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Gerenciamento de Projeto de Software Com Métodos Ágeis

Por:   •  27/6/2015  •  Artigo  •  1.852 Palavras (8 Páginas)  •  285 Visualizações

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Artigo Gerenciamento De Projeto De Software com Métodos Ágeis

Gerenciamento de Projeto de Software

Com Métodos Ágeis

Abstract

This article has objective to present the agile methods with focus in software project manager in the frequent delivery, prioritizing the business value and also report the difficult faced in the implementation of agile methods in the software project manager.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os métodos ágeis com foco no Gerenciamento de software com entregas frequentes, priorizando o valor de negócio e também relata as dificuldades enfrentadas na implementação dos métodos ágeis em Gerenciamento de projeto de software.

1. Introdução

Nos últimos anos os métodos ágeis vem ganhando mais popularidade e grandes empresas como Google, Yahoo, IBM, Microsoft dentre outros os tem utilizado. O conceito de desenvolvimento ágil é a utilização de um conjunto de metodologias no projeto de software, estas metodologias são estruturas conceituais organizadas para guiar o projeto.

No inicio da década de 90, no intuito de desburocratizar os processos de desenvolvimento de software, novas abordagens chamadas de “processos leves” como Scrum, XP(Extreme Programming), Kamban e FDD(Feature Driven Development) surgiram.

Os métodos ágeis utilizam ciclos curtos que são chamados de iterações, que tem durações de poucas semanas garantindo feedbacks frequentes e respostas rápidas as mudanças em torno de projeto de software. Cada iteração contém as etapas necessárias para que se realize um incremento no produto com planejamentos, análises, codificações, testes e documentações diferente demetodologias tradicionais onde se encontra um processo em cascata em que todas as etapas citadas são executadas uma única vez.

2. Compreendendo os Valores Ágeis

O manifesto ágil é composto por 4 valores fundamentais:

“Indivíduos e a interação entre eles mais dos que processos e ferramentas”, as equipes geralmente são formadas por pessoas com diferentes papéis, que possuem responsabilidades juntas pelo resultado do trabalho que realizam. Os processos são realizados por pessoas, e as ferramentas são utilizadas por pessoas, por isso que está interação tem que ocorrer de forma equilibrada e eficiente pois caso não aconteça os processos estarão comprometidos.

“software em funcionamento mais do que documentação abrangente”, a documentação é importante para o projeto, em cada entrega ela poderá ser produzida e entregue junto com o software em funcionamento.

A “colaboração com o cliente é mais valorizada do que negociação contratual”, a colaboração e a participação do cliente no desenvolvimento é essencial, os métodos ágeis procuram trazer o cliente para perto da equipe, o cliente já se faz parte do projeto e tem um papel muito importante para que o projeto seja bem sucedido.

“responder a mudanças é mais importante do que seguir um plano”, a equipe ágil precisa possuir a capacidade de adaptação a constantes mudanças, é uma qualidade essencial entregar projetos bem sucedidos.

3. Método Ágil Scrum

O scrum é um dos métodos ágeis mais populares da atualidade e tem foco maior nos aspectos gerencias no desenvolvimento de software, cada interação é chamada desprint. Geralmente cada sprint tem um período de mês que pode variar de poucos dias a algumas semanas, toda a sprint começa com uma reunião de planejamento que é dividida em duas partes, a primeira dela tem foco mais estratégico, se decide o que sera feito, quais funcionalidades serão implementadas e difine-se uma meta para o sprint, para isso o product owner apresenta os itens do product backlog e a equipe obtêm informações suficientes sobre cada um dos itens fornecendo estimativa de tempo e hora para o trabalho. A segunda parte da reunião que é mais tática, decide-se como serão feitas as tarefas, são possíveis diversas decisões de negócio e decisões técnicas. Ao fim do sprint mais duas reuniões acontecem, a reunião de revisão e a reunião de retrospectiva.

As pessoas envolvidas no scrum são divididas em três papéis principais: scrum master, product owner(dono do produto) e a equipe. O product owner é o maior interessado no software, aquele que entende a necessidade e a visão do produto, define o que deve ser feito e prioriza as funcionalidades a serem desenvolvidas mantendo-as no product backlog que é uma lista de todas as funcionalidades que deve ser implementadas, ordenadas por prioridade.

A equipe é composta por um número que varia de cinco a nove pessoas dos mais variados perfis como: testadores, desenvolvedores, designers, analistas de negócios, entre outros, assim integrando a equipe. O principal objetivo é implementar as funcionalidades que foram selecionadas para serem desenvolvidas na interação e entregá-las em funcionamento ao final desteperíodo.

O scrum master é responsável por manter o processo em funcionamento assegurando que todas as regras estão sendo aplicadas e remover os impedimentos da equipe. O scrum master não determina o que cada membro da equipe deve ou não fazer, a equipe se compromete com a entrega das funcionalidades e então se auto organizam definindo por quem e em qual momento as tarefas serão realizadas.

O Scrum possui eventos:

Reunião de planejamento da Sprint

É uma atividade com duração de 8 horas da qual participa todos os profissionais comprometidos com o projeto(Product Owner, Scrum Master, equipe de desenvolvimento), a reunião é formada em duas etapas: o Product Owner define a prioridade de funcionalidades a serem implementadas( a partir do backlog), posteriormente a equipe montará sua própria lista de trabalho (Sprint Backlog) com base no que foi exposto pelo Product Owner.

Reunião Diária

É uma reunião de curta sessão de 15 minutos em que membros do time e o Scrum master comentam a situação atual(muitas vezes em pé dentro de um recinto), isto normalmente envolve uma rápida explanação do que foi feito no dia anterior, o que será realizado na data atual e uma discussão de prováveis impedimentos que foram encontrados.

Revisão da Sprint

É uma reunião de normalmente 4 horas em que estão presentes o Product Owner, o Scrum Master e a equipe(pode acontecer ainda de outras pessoas serem convidadas para participar). As atividades desempenhadas durante a Sprint são apresentadas, procedendo-se com a entrega de software funcionando.

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