TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arranjo físico de Instalações (LAYOUT)

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  1.058 Visualizações

Página 1 de 6

Arranjo físico de Instalações (LAYOUT)

Planejar o arranjo físico de uma instalação significa tomar decisões sobre a forma como serão dispostos os centros de trabalho. Um centro de trabalho pode ser uma sala, um departamento, máquinas, estações de trabalho, equipamentos, etc.. Arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com a localização física dos recursos de transformação (instalações, máquinas, equipamentos e pessoal). Determina a maneira, segundo a qual os recursos transformados (materiais, informações, clientes) fluem através da operação; objetivando tornar mais fácil e suave o movimento do trabalho através do sistema, quer este movimento se refira ao fluxo de pessoas ou de materiais.

Compreender os objetivos estratégicos da produção é apenas o ponto de partida do que é um processo de múltiplos estágios que leva ao arranjo físico final da produção. Projetar o arranjo físico de uma operação produtiva inicia-se com uma análise sobre o que se pretende que o arranjo físico propicie. O tipo básico de arranjo físico é a forma geral do arranjo de recursos produtivos da operação.

A escolha e/ou mudança adequada de um arranjo físico pode proporcionar um aumento da produtividade da operação, sem a necessidade de contratação adicional de recursos produtivos, através da racionalização no fluxo de pessoas e/ou materiais. Contudo se esta escolha não for a adequada, poderá levar a padrões de fluxo longos e confusos, tempos de processamento elevado, inconveniências para os clientes e altos custos.

Tipos básicos de arranjo físico

1. arranjo físico móvel ou não fixo ou posicional

2. arranjo físico por processo ou funcional

3. arranjo físico por produto ou linha ou fluxo

4. arranjo físico celular

5. arranjos mistos

2

 Móvel: A marca principal deste arranjo é que não existe um fluxo do produtos. Em vez de materiais, informações ou clientes fluírem através de uma operação, quem sofre o processamento permanece estacionário. Os materiais transformados são muito grandes ou delicados ou de difícil movimentação. O que se pretende é trabalhar apenas uma unidade do produto, com suas características únicas e com baixo grau de padronização.

Ex.: construção civil (pontes, barragens, etc.), estaleiro (navios, submarinos), restaurante de alta classe (clientes), etc.

Características principais:

baixo volume de produção / alta variedade de produtos

 Processo ou Funcional: No arranjo físico por processo, característico de muitas indústrias e provavelmente da maioria das atividades de prestação de serviços, os centros de trabalho são agrupados de acordo com a função que desempenham. Diferentes tipos de recursos que sofrem transformação (materiais ou pessoas) movem-se de um centro a outro de acordo com suas necessidades de processamento. Os recursos transformadores (máquinas e equipamentos), que constituem o processo na operação, dominam a decisão sobre o arranjo já que o mesmo grupo de máquinas serve a produtos diferentes.

Ex.: Hospital (raio X, laboratórios, ressonância magnética), processos industriais específicos (usinagem, pintura, carpintaria), biblioteca, cozinha de restaurante, escolas, bancos, etc..

Características principais:

variedade relativamente alta e taxas de produção relativamente baixas

usada na grande maioria das atividades de prestação de serviço onde a movimentação é do próprio consumidor

cada produto passa pelos centros necessários, formando uma rede de fluxos.

3

 Produto ou linha: Os recursos de transformação estão configurados na seqüência específica para a melhor conveniência do produto. Cada um segue um roteiro pré-definido no qual a seqüência de atividades coincide com a seqüência na qual os processos foram arranjados fisicamente. Usado principalmente na manufatura onde cada centro de trabalho é responsável por uma parte especializada do trabalho, sendo o fluxo de materiais ou pessoas previsível e balanceado afim de proporcionar uma taxa de produção ou de atendimento equilibrada. Ex.: eletro - eletrônicos, automóveis, restaurante tipo bandejão (cliente), etc.

Características principais:

em geral busca a uniformidade dos produtos ou serviços e a obtenção de um certo controle sobre o fluxo de produtos ou serviços.

é bastante adequado a produtos com alto grau de padronização, com pouca ou nenhuma diversificação, produzidos em grandes quantidades e de forma contínua.

o fluxo de materiais através do sistema é totalmente previsível, abrindo possibilidades para o manuseio e transporte automáticos de material.

o sistema pode se ajustar a diversas taxas de produção pois os investimentos em capital são altos, devido à presença de equipamentos projetados para altos volumes, acarretando altos custos fixos e comparativamente baixos custos unitários.

 Celular: os recursos necessários para uma classe particular de produtos são agrupados por afinidade. Ex.: Hospital (Maternidade), restaurante tipo buffet, loja-dentro-de-loja, etc.

Características principais:

grupos de clientes ou família de produtos com necessidades similares mas com variedade não muito pequena.

compromisso entre a flexibilidade do arranjo por processo e a simplicidade do arranjo por produto.

4

 Mistos: Qualquer combinação de um ou mais tipos básicos. Ex.: num Hospital podemos ter a radiologia com arranjo por processo; a Maternidade com arranjo celular; exames de laboratório com arranjo por produto e as salas de cirurgia cardíaca com arranjo posicional em relação ao paciente.

TIPOS DE ARRANJO

Vantagens

Desvantagens

MÓVEL

 produto ou cliente não é perturbado

 alta variedade de tarefas

 custos unitários altos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com