TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação dos princípios de qualidade

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.284 Palavras (14 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 14

UNIDADE CENTRAL DE EDUCAÇÃO FAEM FACULDADE LTDA -UCEFF

FACULDADE EMPRESARIAL DE CHAPECÓ - FAEM

CURSO                                                       Engenharia Civil

PERÍODO                                                    1°

DISCIPLINA                                                Química Geral e Tecnológica

PROFESSORA                                           Prof.ª  Elaine Cristina De Souza Neves Serpa

APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

ANDRIELLI MÜLLER MARQUES

SABRINA DETOFANO

CHAPECÓ/SC, 2017

1 INTRODUÇÃO

        Muitos engenheiros hoje não se relacionam com os sistemas de gestão de qualidade e seus princípios, mesmo sabendo que são fundamentais na execução de um projeto. Para se obter certa qualidade é preciso analisar não somente o produto mas também as etapas do processo do mesmo, visando fornecer produtos ou até serviços de acordo com o requisitos e não prejudiciais ao meio ambiente.

Para que isso possa ser feito precisasse compreender e detalhar as características deste, levar em consideração alguns fatores como as especificações técnicas e o armazenamento correto.

A qualidade tornou-se incorporada nos processos das empresas devido ao constante desenvolvimento da construção civil visando o fornecimento de produtos com melhores atributos, assim tornando o mercado mais exigente e competitivo, forçando um melhor desempenho e qualidade, deste modo pretendendo satisfazer o cliente e gerando um aumento da sustentabilidade para o planeta.

Segundo Araújo (2006), ‘’[...] não somente fornecer produtos, mas produtos de qualidade, que possam ser fáceis de serem utilizados e que sejam seguros[...]’’

1.1 Objetivo Geral

 Compreender e entender a aplicação dos princípios da qualidade na construção civil.

1.2 Objetivos Específicos

-  Conhecer os selos de certificação de qualidade        

- Explorar os vários sistemas de gestão de qualidade

        - Entender a qualidade de materiais na execução de uma obra

2. MATERIAIS E MÉTODOS

        

        Foram utilizados para a formulação desta pesquisa livros encontrados na biblioteca da universidade,artigos,revistas,monografias e pesquisas feitas na internet.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Em 1947 foi criada uma das maiores e mais importantes organizações de padronização denominada a ISO e cuja sigla significa International Organization for Standardization, possuindo sua sede em Genebra, na Suíça. Ele tem como intuito de promover o desenvolvimento da normalização a fim de tornar fácil o intercâmbio de bens e serviços e consolidar as relações nas óticas tecnológica, científica, intelectual econômica.

As normas são sujeitas a uma revisão periódica, ou melhor, essas revisões são realização pelo menos uma vez a cada cinco anos. Nesse contexto, em 1987 foram lançadas as normas da série NBR 9000:2008. Com base na ISO 9000 houve ao longo do tempo iniciativas e intervenções regionais visando melhorar o quadro da qualidade na construção no Brasil. Dessa forma, para minimizar os problemas relacionados à qualidade da construção

O governo do Estado de São Paulo instituiu o QUALIHAB (Programa da Qualidade da Construção Habitacional do Estado de São Paulo) de acordo com o Decreto 41.337 em 25 de novembro de 1996. Assim o QUALIHAB é considerado como o programa pioneiro da qualidade no Brasil. Tempos depois, surgiram outros programas similares ao QUALIHAB tais como o QUALIPAV –RIO – Programa Municipal da Qualidade em Obras de Pavimentação, Obras de Artes Especiais e Obras de Drenagem Urbana do 41 município do Rio de Janeiro e o QUALIOP – Ba – Programa da Qualidade das Obras Públicas da Bahia.

 O QUALIPAV –RIO – Programa Municipal da Qualidade em Obras de Pavimentação, Obras de Artes Especiais e Obras de Drenagem Urbana do município do Rio de Janeiro, foi instituído no Decreto N°18.137 de 25 de Novembro de 1999 mediante um trabalho conjunto entre a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro e a Associação das Empresas de Engenharia do Estado do Rio de Janeiro (AEERJ). O programa estabelece, junto com órgãos como Secretaria Municipal de Obras, AEERJ, SINDUSCON – Rio (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro) e a UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, diretrizes a serem adotadas pela prefeitura e entidades para melhorarem a qualidade e produtividades das obras públicas municipais.

O Programa QUALIOP – BA – Programa da Qualidade das Obras Públicas do Estado da Bahia é apresentado no Decreto N° 7.795 de 27 de abril de 2000. Posteriormente foi firmado um acordo setorial entre o Estado da Bahia, o SINDUSCON – Ba (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado da Bahia e o SINAENCO/Ba – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva). O programa objetiva melhorar a qualidade das obras contratadas pelo governo da Bahia.

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Construção Habitacional (PBQP-H) foi instituído em 18 de dezembro de 1998, com a assinatura da Portaria N° 134, do Ministério do Planejamento e Orçamento. Mais tarde, surgiu a necessidade de ampliar a abrangência do seu escopo incorporando o Plano Plurianual (PPA), incluindo as áreas de infraestrutura e de saneamento. Desse modo o “H” deixou de ser “Habitação” e passou então a ser “Habitat”, ganhando, por conseguinte uma atuação mais ampla.

 PBQP-H trata de organizar o quadro do setor da construção civil em tornos de dois pontos chaves que compõem seu escopo: a melhoria da qualidade do Habitat e a modernização produtiva com a melhoria da qualidade de materiais empregados do setor, qualificação de projetistas, mão de obras, empresas construtoras, normalização técnica entre outras.  

        Segundo  LungisaNsilu (2015 p.5)’’[...] os números de problemas na construção de edificações decorrentes da falta da qualidade dos materiais vêm se multiplicando de forma exponencial, e isto tende a crescer cada vez mais ao longo do vi tempo.’’

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com