TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agregados Graúdos e Miúdos

Por:   •  31/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  1.854 Visualizações

Página 1 de 6

Agregados

Os agregados representam, hoje, cerca de 80% do peso do concreto. É um material granular, sem forma e volume definidos, inerte, de dimensões e propriedades adequadas para o uso em obras de engenharia e isento de impurezas prejudiciais. A qualidade destes materiais é fundamental e de mera importância na obtenção de um bom concreto, exercendo forte influência na resistência mecânica do produto acabado e em sua durabilidade e no desempenho estrutural.

Desempenham importante função nas argamassas e concretos, visando desde a economia até a técnica e são característicos pela importância da retração, aumento de resistência ao desgaste, sem prejudicar a resistência dos esforços mecânicos.

Os agregados podem ser classificados quanto:

• À origem

• Às dimensões das partículas

• À massa unitária

a) Quanto à origem, eles podem ser:

- Naturais: são encontrados na natureza sob a forma definitiva de utilização, ou seja, na forma de agregados. Exemplos: areia de rios, seixos rolados, cascalhos, pedregulhos.

- Artificiais: são obtidos pela britagem de rochas, ou seja, precisam de um trabalho de afeiçoamento sob ação do homem, com a finalidade de chegar a situação de agregado. Exemplos: pedrisco, pedra britada, areia obtida pela moagem de fragmentos maiores.

- Industrializados: são aqueles obtidos por processos industriais. Exemplo: argila expandida, escória britada.

b) Quanto à dimensão de suas partículas, a NR define o agregado da seguinte forma:

- Agrado Miúdo: a areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, quando seus grãos passam pela peneira ABNT de 4,8mm devem ficar retidas na peneira ABNT 0.075mm.

- Agregado Graúdo: é o pedregulho natural, ou a pedra britada proveniente do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, quando seus grãos passam pela peneira ABNT 152mm, devem ficar retidos na peneira ABNT 4,8mm.

- Pedrisco: 4,75/12,5 mm

-Pó de pedra: menor que 6,3mm

c) Quanto à massa especifica, pode se classificar como:

- Agregados Leves: M.E < 1000 kg/m³. Exemplo: pedra pome, vermiculite, argila expandida.

- Agregados Médio/Normais: 1000 < M.E. < 2000 kg/m³. Exemplos: basalto, granito, etc.

- Agregados Pesados: M.E > 2000 kg/m³. Exemplos: barita, magnetita, limonita, etc.

Os agregados são obtidos de varias maneiras, como pela extração direta do leito dos rios, por meio de dragas (areia ou seixos), e, ás vezes, de minas (areia). Depois da obtenção, eles recebem um cuidado, que consiste na lavagem e classificação. Um exemplo é a pedra britada, que é obtida por redução de pedras maiores, esse processo é caracterizado pela trituração em aparelhagem especial, os britadores.

Características das rochas de origem

a) Em relação à atividade, o agregado deve ser, segundo sua definição, um elemento inerte, ou seja, não deve conter constituintes que reajam com o cimento “fresco” ou endurecido, não devem sofrer variações de volume com a umidade e não devem também conter incompatibilidade térmica entre seus grãos e a pasta endurecida.

b) Em relação à resistência mecânica, ela varia de acordo com o esforço que a compressão se exerce paralela ou perpendicular ao veio da pedra. Estes materiais não apresentam qualquer restrição ao seu emprego no preparo de concreto normal, pois tem resistência muito maior que às máximas dos concretos.

A pasta de cimento e a água não resistem ao desgaste, quem passa essa função para o concreto é o próprio agregado.

c) Durabilidade: o agregado deve apresentar sempre uma boa resistência ao ataque de elementos agressivos. Há um ensaio que nos mostra a durabilidade de um agregado, e é realizado da seguinte forma: o agregado é submetido a uma ação de uma solução de sulfato de sódio ou magnésio, determinando-se a perda de peso após 5 ciclos de imersão por 20 horas, seguidas de 4 horas de secagem em estufa a 105°C. É de 15% a perda máxima admissível para agregados miúdos e de 18% para agregados graúdos, quando for usada a solução de sulfato de magnésio.

Agregados Miúdos

Os agregados miúdos são resultantes do britamento de rochas estáveis, com tamanhos de partículas que ficam 15% no máximo retidos na peneira 4,8mm.

Como os mesmo são entregues as obras mais ou menos úmido, é obrigatório à determinação periódica de seu teor de umidade, para corrigir a quantidade de água que deverá ser empregada na confecção das argamassas e concretos, levando em conta a água carregada pelo agregado.

A determinação da umidade pode ser feita através de: secagem em estufa, secagem por aquecimento ao fogo, frasco de Chapman, medida indireta pelo peso unitário ou aparelhos especiais.

O inchamento do agregado miúdo depende da composição granulométrica e do grau de umidade, sendo maior para as areias finas que apresentam maior superfície específica. Geralmente, o inchamento máximo ocorre para teores de umidade entre 4 e 6%.

São caracterizadas por 2 índices de inchamento:

- Umidade Crítica que é o teor de umidade acima do qual o inchamento permanece praticamente constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com