TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS OBRAS PÚBLICAS E O MEIO AMBIENTE

Por:   •  20/11/2017  •  Dissertação  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

OBRAS PÚBLICAS E O MEIO AMBIENTE

As obras públicas tem uma relação direta com o meio ambiente, pois englobam diversos setores relacionados ao meio social, como educação, saúde, lazer e mobilidade urbana, que juntos formam um conjunto que influencia de várias maneiras a vida das pessoas.

Toda obra seja pública ou privada gera impactos ambientais, pois a indústria da construção civil consome bastantes recursos da natureza para seu próprio benefício. Alguns desses impactos são: desmatamento de florestas para obtenção de madeira, utilização de combustíveis fósseis para produção de energia, consumo exagerado de água e geração de resíduos que são descartados de qualquer forma no ambiente, contribuindo para o surgimento de problemas como poluição, aquecimento global, diminuição da quantidade de água doce do planeta e extinção de algumas espécies de animais por conta da destruição do seu habitat.

Com o agravamento dos diversos problemas causados ao meio ambiente, o homem começou a sentir as consequências, percebendo então que era necessário fazer uma reflexão sobre suas práticas de degradação buscando uma solução através da educação ambiental.

Uma obra pública fundamental na disseminação da educação ambiental é a construção de escola, pois tem como produto final o ensino. Apesar de atualmente a construção civil gerar impactos ambientais, é construindo escolas, associadas a uma política pública voltada para preservação ambiental, que ao longo prazo vai ser implantado outra visão nas pessoas, fazendo com que a sociedade aprenda a colocar a preocupação com o meio ambiente acima dos seus interesses, tendo como consequências o desenvolvimento de novos métodos para uma construção civil sustentável, além de outros benefícios como redução no crescimento demográfico, contribuindo para a economia dos recursos escassos.

A sustentabilidade visa o suprimento das necessidades atuais sem o comprometimento do futuro, portanto uma construção sustentável deve ser bem planejada e abusar da utilização de fontes renováveis de energia como a biomassa, energia solar e eólica, pois essas não degradam o planeta.

Levando em consideração que o meio ambiente não se trata só da natureza e sim de todo o meio social que impacta a qualidade de vida das pessoas, a construção civil aparece novamente com importantes obras públicas como a construção de hospitais, que quando prontos associados a uma mão de obra qualificada vai gerar um melhoramento na qualidade da saúde da sociedade, a construção de vias públicas, fazendo um melhoramento no fluxo de veículos e interligando bairros, cidades e Estados, contribuindo para economia de tempo e a construção de espaços voltados para o lazer, associado a uma boa segurança pública, gerando opções de hobbys paras as pessoas. Lembrando que todas essas obras devem partir da utilização da educação ambiental implantada com as construções das escolas.

É preciso uma mobilização social, para cobrar do Governo políticas públicas voltadas para a preservação da qualidade de vida. É necessário que as pessoas utilizem ferramentas da globalização, como a internet, através das redes sociais para alertar os outros sobre os riscos que estamos sujeitos com a degradação desenfreada do planeta e os benefícios que teremos se começarmos a praticar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com