TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Ergonômica do Trabalho

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

TAREFA 3

A Análise Ergonômica do Trabalho é ação fundamental do engenheiro de segurança pois o risco ergonômico é o risco transversal pois ele perpassa todos os outros riscos e aprofunda a análise da organização do trabalho em si. Assim tendo por base inicial o contido na apostila no que se refere este assunto, vamos analisar um caso hipotético aqui descrito e descreva os problemas que podem ser identificados, e as proposições de solução, numa lógica ergonômica:

        Verifica-se que a análise a ser feita está relacionada às várias áreas de atuação e pesquisa da ergonomia, que são dividas em: Organizacional, Física e Cognitiva. Também pode ser dividida quanto à abrangência (posto de trabalho e sistemas de produção) e contribuição

(concepção, correção, arranjo físico e conscientização). Seguindo a análise do caso hipotético, verificam-se algumas questões:

        Ergonomia Organizacional:

        Na concepção dos horários de trabalho:

        O turno de atendimento, mesmo dentro da carga horária diária, sofre picos de atendimento, sobrecarregando o funcionário nesses picos, com isso gera lentidão e reclamações, baixa qualidade de atendimento.

 Solução: Reorganizar a troca de turnos para que aumente o número de funcionários nos horários de picos.

         No trabalho em equipe:

        

        Mesmo com a contratação de funcionários temporários há a sobrecarga de vários afazeres e funções dos funcionários regulares.

Solução: Na contratação de funcionários temporários preverem e programar um treinamento para padronização do atendimento e funções realizadas no ambiente, com isso, facilitaria até mesmo futuras contratações.

         Atua nos sistemas e processos de comunicação dentro da organização:

        Colaborador opera sistema de som para transmitir recados para o interior da loja e outros sistemas para entrada e saída de mercadorias e notas.

Solução: Divisão de tarefas e treinamento dos sistemas mais complexos.

        No trabalho cooperativo:

Grande quantidade de tarefas por funcionário, o que diminui a qualidade e velocidade do atendimento, diminui a produção e os funcionários ficam mais fadigados.

Solução: Redução das tarefas distintas para no máximo duas tarefas relacionadas, exemplo: (a) trocar mercadorias e embalar produtos para presentes ou (2) controlar a venda de cartão da loja e tirar dúvidas sobre promoções, produtos e serviços. Aumentar quantitativo de funcionários fixos e redistribuir as funções.

        Na gestão pela qualidade:

        Sobrecarga em várias atividades exercidas e também com a entrada de funcionários temporários sem treinamento.

Solução: Planejamento anual para contratação de novos funcionários com treinamento prévio para divisão de funções por área para suprir as demandas necessárias.

        A Ergonomia Física:

         Atua nas posturas de trabalho: relatos dos funcionários que o balcão de atendimento muito baixo, cadeira sem regulagem de altura e encosto, mesa do computador sem suporte para escrever e sem espaço para mouse e teclado. Tudo isso relatado gera uma infinidade de dores (nas costas, lombares, ombros, pernas e pés, fadiga visual, tensão extrema de punhos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com