TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidentes Com Gases

Por:   •  22/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Bhopal, centro da Índia, da noite de domingo dia 2 para segunda dia 3 de dezembro de 1984 ocorreu um vazamento de gás venenoso, o metil isocianato (MIC). O acidente foi resultado da inesperada reação química deste gás com água que ocorreu nas instalações da Union Carbide, indústria química multinacional de agrotóxicos, a qual produzia condições para que houvesse alimentos para uma Índia em plena expansão populacional nas décadas de 60 e 70. Usava-se a síntese do metil isocianato a partir de fosgênio(gás extremamente letal usado nas guerras mundiais) e metilamina; síntese do inseticida Sevin, a partir do metil isocianato(MIC) e α-naftol (figura 1). O gás metil isocianato(MIC) era armazenado em vários tanques pressurizados, cada um com capacidade para 42 toneladas de gás liquefeito, capazes de matar milhares de pessoas caso algo desse errado.

 Figura1:[pic 1]

Quando um desses tanques rompeu as possíveis causas do acidente foram:

- Durante a etapa de manutenção, a adição de água promoveu o entupimento dos canos, em virtude da sujeita que se acumulou com a lavagem. Com isto, a água começou a fazer o caminho inverso que deveria. Devido à alta reatividade do MIC, a interação entre os dois líquidos é perigosa. Pelo planejamento da empresa, deveria existir um impedimento da entrada de água no tanque. A tragédia teve início quando 35 toneladas de MIC reagiram com água e vaporizaram. Fora isso, vários problemas causaram um acidente maior: como antes da limpeza dos canos, não isolar uma seção para que a água não possa fluir para dentro dos compartimentos como procedimento de segurança que demora cerca de duas horas ignorado pelos funcionários, os quais fizeram a lavagem dos canos sem isolá-los das demais seções/ os medidores de pressão da válvula que ligava os canos aos tanques de reservatório estavam com defeito, o que poderia ser evitado o acidente/ a válvula estava com vazamento e, se gás saia, água poderia entrar. E entrou.

Como consequência desses fatores: o vazamento do tanque liberou uma forte energia, como processo exotérmico da reação do MIC com a água produzindo como produtos gás carbônico e excesso de MIC, contendo cerca de 35 toneladas de metil isocianato, afetando as pessoas e levando ao óbito confirmado de 2500 pessoas, número de lesionados permanentes com problemas de disfunção pulmonar é estimado em 20000 pessoas e cerca de 100000 a 200000 de expostos pela nuvem de gás.

2- O desastre de San Juan ixhuatepec (1984) no subúrbio da cidade do México. O incidente ocorreu em uma instalação de armazenamento e distribuição para gás liquefeito de petróleo (GLP), pertencente à empresa multi-estatal, Petróleos Mexicanos (PEMEX). A instalação consistia de 54 tanques de armazenamento de GLP, destes, 6 eram tanques esféricos (quatro com capacidade de 1.600 me dois de 2.400 m3) e 48 tanques cilíndricos horizontais de vários tamanhos. No total o armazenamento de GLP com todos os tanques consistia em 11000 m3(11.000.000 litros de gás GLP).

 O desastre foi iniciado por um vazamento de gás provavelmente causado por uma tubulação durante as operações de transferência entre o pátio de tancagem das esferas com os vasos cilíndricos. Cita-se que um desses tanques sobre pressão rompeu a tubulação que provavelmente não possuía espessura de parede adequada. Resta saber se a parede da tubulação sofreu corrosão, ou estava subdimensionada (falha de projeto ou de instalação).  Outra dúvida que paira sobre o caso é se a inspeção de equipamentos tinha o controle de medição de espessura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (156 Kb)   docx (136.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com