TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ameaças causadas pelos lixões

Por:   •  17/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

Ameaças causadas pelos lixões

A maior parte do lixo gerado pelos brasileiros é tratada inadequadamente, a poluição gerada através desse fator é agravada porque cerca de 70% do lixo coletado no país é jogado a céu aberto, destinados aos lixões, ou seja, diretamente no solo. O lixão por sua vez hoje considerado como uma ameaça a saúde pública e ao bem estar de pessoas que indevidamente têm acesso a ele. No processo da decomposição dos resíduos do lixo o mau cheiro gerado atrai animais e insetos, que cooperam para a transmissão de doenças, tais como Tétano, Hepatite A, Cólera, Tracoma, Febre tifóide, Verminose, alem disso pode tornar-se criadouro de mosquitos vetores de enfermidades como a dengue, entre outras doenças, já os animais são moscas, mosquitos, baratas, ratos, porcos e aves. Outro fator que também colabora para essa condição é a dificuldade de higiene nos espaços de triagem do lixo.

O lixão a céu aberto também afeta o meio ambiente, na contaminação do solo e na contaminação das águas subterrâneas com a penetração no solo do chorume( liquido de cor escura proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo).

Fatores como esses são de preocupações sociais e ambientais porque afetam diretamente e indiretamente a população. O lixão também constitui um problema social porque através dele famílias sobrevivem com a catação e venda de matérias para a reciclagem. Pessoas se alimentam e levam pra casa alimentos vencidos que são encontrados no lixo. Ficando assim bem vulneráveis as más condições oferecidas pelo lixão, e por doenças que ele transmite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com