João Pessoa – PB

2015

  1. OBJETIVOS

O objetivo do experimento é ensinar como se utiliza o multímetro corretamente, assim como a forma adequada de se realizar as medições de corrente, resistência e tensão elétrica. Os resultados experimentais foram confrontados com os resultados nominais, para encontrarmos uma explicação numa eventual diferença entre estes dois resultados.

  1. INTRODUÇÃO TEÓRICA

A área da física que vamos explorar nesse experimento é a eletricidade. Para isso, devemos deixar claro três conceitos importantes: resistência, corrente e tensão elétrica.

O primeiro conceito supracitado, resistência elétrica, é a capacidade que um corpo qualquer tem de dificultar a passagem de corrente elétrica, mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. A fórmula da resistência elétrica é dada pela lei de Ohm:

[pic 2]

                                     [pic 3]

Onde, R é a resistência;

           U é a tensão elétrica entre dois pontos antes e depois do resistor;

           I é a corrente que ultrapassa o resistor;

A resistência elétrica também pode ser encontrada através das propriedades de um material dado, na segunda lei de Ohm:

[pic 4]

           

Onde, R é a resistência;

           ρ é resistividade do condutor;

           l é o comprimento do condutor;

          A é a área de seção do condutor;

O segundo conceito supracitado é o de corrente elétrica, que nada mais é do que  o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica , ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades.

E por último, o conceito de tensão elétrica, que é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Ou ainda melhor, tensão elétrica é a diferença de energia potencial elétrica por carga elétrica existente entre dois pontos. Pode ser conceituada, também, como o trabalho a ser realizado, por unidade de carga, contra um campo elétrico para movimentar uma carga qualquer.

Para efeitos de medidas de corrente, tensão e resistência elétrica é usado um aparelho comum e acessível a todos, chamado Multímetro. Este assume a função conjunta do ohmímetro, do voltímetro e do amperímetro. No instrumento, podemos escolher qual função usar girando uma chave rotativa (figura 1).

[pic 5]

                                           Figura 1 – Exemplo de Multímetro Digital

No primeiro quadrante nós temos posições que medem tensão elétrica, além do que, a chave rotativa nos permite escolher qual o limite de tensão que possa ser identificado. O multímetro ainda nos permite ter a opção DCV ou ACV, respectivamente tensões contínuas e tensões alternadas e que podem ser escolhidas no apertando um botão que se encontra ao lado esquerdo do botão “on/off” do aparelho.

No quarto quadrante nós temos as posições que medem a corrente elétrica, assim como os limites que podem ser escolhidos para identificar uma corrente. O multímetro também nos dá uma opção de escolher medições com corrente continua (DCA) e medições com corrente alternada (ACA).

No terceiro quadrante nós temos posições que medem a resistência, assim como os limites que podem ser escolhidos para identificar uma resistência. O multímetro vem com dois cabos, o vermelho e o preto, que podem conectar o instrumento a uma fonte de corrente ou fonte de tensão.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (505 Kb)   docx (370.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com