TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADM

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 10

Faculdade Anhanguera de Joinville

Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Administração

Professor: Alexandre Lima

Nome

 Edmilson Duarte

 Anthony Ricardo Cavalli de Paula

 Daiane Albrecht

 Simone Silveira

 Ildo Carlos Bonato

RA

 1575125860

 2485746372

 2484662618

 1512261607

 2490758794

Atividades Práticas Supervisionadas

Joinville, 13 de Abril de 2015


INTRODUÇÃO

Nesta ATPS, abordaremos os tópicos apresentados não só em sala de aula, mas também em pesquisas realizadas junto ao livro texto (ref. PLT 801 – Anhanguera Educacional – Administração: Teoria, Processo e Prática – 5ª Edição – Idalberto Chiavenato).

Assim, discutiremos como são abordadas técnicas para recuperação de uma empresa no quesito financeiro, tecnológico, recursos humanos e no ambiente da empresa, após uma crise e venda da mesma (empresa).

DESENVOLVIMENTO:

Exercício referente a ATPS:

  1. Propor uma estratégia empresarial emergencial e uma campanha motivacional para a empresa METALFIXER:

ETAPA 1

PASSO 2

Relatório atual da empresa:

Empresa familiar, no ramo de fabricação de parafusos, fundada em 1960, com boas atuações no mercado até 2001, onde a Direção da empresa passou a ser presidida por mais (03) três Diretores, além do fundador.

Com esta nova gestão, houveram vários investimentos para modernização dos equipamentos da planta entre 2001 e 2010, porém com o falecimento do fundador em 2009, passaram a ocorrer vários desentendimentos na Direção, assim impactando diretamente no andamento dos negócios.

Visando uma reestruturação da empresa, fora contratado um novo Diretor, em 2012, para o setor de RH, porém sem sucesso, dando sequência na crise com baixas significativas na mão-de-obra produtiva (caindo 50%), faturamento (caindo 40%), e lucro líquido (caindo 23,5%).

Devido ao desgaste da imagem da empresa, além da grande perca e falta de capital, houve o processo de venda da empresa a um novo grupo de empresários da região.

Através desta breve análise junto a empresa METALFIXER, apresentaremos um plano estratégico emergencial, para implantação nos próximos (04) quatro meses, abrangendo não só a empresa, mas principalmente as áreas de tecnologia, recursos humanos e finanças.

PASSO 3

Estratégia emergencial para os próximos (04) quatro meses, focada no ambiente da empresa, tecnologia existente, recursos humanos e financeiros:

1° mês:

Ambiente financeiro:

Fazer um levantamento financeiro geral, verificando o que foi pago, o que não foi pago, e o que falta pagar, compatibilizando cada item a fim de verificar se o preço do serviço/produto está coerente.

Assim, temos a necessidade de um:

- Relatório de dividendos completo, atualizado, para fins de negociação das dívidas dentro das reais possibilidades de pagamento da empresa, ou seja, da nova gestão;

- Revisão dos processos da gestão anterior, para identificação de erros/problemas gerados em situações de compra, venda, administração, investimento, etc.;

- Redução de custos desnecessários em geral (corte de gastos), como telefones móveis, horas extras, reduções de salários, frota, etc., atentando-se a não prejudicar o produto e sua qualidade;

- Análise financeira do dividendo, visando a captação de recursos para pagamento do mesmo (financeira);

Ambiente da empresa:

Fazer um levantamento geral dos equipamentos e ambientes, analisando-os em relação a sua produtividade e uso, verificando se existem equipamentos ou setores obsoletos, ou se existem a falta de equipamentos ou setores que possam melhorar o processo produtivo num todo.

Assim, temos a necessidade de um:

- Relatório de patrimônio completo, considerando bens produtivos e obsoletos;

- Relatório de equipamentos danificados, ou em processo de manutenção (preventiva/corretiva);

- Relatório de setores e suas funções, a fim de analisar se os ambientes comportam suas demandas;

Ambiente tecnológico:

Fazer um levantamento geral dos equipamentos, analisando-os em relação a sua produtividade e uso, verificando se existem equipamentos mais modernos, que possam vir a melhorar o processo produtivo.

Assim, temos a necessidade de um:

- Relatório de equipamentos por data da aquisição;

- Relatório de equipamentos por capacidade produtiva;

- Relatório de equipamentos disponíveis no mercado para fins de troca/investimento;

Ambiente de recursos humanos:

Fazer um levantamento geral dos colaboradores da empresa, assim como terceirizados.

Assim, temos a necessidade de um:

- Relatório de funcionários, cargos, salários, e demais despesas dos mesmos;

- Relatório de terceirizados e despesas com os mesmos;

- Relatório de operação (produtividade x mão-de-obra);

- Relatório de satisfação dos colaboradores;

2° mês:

Ambiente financeiro:

Tendo os levantamentos e relatórios realizados, assim estudados, temos em mãos os valores compatibilizados do que fora contratado x pago, contratado x à pagar e contratado x em atraso.

Dessa forma, podemos analisar os contratos, verificando e/ou rastreando erros passíveis nestes processos, aos quais permitiram a empresa chegar em tal situação.

Com estes valores, podemos traçar a meta para pagamento dos dividendos, bem como analisar a forma para pagamento dos mesmos, se deverá ser captada pelo atuais proprietários através de investimentos diretos, ou se serão captadas através de financiamentos bancários, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (174.4 Kb)   docx (349.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com