TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da condição e proposta de interversão

Por:   •  9/6/2018  •  Resenha  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

PRIMO, G; NOGUEIRA, M.L. Análise Da Condição E Proposta De Intervenção No Pavimento Da Ers-122 (Trecho Entre Caxias Do Sul E Flores Da Cunha),Anais: In: XXXI  Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, Recife-PE, 2017.

RESUME ESTENDIDO

Elaborado por: Vinicius Bruno de Oliveira Araújo

Data: 07/06/2018

RESUMO

O artigo apresentar a síntese sobre a analise da condição e proposta de intervenção no pavimento da ERS-122, para realizar a mesma, foram feitos ensaios de caráter estrutural e funcional, os levantamentos foram realizados no trecho compreendido entre os kms 80+040 e 91+180.

Palavras-chave: Pavimento, Análises Funcional e Estrutural, Restauração, Sistema de Gerência de Pavimentos.

INTRODUÇÃO

Segundo MARQUES (2012) pavimento é uma estrutura construída sobre a superfície obtida pelos serviços de terraplanagem com a função primordial de prover ao usuário segurança e conforto, essa função é mantida quando é realizado o monitoramento constante do pavimento e que as decisões certas de manutenção seja tornadas. Para reduzir os custos atrelados ao transporte, deve realizar um gerenciamento adequado da rodovia, consequentemente do pavimento, em decorrência que esse é o que onera os custos de um sistema de infraestrutura.

Com a engenharia de pavimento realiza projeto, construção, manutenção e gerenciamento dos pavimentos, assim os mesmos desempenham suas funções com custos reduzidos, essa redução é por meio do emprego tecnologias como os ensaios não destrutivos que avalia o estado do pavimento, são utilizados: Avaliação objetiva de superfície; Levantamento Visual Contínuo; Avaliação estrutural; e Avaliação subjetiva de superfície.

O Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) é eficiente na definição das intervenções a serem realizadas, em decorrência que o mesmo utilizar os dados obtidos com os levantamentos mencionados anteriormente, com os valores cria-se fluxogramas que vão definir qual a intervenção necessária. Em DNIT (2011) o SGP tem os seguintes componentes, planejamento, projeto, construção e manutenção, sendo todos integrados, no entanto a fatores externos que interfere, como os recursos orçamentários.

Por meio do uso das tecnologias citadas foi proposto um estudo sobre os levantamentos realizados em um trecho da ERS-122, esse foi o objetivo, que contemplou também propostas de intervenção no pavimento do trecho compreendido entre os kms 80+040 e 91+800 da respetiva rodovia.

METODOLOGIA

O trecho estudado que esta localizado na Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Principais características do trecho são: topografia e relevo de caráter ondulado e montanhoso e clima com amplitude térmica bastante elevada.

Para o monitoramento do trecho foi realizado levantamentos, os mesmos são: Levantamento Visual Contínuo (LVC – DNIT) e Vídeo Registro,  Avaliação de Irregularidade e Medidas de Trilha de Roda com Barra Laser , Levantamento Deflectométrico com FWD. Com os valores desses levantamentos, foram elaboradas planilhas com paramentos de cada sub trecho, esse parâmetros fornece base para escolher a melhor intervenção.

ANÁLISES E RESULTADOS

Os dados coletados nos levantamentos permite ver a condição do pavimento em estudo. A visualização desses dados é possível por meio a determinação da extensão dos subtrechos homogêneos (STH) de 200 metros. A parti do STH foi elaborado umas planilhas de parâmetros médios por subtrecho nesta planilha constam os parâmetros obtidos que se mostram mais eficazes para o fluxograma de soluções de projeto. Para aperfeiçoar as soluções, os STHs foram redefinidos de acordo com a ocorrência de classificações comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com