TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições Das Redes Sociais No Processo Escolar

Trabalho Escolar: As Contribuições Das Redes Sociais No Processo Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

AS CONTRIBUIÇÕES DAS REDES SOCIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR

Vivemos numa sociedade em que não podemos mais viver sem o uso das tecnologias, porque esta já faz parte do cotidiano. A todo o momento estamos lidando com ferramentas tecnológicas, seja no banco, nos supermercados, através do uso de celulares, gravamos músicas nos I-pods, lemos o livro do momento no e-book, nos tablets, enfim, o mundo que nos cerca é totalmente informatizado. Como não poderia deixar de ser as tecnologias também chegaram às escolas, mais exatamente, nas salas de aula.

Quando falamos de inovações tecnológicas na educação, imediatamente nos vem a cabeça um questionamento: como integrar essas tecnologias no ambiente escolar?

Apesar das tecnologias de informação e comunicação – TIC terem chegado às salas de aula, não devemos como educadores usá-las de forma aleatória, sem a priori preparar os nossos alunos para o uso efetivo das mesmas. As TIC oferecem inúmeras possibilidades de uso, considerando a criatividade do professor e a predisposição dos alunos para recebê-las.

Grande parte das escolas possui laboratórios de informática, porém muitos deles estão em desuso porque falta a formação do professor para que este elabore projetos que garantam o uso efetivo dos computadores.

Muitas são as ferramentas na Internet que podem contribuir para uma melhoria na aprendizagem dos alunos, cabe ao professor buscar meios viáveis de trabalhar essas ferramentas. De acordo com Almeida (1998, p. 67), o professor deve estar preparado para desenvolver competências, tais como:

•Estar aberto a aprender a aprender;

•Atuar a partir de temas emergentes a partir de temas emergentes no contexto e de interesse dos alunos;

•Promover o desenvolvimento de projetos cooperativos;

•Assumir atitude de investigador do conhecimento e da aprendizagem do aluno;

•Propiciar a reflexão, a depuração e o pensar sobre o pensar;

•Dominar recursos computacionais;

•Identificar as potencialidades de aplicação desses recursos na prática pedagógica;

•Desenvolver um processo de reflexão na prática e sobre a prática, reelaborando continuamente teorias que orientem sua atitude de mediação.

REFERÊNCIAS

Salto para o futuro: TV e Informática na Educação/ Secretaria de Educação a Distância. ALMEIDA, Maria Elizabeth B. In: Da atuação à formação de professores. Brasília: MEC/SEED, 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com