TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo layout

Por:   •  21/10/2016  •  Artigo  •  3.022 Palavras (13 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 13

ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM NOVO LAYOUT: ESTUDO DE CASO EM UMA PIZZARIA

Juliana Oliveira da Silva¹ RA 1299119463

¹Graduando em Engenharia de Produção na Universidade Anhanguera Niterói, Rio de Janeiro.

INTRODUÇÃO

Com a grande concorrência e o consumidor cada vez mais exigente, as empresas do setor alimentício precisam focar em melhorias constantes na qualidade do serviço ofertado. 

Atualmente, os consumidores de serviço buscam menores preços, serviços personalizados e com qualidade. Futuramente, essas exigências tenderão a serem maiores e mais específicas, devido ao cenário do mundo globalizado, onde a concorrência torna-se cada vez mais acirrada e ao mesmo tempo, real e virtual, exigindo a criação de serviços que fidelizem clientes em potenciais.

Este artigo visa mostrar a finalidade do layout dentro das indústrias e o quão grande pode ser seus benefícios se utilizado da forma correta e assim demonstrando que tais ferramentas não se limitam apenas em processo de produção de produtos, mas podem ser aplicadas, de forma favorável, no ramo de serviços, para diminuição de lead time e melhorias no processo.

Segundo Corrêa & Corrêa (2008), a decisão de arranjo físico é uma parte importante da estratégia da operação. Um projeto bem elaborado de arranjo físico será capaz de refletir e alavancar desempenhos competitivos desejáveis. Ou seja, o arranjo físico na empresa deve condizer com a estratégia da empresa, pois existem arranjos físicos que favorecem a flexibilidade, outros a customização e outros a eficiência dos fluxos e dos recursos.

Para isso o estudo do processo e técnicas de fabricação é essencial, sendo assim o uso de um fluxograma ou mapa-fluxograma é imprescindível, pois, possibilita um estudo detalhado do processo.

.

Todo o estudo foi realizado em uma empresa de serviços do ramo alimentício, situada no Rio de Janeiro – RJ com o objetivo de suprimir algumas deficiências existentes, resultando em maior rentabilidade para a empresa, buscando melhorar a satisfação dos clientes, otimizar a cadeia de suprimentos e alcançar a excelência em seus serviços.

Este trabalho, resultado de pesquisa bibliográfica sobre o tema objeto de estudo e visitas in loco, possibilitando uma maior compreensão do processo

PALAVRA-CHAVE: ARRAJO FÍSICO, PIZZARIA E FLUXOGRAMA.

ABSTRACT

With the great competition and increasingly demanding consumers, the food companies need to focus on continuous improvement in the quality of service offered.

Currently, service consumers seek lower prices, personalized service and quality. In the future, these will tend to be higher requirements and more specific due to the scenario of a globalized world where competition becomes increasingly fierce and at the same time, real and virtual, requiring the creation of services that fidelizem potential customers.

This article aims to show the purpose of the layout within the industry and how big can be your benefits if used correctly and thus demonstrating that these tools are not limited in product production process, but can be applied favorably in the service sector, to decrease lead time and process improvements.

According to Corrêa & Corrêa (2008), the physical arrangement of decision is an important part of the operation strategy. A well-designed project physical arrangement will be able to reflect and leverage desirable competitive performance. That is, the physical arrangement in the company must match the company's strategy, as there are physical arrangements that promote flexibility, other customization and other efficiency of flows and resources.

To study this process and manufacturing techniques is essential, therefore the use of a flow chart or map of the flowchart is essential therefore provides a detailed study of the process.

.

The entire study was conducted in a food industry service company, located in Rio de Janeiro - RJ in order to eliminate some deficiencies, resulting in increased profitability for the company, seeking to improve customer satisfaction, optimize the supply chain and achieve excellence in their services.

This work, the result of bibliographic research on the object of study subject and site visits, enabling greater understanding of the process

REFERÊNCIA TEÓRICA

Arranjo físico

 A análise e os ajustes de layout são ferramentas que poderiam ser utilizadas para aumentar a flexibilidade e melhorar a eficiência e a produtividade da produção, não necessitando de compra de máquinas e equipamentos

.

Segundo Cassel (1996), o avanço tecnológico não implica, necessariamente, na aquisição de máquinas mais modernas e mais automatizadas, necessitando menos mão de obra. Este avanço pode ser em nível de estrutura da empresa, de uma mudança no processo ou de uma mudança na disposição do sistema produtivo.

De acordo com Slack, Chambers e Johnston (2009), o arranjo físico de uma operação ou processo é como seus recursos transformadores são posicionados uns em relação aos outros e como várias tarefas da operação serão alocadas a esses recursos transformadores. Ou seja, de que forma os equipamentos, instalações, pessoas e matérias são posicionados, levando se em consideração o processo produtivo.

Ainda segundo os mesmos autores o objetivo de qualquer arranjo físico dependerá dos objetivos estratégicos de uma operação, mas existem alguns objetivos gerais que são relevantes a todas as operações: segurança inerente, extensão do fluxo, clareza de fluxo, conforto para os funcionários, coordenação gerencial, acessibilidade, uso do espaço e flexibilidade ao longo prazo.

Sistema Produtivo

Um Sistema Produtivo é basicamente “um elemento capaz de transformar alguns recursos de entrada (inputs) em produtos e/ou serviços como saídas (outputs)

A identificação do tipo de arranjo físico ideal será de acordo com as características do sistema produtivo, segundo Tubino (2009), a classificação dos sistemas produtivos tem por finalidade facilitar o entendimento das características inerentes a cada sistema de produção e sua relação com a complexidade das atividades de planejamento e controle desses sistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (432 Kb)   docx (625.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com