TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo da Resenha - Sequência metodológica para a estimativa da iluminação natural e suas implicações em sistemas de avaliação de desempenho de edificações.

Por:   •  6/10/2021  •  Resenha  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 5

FONSECA, Raphaela W. & PEREIRA, Fernando O. R. Sequência metodológica para a estimativa da iluminação natural e suas implicações em sistemas de avaliação de desempenho de edificações. Florianópolis: 2017

Alexsandro Luiz Lima de Oliveira

Instituto Federal de Santa Catarina, curso de Engenharia Civil, Criciúma, SC, Brasil.

O artigo publicado por Raphaela Walger da Fonseca, Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina e Fernando Oscar Ruttkay Pereira, Pós- Doutorado pela Loughborough University, nos apresenta a ideia de implementação de redes neurais artificiais (RNA), visando a economia do consumo de energia elétrica através de um consumo gradativo ao longo do dia e da necessidade do consumidor. É uma ótima leitura pelo fato de seguir uma necessidade que temos hoje em dia que é de diminiuir o impacto ambiental, aliado a ideia de reduzir nossas tarifas elétricas.

 O artigo nos propõe a utilização de redes neurais artificias, juntamente com o consumo de iluminação natural, para obtermos uma ótima redução no consumo de energia elétrica. Visto que a grande maioria dos imóveis com maior consumo de energia elétrica são prédios, ele se baseia no exemplo retirado de uma sala com uso em horário comercial, onde a maior parte do tempo, tem o uso da luminosidade natural, por suas aberturas. Calcula-se a Zona de Iluminação Natural, em diferentes horários que essa sala necessita de luminosidade, e juntamente com outros dados recolhidos como densidade de potência em uso (DPU), Densidade de Potência Instalada (IRiln), tamanho da sala, tamanho da abertura entre outros, para se poder utilizar uma das 16 fórmulas e assim obter os dados exatos de consumo, e então chegarmos a conclusões de quanto se poderia economizar de energia elétrica, quando comparado com os métodos mais tradicionais usados.

O foco principal do artigo, que é a utilização das redes neurais artificiais (RNA), cria um ambiente positivo quando usado juntamente com uma boa execução do projeto arquitetônico. Pois a parte do cálculo e análise sobre o tamanho das aberturas e necessidade de iluminação no ambiente em questão, para a pessoa que vai fazer uso do mesmo, tem uma relação forte entre ambos. Não podemos simplesmente fazer uso de tal tecnologia, sem que o responsável pelo projeto arquitetônico não acompanhe essa ideia também, pois essa análise se feita desde o início do projeto, facilitaria a implementação de tal sistema, e também traria outros aspectos positivos para o usuário do imóvel, pois a iluminação natural nos agrega outros fatores positivos visando saúde, bem-estar, produtividade, e claro, uma diminuição de consumo de energia elétrica.

O RNA é uma inteligência artificial, que tem como objetivo nesse caso armazenar informações sobre a quantidade e necessidade de iluminação do proprietário em cada momento do dia. E devolver essas informações em forma de luminosidade parcial, de acordo com os dados pré-estabelecidos, gerando ao invés de consumo total de potência elétrica em uso parcial e assim, chegando em valores muito mais baixos por longos períodos, considerando que em grande parte dos casos, para iluminação adequada de determinado espaço em certos momentos do dia, não precisamos do uso total da potência da iluminação.

Muitos estudos já vem sendo feito sobre o RNA, e quanto mais se conhece, mais conseguimos ter a certeza de que o união entre o uso correto da luz natural, junto com um sistema bem estudado para aplicação do uso racional de energia é a opção que em grande escala, pode trazer um benefício entre  20% à 80% de economia direta para o consumidor e proprietário do imóvel a longo prazo, e de 12% e 52% para o consumo global.

Segundo o artigo, “Sendo a energia função da potência e do tempo, reduzindo-se uma dessas duas variáveis, reduz-se o consumo energético.”, tem-se a ideia exata de qual os caminhos que podemos utilizar para termos uma redução real nos valores das tarifas de energia: diminuir a quantidade de tempo que é utilizado a energia, ou baixamos a potência dos objetos que consomem essa energia. Sendo assim, baixar a quantidade de tempo que consumimos energia elétrica, é o caminho que conseguirmos alterar mais facilmente para termos um bom resultado no consumo energético. Para isso, quanto maior é o uso de luz natural, menor é o uso de luminosidade artificial, e baseado nisso, os autores mostram algebricamente como podemos chegar em valores reais bem abaixo nas tarifas, aumentando a quantidade de iluminação natural que um cômodo recebe através de aberturas e janelas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com