TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise ergonômica de um posto de trabalho

Por:   •  28/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.101 Palavras (9 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE TECNOLOGIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DE UM POSTO DE TRABALHO ADMINISTRATIVO

MICAEL RAULINO DE ANDRADE - 11405374

PEDRO MACHADO DA CUNHA – 11423825

João Pessoa – 2018

  1. INTRODUÇÃO
  1. Apresentação

A ergonomia tem lugar na elaboração de projetos que comunicam eficiência produtiva à melhores condições de trabalho, através de uma adequação do trabalho ao ser humano, propiciando conforto aos funcionários pela redução de fatores como fadiga e estresse, físico e cognitivo, promovendo o aumento do bem-estar e da produtividade dos mesmos, visando manter as empresas no mercado competititvo.

Os operários podem assumir diferentes posições e posturas durante uma jornada de trabalho que podem causar doenças ocupacionais. O avanço da tecnologia e o uso cada vez mais acentuado do uso de computadores, o sedentarismo relacionado à atividade predominantemente estática e os problemas de desajustes posturais, levando a busca de, segundo a NR17 (Norma Regulamentadora 17) em seu item 17.1, “parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente” (MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, 2008).

Diante disto, foi proposta a aplicação de uma avaliação ergonômica de um posto administrativo em um escritório de uma padaria localizada no Bairro dos Estados, João Pessoa – Paraíba.

  1. Objetivos

O presente trabalho visa realizar uma análise ergonômica do trabalho no posto administrativo de uma padaria.

  1. Justificativas

O posto de trabalho foi escolhido após a observação de condições de alto estresse cognitivo do trabalhador na excução de suas atividades, além da percepção de posturas inadequadas, tudo isso influenciado pela tarefa, à qual está submetido, pela pressão por tempo para manter a produtividade da empresa, a carga de trabalho e a variabilidade do serviço e da demanda imposta ao mesmo.

  1. DEFINIÇÕES

A palavra ergonomia vem do grego: ergon = trabalho e nomos = legislação, normas. Desse modo, a ergonomia é definida como a ciência da configuração de trabalho adaptada ao homem. Pode-se dizer que a ergonomia é uma ciência aplicada ao projeto de máquinas, equipamentos, sistemas e tarefas, com o objetivo de melhorar a segurança, saúde, conforto e eficiência no trabalho. (MOTTA, 2009)

Nos projetos do trabalho e das situações cotidianas, a ergonomia focaliza o homem. As condições de insegurança, insalubridade, desconforto e ineficiência são eliminadas adaptando-as às capacidades e limitações físicas e psicológicas do homem.

O estudo do trabalho leva sistematicamente à investigação de todos os fatores que afetam a eficiência e a economia de situações, sendo analisado para obter melhorias.

Assumindo a perspectiva da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), destaca-se que as situações de trabalho são únicas e socialmente contextualizadas. Assim, ao recorrer aos conhecimentos acerca do homem em atividade a ergonomia transforma estes conhecimentos adaptando-os a uma realidade específica. O ponto de partida é a situação de trabalho. A partir da compreensão da situação e da confrontação das diferentes interpretações dos atores sociais envolvidos, os ergonomistas buscam construir um novo consenso acerca da realidade em estudo. (ERGO&AÇÃO, 2003)

A tarefa refere-se ao que é esperado no âmbito de um processo de trabalho específico, com suas singularidades locais. Ela está vinculada, de um lado, às regras e objetivos fixados pela organização do trabalho e, de outro, às condições dadas. Pode-se dizer, resumidamente, que indica aquilo que se deve fazer em um determinado processo de trabalho.

A atividade acontece no encontro entre o que deve ser feito e o que é feito efetivamente. É o trabalhador, individual e coletivamente, que faz a gestão de tudo isso no cotidiano, muitas vezes tendo que se adaptar a situações imprevistas. Ela pode ser definida como um processo de regulação e gestão das variabilidades e do acaso.  São atividades exercidas pelos trabalhadores para atender às exigências frequentemente conflitantes e, muitas vezes, contraditórias, que podem acontecer no decorrer do serviço. Essa defasagem existente entre trabalho prescrito (tarefa) e trabalho real (atividade) se deve ao fato de as situações reais de trabalho serem dinâmicas, instáveis e submetidas a imprevistos. Isso acontece porque as prescrições são recursos incompletos, uma vez que desde a sua concepção elas não são capazes de contemplar todas as situações encontradas no exercício cotidiano de trabalhar. Portanto, a atividade de trabalho envolve estratégias de adaptação do prescrito às situações reais de trabalho, atravessadas pelas variabilidades e pelo acaso. Nesse sentido, trabalhar é gerir. (ANDRADE, 2017)

A carga de trabalho está associada, em ergonomia, à fração da capacidade de trabalho que o operador investe na tarefa. Tal ideia pressupõe um modelo de homem com capacidade de trabalho limitada, o qual regula sua carga de trabalho, dentro dos limites da sua capacidade disponível, por meio da modificação do seu modo operatório. (ERGO&AÇÃO, 2003)

A carga de trabalho pode ser impactada por vários fatores tais como: expectativas, habilidades, motivações, experiências anteriores, capacidades dos indivíduos em realizar determinada atividade, exigências relacionadas a intensidade da atividade imposta ao trabalhador, horas de trabalho por semana, forças exercidas, repetitividade, vibração, fatores ambientais ergonômicos, ou ainda permanecer em posturas desconfortáveis. (GALVAN, 2015)

  1. METODOLOGIA

A metodologia adotada para a análise do posto de trabalho, é norteada conforme o roteiro disponibilizado pelo professor. Que seguirá os passos a seguir:

3.1 Função Principal do Posto de Trabalho

A tarefa executada pelo profissional estudado é basicamente administrativa, onde podemos citar:

  • Controlar o Processo administrativo – Elaborar planilhas;

  • Gerenciar o Pessoal – Elaborar quadro de horários;
  • Supervisionar o ambiente de produção – Observar e dar instruções cabíveis ao processo produtivo;
  • Efetuar compras – Contatar fornecedores e buscar preços adequados;
  • Controlar estoque – Organizar e Distribuir os produtos;

As atividades que caracterizam a função do posto de trabalho são:

Sentado em seu escritório, o trabalhador faz uso do programa Excel para elaborar planilhas que o ajudarão a controlar o processo administrativo, atuando nas áreas pessoal e financeira. O indivíduo também dispõe de um quadro de tarefas semanais contendo as informações necessárias a respeito da quantidade de funcionários (atualmente 18 ativos, sendo 16 na área comercial e 2 na área administrativa) e as suas respectivas jornadas de trabalho e descanso, como também o rodízio entre os funcionários, caso haja necessidade de substituições, para administrar o fluxo de funcionários.  Em suas saídas do escritório, ele realiza visitas no setor produtivo a fim de perceber o ambiente de produção e corrigir algum erro - caso haja - ou como apenas uma forma de descanso para o mesmo, além de amenizar a monotonia. No seu escritório ele efetua ligações e transações bancárias, com o intuito de efetuar compras e abastecer o estoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (650.1 Kb)   docx (431.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com