TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Lajes de concreto

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 5
  1. LAJES PRÉ-FABRICADAS DE CONCRETO ARMADO

        As lajes pré-fabricadas de concreto têm sua fabricação separada em três etapas, primeira onde há o preparo da armadura ,o armazenamento da matéria-prima, a mistura e a dosagem do concreto; a segunda fase é de execução onde é feita a limpeza das formas, aplicação do desmoldante, acrescentação da armadura e peças adicionais como os espaçadores, fechamento da forma, lançamento e adensamento do concreto, cura e desmoldagem do componente pré-moldado; a terceira fase é chamada atividade posterior, baseia-se no transporte interno dos componentes da área de formas até o armazenamento.

1.1 Armaduras

        Os trabalhos de armação dos componentes pré-fabricados são os mesmos das estruturas “moldadas in bloco”. São feitas em locais específicos, que logisticamente consegue se fazer uma produção em série mais eficaz. Essas armaduras servem para o corpo estrutural dos pré-moldados, como se fosse uma parte da forma.

Imagem 1 – Matéria prima para preparo da armadura

[pic 1]

1.2 Preparação das formas

         as formas são de grande importância para a produção dos pré-moldados, pois são elas que mandam  na produtividade do processo e a qualidade do produto. Para isso, as formas devem preservar a estabilidade volumétrica, mostrar pouca aderência ao concreto( para isso utiliza-se normalmente produtos nas formas antes de receber o concreto), favorecer a limpeza e devem dar às peças precisamente a forma projetada, sem se deformarem quando da concretagem.

Imagem 2 – Formas antes do preparo

[pic 2]

Imagem 3 – Lubrificante utilizado para preparo das formas.

[pic 3]

1.3 Adensamento

        O adensamento é um processo muito importante na produção do concreto pré-moldado, pois sem ele formaria rachaduras, perderia grande parte da resistência e não seria possível a produção de um bom material. O adensamento pode ser realizado por vibradores de agulha e mesas vibratórias ou por centrifugação que é usualmente usado a pilares. A vibração do concreto seja, talvez, a etapa mais significativa da concretagem. Se não for feita corretamente, pode apresentar futuras trincas, a exposição prematura de armaduras e até o compromisso da peça. Segundo a norma NBR 9062 (2001), no decorrer ou no mesmo instante após o lançamento, o concreto deve ser adensado por vibração, prensagem ou centrifugação, se permitindo a adoça complete todos os espaços da forma. Ao longo do adensamento devem ser tomadas as medidas essenciais para que não se formem ninhos ou haja segregação dos materiais. Quando utilizados vibradores de imersão deve se evitar o toque do vibrador com a armadura para que com a vibração não formem vazios ao seu redor, com prejuízo da aderência.

Imagem 5 – Concreto

[pic 4]

1.4 Endurecimento

Na fabricação das lajes pré-moldadas procura-se liberar a forma e o componente moldado o mais rápido que puder para aumentar a produtividade do processo, acelerando o endurecimento do concreto. Para isso, é comumente utilizado cimento de alta resistência inicial (cimento ARI) e aditivo.

1.5 Desmoldagem e auxilio para o manuseio

A desmoldagem é feita por meios mecânicos ou manuais. Um ponto importante nesta fase é a resistência do concreto. Esta deve ser superior a 10 Mpa, para que seja garantida a integridade durante as solicitações ao qual a peça passa a ser submetida. Quando a desmoldagem é feita com baixa resistência podem ocorrer deformações excessivas, perda de resistência, fissuração e quebra de cantos e bordas. Segundo a norma NBR 9062 (2001), o projeto e a execução das formas deve atender todas as condições para fácil desmoldagem, sem danificar os elementos concretados, como previsão de ângulos de saída.

Após a desmoldagem, as formas devem ser limpas cuidadosamente antes de cada utilização e isentas de pintura ou outras substâncias protetoras que possam aderir à superfície dos elementos de concreto. Segundo Hartmann (2005), o concreto deve ser desenformado quando resistir ao seu próprio peso e às cargas atuantes sem sofrer deformações significativas. Os dispositivos auxiliares utilizados para o manuseio das peças são os dispositivos utilizados para o içamento. Esses dispositivos podem ser laços, chapas chumbadas ou garras e ainda laços ou argolas, rosqueadas após a fabricação do elemento pré- fabricado.

1.6 Cura

Cura é o tempo de secagem dos parâmetros da umidade, temperatura, e demais condições necessárias para a peça ficar pronta.

Conforme a NBR 9062 (2001) a cura se divide em dois tipos: A cura normal determina que durante o tempo que não atingir endurecimento adequado, o concreto deve ser protegido contra agentes prejudiciais, como chuva forte, mudanças de temperatura, agentes químicos, secagem, água torrencial, bem como choque e vibrações de intensidade tal que possam causar fissuração na massa do concreto, ou afetar a sua aderência à armadura. A cura rápida acontece quando o endurecimento do concreto pode ser adiantado por meio de tratamento térmico suficiente e controlado corretamente, sem dispensar os meios de proteção contra a secagem. Segundo Hartmann (2005), para assegurar as reações de hidratação dos cimentos e atrasar a retração dos concretos, a cura deve começar duas a três horas depois do lançamento. É normal manter uma lâmina d'água sobre a peça concretada, pois a evaporação prematura pode causar fissuras na superfície do concreto e diminuir sua resistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com