TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO ESTRATÉGICA E ORGANIZACIONAL

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.905 Palavras (16 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 9º SEMESTRE

GESTÃO ESTRATÉGICA E ORGANIZACIONAL

ATPS ETAPA 2

DOCENTE: Rodrigo Marchioni

[pic 2][pic 3]

SANTA BÁRBARA D’OESTE

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVO        

3.        MAPEAMENTO DE PROCESSOS        

4.        MISSÃO, VISÃO E VALORES        

        4.1 MISSÃO        

        4.2 VISÃO        

        4.3 VALORES        

5.        A MATRIZ BSC PROPOSTA        

        5.1 PERSPECTIVA FINANCEIRA        

        5.2 PERSPECTIVA DE CLIENTES        

        5.3 PERSPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS        

        5.4 PERSPECTIVA DE PESSOAS E APRENDIZADOS        

6.        ANÁLISE SWOT        

        6.1 COMO MONTAR UMA MATRIZ SWOT        

        6.2 BENEFÍCIOS EM FAZER UMA ANÁLISE SWOT        

        6.3 NOSSA ANÁLISE DE SWOT        

7.        BENCHMARKING        

        7.1 O PROCESSO DE BENCHMARKING        

8.        ESTRATÉGIAS DE MARKETING        

9.        REFERÊNCIAS        

        


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho de Gestão Estratégica e Organizacional visa compreender e colocar em prática as competências e habilidades aprendidas em pesquisas e sala de aula ministradas pelo professor Rodrigo Marchioni, a fim de que estejamos aptos a concluir o desafio proposto neste trabalho, seguindo os passos a serem percorridos conforme descrito na atividade, para a solução deste, promovendo a convivência e o trabalho em equipe.

Para isso, o grupo identificou uma organização da qual um dos integrantes do grupo já trabalhou, para a formulação e base para o desenvolvimento deste trabalho, que será dividido em 02 (duas) etapas. Para a realização da primeira etapa, iremos mapear os processos da empresa, criar (ou adequar) sua “missão, visão e valores”, e determinar a estratégia empregada através da metodologia BSC (Balanced Scorecard).

Para a realização da segunda etapa, o grupo irá seguir os passos descritos e propostos no desafio enviado pelo professor, no qual contém a adequação de uma análise SWOT em complementação ao Balanced Scorecard, utilização de um processo de benchmarking e sua viabilidade, divulgação da organização através de um desenvolvimento de estratégias de marketing e para finalizar, expor as estratégias organizacionais utilizadas para atingir os objetivos e metas propostos e já citados no relatório anterior.

  1. OBJETIVO

O objetivo da primeira etapa da Atividade Supervisionada é elaborar soluções concretas sobre o conhecimento da gestão estratégica organizacional para o desenvolvimento de um pensamento crítico, aplicando as técnicas aprendidas na prática, levando em consideração as seguintes etapas:

1 - O mapeamento dos processos;

2 - A criação ou adequação da missão, visão e valores;

3 - A determinação da estratégia a ser empregada através da matriz BSC.

  1. MAPEAMENTO DE PROCESSOS

A empresa tem como objetivo principal oferecer um produto com qualidade superior ao existente no mercado, então todos os processos que impactam na qualidade do produto são processos críticos, que existem em praticamente todas as organizações.

Alguns processos são genéricos e encontrados em todas as organizações, mas existem as particularidades de cada empresa, processos que só existem naquela empresa e depende do objetivo principal da organização. Claro que diante de um objetivo muito abrangente, como o menor custo de produção, pode-se finalizar a identificação dos processos críticos com inúmeros processos listados.

Existem várias ferramentas para o mapeamento de processos, as mais simples e práticas como os Checklists ou Fichas de Atividades, porém a mais utilizada é o fluxograma, e em nossa experiência prática, focamos única e exclusivamente em fluxograma, devido ao tempo escasso que possuíamos. O mapeamento de processos realizados por nós, foi feito de forma macro, e bastante simplificada, com o intuito de mostrar a abrangência geral da produção.  O software utilizado para tal foi o Microsoft Visio 2016, um complemento do Microsoft Office. Esse software foi criado exclusivamente para mapeamento de processos, então, para se ter um trabalho profissional mesmo, esse é um dos melhores. De negativo podemos citar que ele é pago e muito específico.

A seguir, o nosso mapeamento de processos:


[pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7]


  1. MISSÃO, VISÃO E VALORES
  1.  MISSÃO

A missão da organização, pode ser entendida como o que lhe motiva, a razão de ser, seus clientes e o que ela tem de melhor a oferecer. A missão define a organização como um todo e seu método de trabalho. Essa definição serve como critério geral para a tomada de decisões, auxiliando a gestão estratégica como um todo. Em resumo, apresenta o que a organização faz, para quem ela faz e como ela faz. (prestação de serviço ou produto).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (613 Kb)   docx (357.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com