TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de óleo

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DOS GUARARAPES

ABRAÃO ALEXANDRE DA SILVA

HANNA ELIZA DA SILVA MENDES

JOSÉ RUAN CLAUDIO DE ALBUQUERQUE

LUCAS TRAVESSA DA SILVA

WILLAMYS GUSTAVO DOS SANTOS DAMASCENO

METROLOGIA

ANÁLISE DE ÓLEO

Jaboatão dos Guararapes

2018

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem por objetivo apresentar as vantagens da implantação de um laboratório de análise de óleo credenciado ao Inmetro no estado de Pernambuco, visto que, por falta de investimento e interesse empresarial ficamos na posição de enviar para os estados do sudeste todas as amostras necessária para andamento do processo industrial e automobilístico da região.

Salientando que temos um grande parque industrial em desenvolvimento e que demanda cada vez mais desse tipo de serviço para andamento dos seus processos.

ANÁLISE DE ÓLEO

Para um bom desempenho de equipamentos é necessário uma manutenção preditiva. Com uma manutenção em dia garante-se o funcionamento correto dos equipamentos desejado, podendo extrair total potencial da maquina e ainda sim, garantindo a segurança. A análise de óleo é uma das prioridades na hora da revisão do equipamento.

Ainda falando sobre a análise de óleo, podemos salientar que é uma das principais ferramentas da manutenção preditiva. Com ela podemos executar avaliações laboratoriais precisas, e o mais importante, rápidas. Numa sociedade onde tempo é “ouro”, uma vantagem que se possui é o tempo consumido para apurar o tipo de lubrificante utilizado nos equipamentos. E isso é consequência da análise de óleo; tempo e precisão. Com a análise de óleo, é possível verificar o desgaste de peças tanto quanto a presença de substâncias indesejáveis.

Um diagnóstico possibilita a equipe que ficou encaminhada pela manutenção de equipamentos de sua empresa, pode-se identificar os possíveis erros que estivera presente na máquina. Com isso, evitando que o desempenho seja afetado, mantendo a qualidade e segurança do produto.

Com um investimento na análise de óleo, só temos benefícios como consequência. Além da rapidez e precisão na manutenção, quando a mesma é realizada, podemos até mesmo aumentar a vida útil dos componentes, e com isso podemos reduzir os custos em materiais que seriam usados para a reposição.

FUNCIONAMENTO

Para o seu funcionamento, deve-se identificar a necessidade de investir em uma manutenção preventiva. Logo após, quais os equipamentos e compartilhamentos que serão monitorados. Pois, cada equipamento possui determinada função específica. Então, são definidas as ferramentas utilizadas para a coleta de fluidos.

Ferramentas e procedimentos corretos são necessários para assertividade no resultado e para a implementação da manutenção.

TIPO DE ÓLEO

Por que o óleo lubrificante? Sua escolha foi definida pois os óleos lubrificantes possuem algumas características importantes para se observar durante o processo.
Para um óleo lubrificante, primeiro é definido em qual compartilhamento será feita a análise. Na análise físico-química é avaliada a condição do óleo lubrificante, que é feita de forma pontual ou periódica.

Também há a análise de contaminação, onde identifica-se a presença de algumas substâncias ou resíduos que podem contaminar o sistema. Já na espectrometria é possível identificar os elementos químicos que estão presentes em todo o lubrificante. E por último, a Ferrografia, que é a parte onde analisa o grau e causa do desgaste da máquina.

PERNAMBUCO

A cada dia, Pernambuco evolui no setor industrial. Com isso, surge a necessidade de manter-se a produção e durabilidade das máquinas, então com a análise de óleo lubrificante, nosso ritmo de produção evoluiria gradativamente.

Como no nosso estado ainda não há um local que faça tal análise, o custo para ser feito em outro local é maior. Com a presença de análise de óleo aqui no Estado, a relação custo benefício de cada equipamento diminuiria consideravelmente, pois, como não há um local para ser feito aqui, pagamos um valor a mais pelo transporte fora impostos aplicados nisso.

Com uma análise de óleo presente em Pernambuco, poderíamos alertar o cliente sobre um compartilhamento em condição crítica, assim como julgar outras possíveis inspeções além das listadas pelo relatório. Também pode facilitar o esclarecimento de dúvidas ao consumidor, explicando a análise dos resultados que foram encontrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com