TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Aplicação de Robôs na Indústria

Por:   •  18/7/2020  •  Relatório de pesquisa  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

        [pic 1]        [pic 2]

PEDRO HENRIQUE MOREIRA CEZÁRIO

Robótica – Aula Atividade 06

SÃO PAULO – SP

2020

[pic 3]

PEDRO HENRIQUE MOREIRA CEZÁRIO - 181252

Robótica – Aula Atividade 06

SÃO PAULO – SP

2020   

         

  1. Questionário

Identificar as características, vantagens e desvantagens dos robôs industriais para cada tipo de aplicação.

  1. Num robô aplicado a carga e descarga de peças em prensas, como se pode eliminar o problema quando a matéria-prima termina ou quando a peça fica presa na matriz e o robô não é capaz de extraí-la?

Uma forma de eliminar seria a instalação de sensores simples no robô, com o objetivo de detectar uma espécie de “lacuna” no processo, por exemplo a falta de matéria-prima, e até algo que o robô não consiga executar, por exemplo, a peça ficar presa e o robô não poder extraí-la, assim colocando uma maneira do robô detectar e avisar quem pode solucionar o problema. Após a detecção do sensor do problema que o robô não pode solucionar, o sinal de alarme é enviado ao sistema supervisor, assim os técnicos e engenheiros devem ir até a zona de trabalho do robô assim solucionando o problema.

  1. Que cuidados devem ser levados em conta no projeto de uma estação de trabalho com maquinas ferramentas sendo alimentadas por robôs?

O principal cuidado que se deve tomar é a questão de programação, o que o robô deve fazer e o tempo que se deve fazer, ou seja, esses robôs devem ser precisamente temporizados. Por exemplo em uma célula de manufatura onde se tem um processo de fabricação de uma peça, é necessário uma sequencia lógica e temporizada, se não é capaz do robô fazer a retirada da peça no momento errado, por exemplo, retirar a peça enquanto o processo de usinagem estiver acontecendo, causando sérios problemas tanto na peça e na máquina ferramenta, também podendo causar colisões com equipamentos vizinhos.

  1. Comparando as capacidades e os benefícios dos robôs de solda com os robôs utilizados em carga e descarga de máquinas, chega-se a quais conclusões?

Comparando as capacidades, são semelhantes no quesito precisão, enquanto os robôs de solda precisam de precisão para fazer a soldagem com qualidade, os robôs de carga e descarga de máquinas precisam de uma precisão no quesito temporizador. Comparando os benefícios, esses robôs trazem uma grande melhoria nas condições de trabalho, ocupando a posição do ser humano de fazer tarefas perigosas, cansativas e que podem até gerar doenças, sem contar a economia de mão de obra e a qualidade da produção em menos tempo.

  1. Quais as vantagens da utilização de robôs no processo de pintura?

As principais vantagens na utilização de robôs no processo de pintura é a melhoria de condições de trabalho, ocupando a posição do ser humano de executar essa tarefa. Outra vantagem é o rápido retorno do investimento e maior qualidade da pintura.

  1. Em muitas operações de montagem, elementos de diferentes tamanhos e formas são montados num elemento central. Qual é a melhor solução para que um único tipo de robô possa ser utilizado neste processo?

A melhor solução para isso seria a utilização de variados órgãos terminais (garras e ferramentas). Por exemplo, os robôs poderiam executar tarefas de montagem, primeiro usando garras para trazer peças e colocá-las em um lugar e, em seguida, usar ferramentas especiais para fixá-las, como rebitadeiras ou grampeadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com