TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo App Nosso Banco

Por:   •  27/4/2021  •  Artigo  •  2.184 Palavras (9 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

NOSSO BANCO: PAGAMENTO DE BOLETOS E EMPRÉSTIMOS DE MANEIRA SIMPLIFICADA

Alane Florencio Nunes Bezerra1 Kaio Eduardo Costa De Souza E Silva2  Maryanne Ferreira Santos Silva3 Thiago Henrique Paz Vargas4

Disciplina de Matemática Financeira da Escola de Ciências e Tecnologia - ECT

Universidade Federal do Rio Grande do Norte– UFRN – Natal/RN – Brasil

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o funcionamento do aplicativo Nosso Banco, idealmente desenvolvido durante o semestre de 2020.2 na disciplina de Matemática Financeira aplicada no curso de Ciências e Tecnologia (CeT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cursada pelos discentes aqui apresentados. Como definição da ideia, é apresentado um aplicativo cujo sistema funciona a partir da realização de simulações de empréstimos e financiamentos em diversos bancos diferentes, mostrando qual seria o mais viável para que se efetue a transação, assim como, a exemplificação de quais formas são mais acessíveis para pagamentos de contas, ativar melhor a economia e facilidade para débitos. Mostrando o diferencial atrativo, a partir da análise de cases de sucesso e tamanho do mercado no qual é inserido o respectivo setor, a observação foi concluída com base na atual situação mundial, o isolamento social e o crescimento do mercado virtual.

Palavras-chave: aplicativo; empréstimos; financeiro; mercado.

1 Introdução

        O mercado “na palma da mão” está cada vez maior, os aplicativos bancários de rápida resolução crescem a cada dia, principalmente nos últimos 2 anos. Um novo aplicativo, um novo serviço oferecido. Devido a isso, o aplicativo Nosso Banco, busca, nesse ramo, facilitar a rapidez de pagamentos ou de empréstimos, para que a interação seja além de prática, segura.

Um aplicativo criado no período em que a sociedade não pode ter contato físico, e sim respeitando o isolamento social, consequentemente também proporciona a comodidade da realização da operação da própria residência, além de possibilidades de ter retorno financeiro utilizando os serviços para pagamentos de boletos.

Esse mercado vem crescendo constantemente desde o ano de 2010, a partir de um feedback positivo da população. Através disso, os bancos digitais foram se reinventando a cada dia, e um exemplo é a ideia do Nosso Banco, um produto que é oferecido ao cliente o deixando mais realizado com a escolha de resolver problemas de forma digital e prática e com facilidade para falar diretamente com os colaboradores, tendo um ótimo atendimento.

2 App - Nosso banco

        O aplicativo foi idealizado com base em pessoas que buscam por maior facilidade no momento da escolha de um banco para realização de empréstimos.  Esses então, seriam os clientes, que não possuem acesso rápido para pesquisar sobre as taxas dentre as opções existentes de bancos e preferem uma melhor alternativa de maneira fácil, atualizada e prática. A ideia é baseada na dor principal do cliente e como pode ser sanada, diferenciando-se dos bancos concorrentes. Além disso, o aplicativo ainda tem a opção de pagar contas e boletos, um diferencial.

A partir de empréstimos a longos e curtos prazos, o funcionamento do aplicativo possui pagamentos de contas pelo aplicativo para o banco, ou seja, uma taxa de juros fixa aplicada até um prazo anteriormente definido e também taxa de juros composta a partir do vencimento do boleto/conta, possui também um sistema informativo previamente apresentado, ou seja, a média da taxa dos bancos é atualizada e disponível, o usuário tem o direito de escolha a partir do seu objetivo de venda do financiamento.

O atendimento é feito através do aplicativo, o cliente/usuário escolhe a opção desejada e logo após é remanejado para um chat, no qual é atendido por um dos colaboradores, sendo então apresentados os juros a longo e curto prazo do valor escolhido.

O funcionamento do aplicativo (cliente-sistema) funciona a partir da página inicial do aplicativo, com opções para escolher qual seria o serviço ofertado de interesse do usuário - Pagamento de boletos (1) ou Empréstimos (2). Caso fosse a opção 1: Uma nova página de interação mostra a opção para pagamento com o código de barras ou dígitos, apresentando o valor total (com juros fixo do banco ou juros de acordo com o período de vencimento). Caso a escolha fosse opção 2: Surge uma aba de apresentação de uma lista de bancos disponíveis e suas respectivas taxas para empréstimos para escolha do usuário.

O aplicativo ainda conta com um diferencial atrativo. Existe a porcentagem de retorno financeiro, que seria aplicada quando o cliente atingisse mais de R$500,00 em contas pagas, o aplicativo retornaria com 10% do valor pago pelo cliente como créditos para sua conta/perfil.

A seguir, a figura 1 mostra o banner explicativo contendo as informações gerais do aplicativo.

Figura 1 - Banner: Nosso Banco

                          [pic 2]

Fonte: Autoral (2021)

3 Análise Bibliográfica

        Durante o processo de maturação da ideia do aplicativo e desenvolvimento de todas as etapas, como análise bibliográfica de mercado, foram encontradas informações sobre cada banco digital, dos mais utilizados atualmente, apresentado então o crescimento do mercado E-commerce, lojas virtuais e redes sociais utilizadas como Marketing e Vendas.

Em uma notícia do Estadão - Jornal do Estado de São Paulo, de acordo com um levantamento realizado pelo UBS Evidence Lab, em 2020, pela primeira vez, a parcela de downloads de aplicativos dos novos players ultrapassou a de instituições tradicionais. Em 2019, a participação dos maiores bancos era de 52% e dos novos, 48%. No ano passado, essa posição se inverteu, com os bancos digitais alcançando uma fatia de 52%. Nas palavras do analista do USB, Thiago Batista (2021): “Calculamos que atualmente o País tenha mais de 60 milhões de contas digitais, sem considerar os números do Caixa Tem (usado para o pagamento do auxílio emergencial)”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com