TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração - Etapa 1 e 2

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.343 Palavras (14 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 14

Faculdade Anhanguera Jundiaí

Engenharia de Produção

[pic 1]

Izaelvis Taimyller                                        RA: 6217188083

Celso Soler                                                RA: 1102000868

                 Susane Viacava                                                RA: 3773752594                

                     Sergio Delboni                                                     RA: 1102000879

                     Rodrigo de Campos Zanatta                                 RA: 1102000869

                     Ewerton A. Pavani Ming                                      RA: 5668147832

ATPS Administração da Produção

Jundiaí, 04 de Abril de 2015

ETAPA 1

Passo 1

         O estudo de Tempos e Métodos analisa o trabalho de forma sistemática com o objetivo de desenvolver métodos práticos e eficientes visando a padronização das operações. O projeto de métodos se destina a encontrar o melhor jeito para execução de tarefas, a partir do registro e análise sistemática dos métodos existentes e previstos para execução de determinado trabalho.                 Busca idealizar e aplicar métodos mais cômodos que conduzam a uma maior produtividade. A origem dos estudos está relacionado ao empenho de 3 pessoas: Frederick H. Taylor (Estudo de tempos) e Frank e Lillian Gilbreth (Estudo de movimentos e métodos). Taylor, com formação em engenharia mecânica é considerado o pai da engenharia de produção. Iniciou seus estudos relativos ao trabalho em 1881 na Midvale Steel Company. Atuou nos segmentos de aço rápido, usinagem de metais, estudo de tempos, utilização de um método científico para a organização e descanso no trabalho.                                                         Já Frank e Lilian Gilbreth, conhecidos como casal Gilbreth, iniciaram os estudos em 1885. Usaram a formação complementar para compreender o fator humano, bem como materiais, ferramentas e equipamento.

Evolução Histórica do Estudo de Tempo e Métodos:

[pic 2].

Passo 2

        O processo de estudos de tempos e métodos na empresa XXX começa antes de vender o produto, quando é feita a procura por um produto que temos a ofertar, para este normalmente já temos um banco de dados onde é feita a pesquisa e neste já existe dados para definir custos e prazos. Após definido o processo de venda esta documentação é enviada a engenharia, para desenvolver o projeto. Feito isto a engenharia avisa através de um email, a disponibilidade do subconjunto a ser fabricado Este documento é enviado para o departamento de programação de fabrica, order management (OM) que define o que vai ser comprado ou fabricado internamente, o que vai ser comprado ele dispara requisição via SAP, e o que vai ser produzido internamento envia para o departamento de métodos e processos.  

        A partir deste momento a engenharia de métodos processos começa o seu trabalho:

1°: É criado o roteiro de fabricação com todas as etapas do processo, onde neste é e detalhado todo o fluxo e com suas operações definidas, já com tempos pré-estabelecidos. Em conjunto com o roteiro, também é criada toda a programação CAN, e listas de ferramentas, disponibilizado via rede os desenhos necessários para execução da tarefa:

             . [pic 3]   

                  2° A peça é disponibilizada no BUFFER, já com seu roteiro fabricação:

[pic 4]               

        Em conjunto com estes fenômenos, é definida a programação de fabricação, ou seja, a seqüência de fabricação por peças, lógico seguindo uma seqüência lógica sempre se atentando para dar um balanceamento de carga para todo o corpo fabril. Ver na figura abaixo o exemplo de uma definição de carga de um centro de trabalho.

Carga Fabrica:

             [pic 5]

        Esta definição é feita de uma maneira macro, ou seja, sempre ocorrem alterações, devido a dependência de fornecedores e outros centros de trabalho que é acompanhado e controlado pelo planejamento conforme o ocorrido diariamente.                                         

        O acompanhamento é discutido diariamente através de uma reunião diária que acontece todos os dias, na primeira hora do dia, onde é representada por uma gestão a vista conforme figura abaixo, onde nesta reunião é definido todas as pendências para que o planejado ocorra, nesta reunião participa os responsáveis de cada área de suporte a fabrica.

Reunião diária:

[pic 6]                                       

          [pic 7]           

        

        O processo como um todo é controlado diariamente pelos lideres do departamento, onde antes de iniciar cada turno de trabalho, é feito um contrato de produtividade com o operador do centro de trabalho, onde são definidas em conjunto, (líder e operador) as operações a serem executadas naquele turno der trabalho e de hora em hora o líder passa no centro de trabalho para dar suporte para que o contrato aconteça isto é feito apenas para direcionar o colaborador e aumentar a produtividade.

Contrato de produtividade diário:[pic 8]

        Agora o controle geral de tempos é feito de forma online, aonde no apontamento vem descrito o tempo a ser executada a tarefa, o quanto ele já gastou, ou seja, como ele esta indo na operação, pois informa também o tempo que falta para finalizar a operação, e se o operador por algum motivo abrir um apontamento improdutivo o responsável da área em que esta sendo apontado tempo improdutivo recebe um aviso para verificar o que realmente esta acontece e resolver problema na hora:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (583 Kb)   docx (407.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com