TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho do Auditor na Pandemia

Por:   •  12/2/2021  •  Projeto de pesquisa  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

O comércio internacional deve ser fortemente abalado pela pandemia em 2020. Com as economias pelo mundo desaquecidas e restrições de transporte entre países, crescem os obstáculos para que empresas de diferentes lugares comprem e vendam bens entre si. Com as mudanças provocadas na vida de milhões de pessoas devido à pandemia do novo corona vírus, as elas deixaram de sair na rua e com isso também deixaram de comprar ou consumir como antes, estabelecimentos fechados aliado ao baixo número de demanda por bens e serviços as empresas chegaram a uma situação financeira complicada por falta de liquidez. Mas em meio a toda essa crise o serviço de delivery tem se destacado bastante e mesmo que pouco, minimiza a crise que poderia ser ainda maior.

Está mais fácil de prestar serviços mais longe. As pequenas e médias firmas de auditorias, neste modelo virtual, estão conseguindo uma abrangência de trabalho em âmbito nacional. Mas os desafios existem, e um deles é que os auditores terão que aprender a utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis.

Com esse cenário atual as empresas estão buscando meios de reduzir custos, e com isso usando de meios contábeis, que acaba dificultando o trabalho do auditor, exigindo uma atenção maior sobre os balanços das empresas e a veracidade deles.

Mas com a pandemia em alta pelo mundo fica difícil e quase inviável uma visita técnica para a apuração mais precisa, então a opção que resta é assumir o risco ou adiar a entrega dos relatórios, foi o que aconteceu a partir da ação conjunta das entidades que pediu adiamento para a entrega de formulários periódicos, que foi acatado pelo governo.

A conclusão que podemos chegar é que com o atual momento o objetivo é preservar vidas dos profissionais da contabilidade, com isso reduzindo ao máximo as visitas as empresas e a maneiras de fazer isso é adiar a entrega dos relatórios quando a visita técnica para comprovação de documentos é indispensável, com isso podendo ser feita em um cenário onde a pandemia já esteja controlada e a rotina voltado ao normal.

REFERENCIAS

RYNGELBLUM, Ivan. Isolamento dificulta o trabalho dos auditores nas empresas. Disponível em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/04/02/isolamento-dificulta-trabalho-de-auditoria-nas-empresas.ghtml. Acesso em: 02 abr. 2020.

BRAGA, Marcus. Em artigo, auditor fala sobre o impacto da pandemia na atividade de Auditoria Interna Governamental. Disponível em: https://unacon.org.br/2020/03/23/em-artigo-auditor-da-carreira-fala-sobre-o-impacto-da-pandemia-na-atividade-de-auditoria-interna-governamental/. Acesso em: 23 mar. 2020.

LOURENÇO, Fabrício. Desafios da auditoria com a pandemia de Covid-19 é tema da live realizada pela Abracicon. Disponível em: https://crcal.org.br/desafios-da-auditoria-com-a-pandemia-de-covid-19-e-tema-da-live-realizada-pela-abracicon/. Acesso em: 02 jun. 2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com