TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL

Por:   •  7/4/2015  •  Monografia  •  2.687 Palavras (11 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 11

ATPS GESTÃO ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL

ETAPAS 3 E 4

Curso de Engenharia de Produção - da Faculdade Anhanguera

Etapa 1 – Passos 1, 2 e 3.

Muito poderia se falar para definir o que é Comportamento Organizacional. Porém, em palavras simples este conceito se refere ao estudo do comportamento humano através das atitudes e ações dos indivíduos ou grupos no ambiente de trabalho. Ele tem por objetivo explicar ou identificar causas para determinados acontecimentos; prever através de uma ação específica eventos futuros e controlar o comportamento do ser humano integrante de uma organização. Engloba o estudo de pessoas, grupos e interações nas estruturas organizacionais e interorganizacionais.

Para uma definição mais detalhada, conta com conceitos de psicologia e sociologia. Identifica comportamentos relacionados à produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania tendo por objetivo a satisfação no trabalho aliada a eficiência e eficácia.

Alguns fatores podem interferir no comportamento organizacional. Entre eles estão à estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento e habilidades interpessoais. Este conceito é uma oportunidade para aumentar a produtividade e qualidade dos produtos de uma empresa, atuando como melhoria em habilidades humanas como motivação, liderança, satisfação com trabalho entre outras.

Administrar a diversidade, é talvez um dos desafios mais importantes e abrangentes. Aprender a trabalhar diferentes culturas atendendo assim a globalização. Este conceito estimula a inovação e mudança tornando mais fácil o entendimento e convívio com a flexibilidade, espontaneidade e imprevisibilidade. Auxilia no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Temos o pensamento sistêmico pode ser definido como uma nova forma de percepção da realidade. São problemas sistêmicos que estão interligados e são interdependentes, temos um sistema integrado em que as propriedades surgem das inter-relações entre suas partes. Entender a realidade sistemicamente significa literalmente colocá-las dentro de um contexto e estabelecer as suas relações.

Os sistemas não podem ser compreendidos apenas por analise individual e sim vistas e entendida dentro do contexto todo, ou seja, o pensamento sistêmico, que é um sistema que pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas que se interagem para alcançar um objetivo. Podemos afirmar que o ser humano é um sistema dentro de sistemas. Nosso organismo é um conjunto de órgãos funcionando cada um com a sua função para o nosso bem. Por pensamento sistêmico entende-se que as pessoas encontram uma forma de entender Sistemas, problemas divididos, isto é, estuda os problemas por partes sem perder a Visão do todo. As transformações permitem que os profissionais requeiram uma revisão de sua forma de atuar, desenvolvendo uma visão de mundo sistêmico. Assim o profissional poderá pensar e construir novas formas de ação para melhorar o sistema.

A mudança é diretamente proporcional ao crescimento desde que um líder saiba identificar seus atributos. Observar mudanças em um ambiente e identificar suas oportunidades e riscos é essencial na prática da liderança. Um líder deve praticar a observação rápida de precisa de mudanças e desenvolver habilidades na análise, aplicação, coordenação e consolidação destas.

Como está sugerido pelo próprio tema, uma mudança consiste muitas vezes no desconhecido, portanto as métricas de liderança tangentes à comunicação, persuasão, análise de riscos e planos alternativos, não são garantias de implementações bem sucedidas. Um líder precisa calcular precisamente o impacto no ambiente organizacional que a mudança sugere, observando constantemente as zonas de conforto, acomodações impactadas e a dimensão do desafio oferecido ao seu quadro funcional. A observação, a comunicação, a dinâmica e o planejamento devem ser moderados pelo líder de forma que sejam absorvidos os medos e confortos demasiados preparando um quadro organizacional capaz de tolerar mudanças de forma transparente e continua. Como um quadro funcional é composto de diversas características mudanças devem ser aplicadas de formas claras, coerentes e continuas exigindo comunicação e persuasão por parte de um líder.

Em um sistema tendencioso às mudanças é preciso empregar corretamente a tecnologia disponível no mercado. Percebermos que a globalização exige dinâmica nos processos de atendimento, administração e condução de projetos, como atender remotamente clientes e executar tarefas dispersas geograficamente. Usar a tecnologia disponível e a capacidade intelectual do grupo é uma importante característica do líder em frente à administração de mudanças. Persuasão, inovação, criatividade e visão são valores essências dentro do ambiente organizacional.

Concluindo o presente texto, o ambiente dinâmico em que as organizações se inserem, exigem das mesmas, constante flexibilidade e multidisciplinaridade. As mudanças organizacionais são uma exigência ao mercado, e a adaptabilidade das organizações é necessária para a sua efetiva competitividade e sobrevivência. Portanto, notamos que existe um consenso em descentralizar, flexibilizar, criar processos de tomada de decisão e comunicação mais ágeis e ofertar bens e serviços na forma de rede em contraposição a linearidade cartesiana dos modelos de administração da teoria clássica da administração.

Etapa Nº 2 – Passos 1,2 e 3

Com base nas pesquisas de campo realizadas pelo grupo, no total de 21 pesquisas, seguem as conclusões das respostas.

Realizamos pesquisas em sete empresas de diferentes ramos, sendo elas nas áreas de publicidade, telecomunicações, confecção, saúde, financeira e gráfica.

1) No que consiste o conceito de Inovação?

É a inovação dos conceitos e processos da empresa por busca de novos resultados e possibilidades de mercado. Inovação é algo diferente, novo e atualizado. É descartar o “modelo” antigo. É renovar, é reciclar, é adaptar o “velho” e transformar em “novo”.

2) Como a personalidade pode interferir no processo de implantação de novos conceitos? Pessoas inflexíveis não aceitam inovações, dificilmente absorvem um novo conceito ou uma mudança por medo de enfrentarem a realidade de novos padrões. Ao passo que pessoas flexíveis, atualizadas e otimistas, vêem as mudanças como novas possibilidades de adquirir experiências e conhecimentos, se adaptando as novas idéias com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com