TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de um conceito em gestão de serviços.

Por:   •  16/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE FRANCA

        

APLICAÇÃO DE UM CONCEITO DE GESTÃO DE SERVIÇOS: QUALIDADE NA GESTÃO DE SERVIÇOS NA BIBLIOTECA DA UNIFRAN

Alunos: Angélica Mendes Rocha

Franciely Aparecida Batista

Paula Carolina Frata

Prof.: Gabriela Motta

Franca

2015

Introdução

Segundo Schweitzer (2007) explana que a principal função de uma biblioteca universitária é proporcionar aos usuários serviços de informação e disponibilizar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão. As bibliotecas são distribuidoras de informações, desempenhado o papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, ocasionando transformações científicas, tecnológicas e educacionais em diversas áreas do conhecimento.

O principal desafio atualmente das bibliotecas é atender com qualidade seus usuários, sendo necessário possuir uma equipe dedicada e que tenha perfil adequado ao ambiente, sendo também indispensável que os funcionários conheçam bem os setores, pois na falta de algum funcionário não afetará o funcionamento.

Os equipamentos e as instalações devem estar diretamente relacionados à qualidade dos serviços, em uma biblioteca é fundamental desenvolver um processo de qualidade e melhoria que potencialize o serviço oferecido, que não difere entre o serviço prestado e o serviço desejado. (RIBEIRO, SILVA E MARCONDES, 2007).

Objetivo

O objetivo geral é analisar o processo de atendimento aos usuários da Biblioteca Central da Universidade de Franca (UNIFRAN). Sendo os específicos os seguintes itens:

- Descrição do funcionamento da Biblioteca

- Propor melhoria no processo de atendimento

Justificativa

A universidade e a biblioteca, desde os mais remotos tempos, desempenham papel importante na função de preservar e disseminar conhecimento. Um elemento importante é a prestação de serviços, especificamente o bom atendimento ao usuário, a qualidade de uma instituição de ensino superior é medida pela excelência de sua biblioteca. Outro fator importante é implantar uma filosofia empresarial de satisfação dos consumidores, não apenas transmitir regras.

Hoffman e Bateson (2003) explanam que a biblioteca precisa definir e medir a satisfação dos usuários, não devendo esperar por reclamações para identificar os problemas existentes na prestação do serviço. Antes de fazer melhorias, precisa identificar a satisfação dos usuários, através de uma avaliação e assim destacar as informações precisas, como a confiança desenvolvida, interatividade entre biblioteca e usuário, podendo deste modo redefinir e customizar cada serviço a fim de atender as expectativas.

Aplicação

  • Contextualização

A Unifran é localizada na cidade de Franca – SP. Desde sua fundação até hoje, caracteriza-se por ser uma instituição de ensino superior voltada para o futuro, sempre em busca de modernização da infraestrutura, acervo bibliográfico e das metodologias ocupacionais.

A biblioteca da Unifran está localizada no bloco branco, com uma estrutura moderna e bem equipada, e é referencia para as pesquisas de alunos e professores da instituição e da comunidade, funciona em uma área de 3.532,91 m², em um sistema de autoatendimento com livre acesso ao seu acervo, formado por cerca de 120 mil volumes, sendo livros, periódicos, filmes, teses, entres outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com