TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Vibração

Por:   •  16/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO

UNISAL – CAMPUS SÃO JOAQUIM

Luiz Felipe Ribeiro Rabelo

Marcos Vinicius Gonçalves do Prado Barbosa

Fabio André Ranna de Lima

Samuel Franco Pinto

Paulo Victor dos Santos

Mauro Costa Ramos

RELATÓRIO:

ANÁLISE DE VIBRAÇÕES

Relatório do 5º semestre do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, unidade de Lorena, tendo como integradora a disciplina Dinâmica das Máquinas e Vivrações sob a condução do professor Joselito Moreira Chagas.

Lorena

2018


Sumário

1.INTRODUÇÃO        4

2.OBJETIVO        5

2.1Objetivo Geral        5

2.2Objetivo Específico        5

3.Base Teórica        5

3.1Considerações sobre Manutenção        5

3.2Vibração na manutenção preditiva        6

3.Conceitos básicos de vibração        6

3.4.Classificação das vibrações        7

3.5.Fatores que influenciam as vibrações        7

3.6.Movimento harmônico simples        8

3.7.Parâmetros de vibração        8

3.8. Níveis de vibração        9

3.9. Componentes elementares de um sistema vibratório        10

4.Metodologia        10

5.CONCLUSÃO        13

6.BIBLIOGRAFIA        14

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho irá abordar os conceitos de análises de vibrações e as definições básicas necessárias para estudar o assunto. O estudo das vibrações se apresenta com o intuito de identificar nos equipamentos quando poderá ocorrer uma falha, geralmente aplicada em projetos na aquisição de novas máquinas ou máquinas que vieram de reparo da manutenção, assim a empresa consegue se organizar, em termos de cronograma, financeiros, compras, entre outros fatores que estão diretamente ligados à produção.

A manutenção na indústria tem evoluído continuamente no decorrer dos anos, atualmente estamos na quarta geração, manutenção centrada na confiabilidade. A análise de vibrações é uma ferramenta que surgiu na terceira geração, essencial para se obter o sucesso de projetos.

A importância desse estudo se torna relevante quando se analisa as economias geradas por consequência das aplicações das técnicas atuais da manutenção, promovendo um processo de produção contínuo planejado, a empresa funciona na prática conforme o estudo teórico desenvolvido e aplicado. Toda essa economia de tempo e dinheiro coloca a organização a frente, posicionando-se no mercado como uma empresa altamente competitiva.

2.OBJETIVO

2.1Objetivo Geral

Aprender e apresentar os principais conceitos do processo de análise de vibrações, desde as detecção a possíveis soluções.

2.2Objetivo Específico

  • Ampliar o conhecimento em análises de vibrações.
  • Adquirir noção básica sobre o assunto, compreendendo diagnósticos e soluções.
  • Analisar um motor elétrico através de um coletor e analisador de vibrações.

3.Base Teórica

 3.1Considerações sobre Manutenção

De acordo com Holanda (2016), a manutenção de modo geral é divida em três partes: corretiva, preventiva e preditiva.

A manutenção corretiva, conhecida como reativa ou pós-quebra, corresponde a primeira geração da história da manutenção, onde à intervenção no equipamento apenas na quebra. Assim este tipo de manutenção não oferece vantagens econômicas e de segurança no processo, visto que não tem informação de quando o equipamento irá falhar.

A manutenção preventiva corresponde a segunda geração e é definida por Kardek e Nascif (2009), como um processo realizado para reduzir ou evitar a queda no desempenho (falha ou quebra), através de um plano previamente elaborado, baseado em intervalos definidos de tempo. Estes intervalos são definidos inicialmente de modo estatístico pelo fabricante, quando as máquinas estão novas ou em condições normais de serviço. Tem como principal objetivo prevenir as paradas não programas, embora este evento possa ocorrer.

Já a manutenção preditiva ou de condição, como terceira geração, veio para estudar cada máquina individualmente, acompanhando o equipamento a partir de diversos parâmetros, como o ser humano que faz o check up para corrigir e melhorar seu funcionamento, através de tratamentos, medicações entre outros procedimentos. “A manutenção preditiva visa realizar a manutenção somente quando as instalações precisam dela” (SLACK, 2008, p.645), além do monitoramento é muito utilizada para o recebimento de novos equipamentos, já que identifica as anormalidades. Suas principais técnicas são a análise de vibração, termografia, análise de lubrificantes, ultrassom e o líquido penetrante.

 3.2Vibração na manutenção preditiva

Holanda (2016) explica que a manutenção preditiva possibilita um sistema de controle nas máquinas, motores, turbinas e equipamentos afetados por tais efeitos, através de instrumentos que monitoram e auxiliam no controle e identificação da vibração. Deste modo, percebe-se a vantagem competitiva que a empresa adquire diante do projeto elaborado, evitando quebra de equipamento, parada produtiva não programada, mão de obra extra na manutenção, gerando por consequência maior custo, entre outros eventos inesperados.

Segundo Bandeira, Abreu e Gianelli (2010), desde o início dos anos 70 com a implantação da manutenção preditiva nas indústrias, houve benefícios significativos na disponibilidade de equipamentos produtivos atingindo por consequência, de modo positivo, a economia da empresa. Todos esses benefícios se dão pela consequência da reduzir a intervenção da manutenção imediata no processo em até 70%.

Vale ressaltar que a implantação desse programa não necessita de grandes investimentos iniciais. Muitos medidores e analisadores de vibração são analógicos de baixo custo, de funcionamento simplificado, porém capazes de atender os requisitos básicos para o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (443.9 Kb)   docx (526.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com