TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fases de uma pessoa que contrai a doença AIDS

Por:   •  21/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

1.INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho aborda todas as fases de uma pessoa que contrai a doença AIDS. Cujo significado é  imunodeficiência adquirida.

O vírus da Aids é conhecido como HIV e encontra-se: no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas. Objetos contaminados pelas substancias citadas acima, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa.

[pic 1]

            Figura 1 - Vírus da AIDS

Após a pessoa ser infectada, o vírus pode demorar até dez anos para se desenvolver, por isso algumas pessoas tem a presença do vírus HIV em seu corpo, mas ainda não tem Aids.  Assim que o vírus começa a se desenvolver, se inicia um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo, (ligados diretamente ao sistema imunológico), da pessoa infectada, ou seja a defesa do organismo fica baixa, podendo assim o portador do vírus ficar vulnerável a todos os tipos de doenças.

Os sintomas iniciais da doença são entre a febre, o mal-estar geral, dor de garganta e tosse seca.

Os principais sintomas são:

  1. Febre persistente;
  2. Tosse seca prolongada e garganta arranhada;
  3. Suores noturnos;
  4. Inchaço dos gânglios linfáticos durante mais de 3 meses;
  5. Dor de cabeça e dificuldade de concentração;
  6. Dor nos músculos e nas articulações;
  7. Cansaço, fadiga e perda de energia;
  8. Rápida perda de peso;
  9. Candidíase oral ou genital que não passa;
  10. Diarreia por mais de 1 mês, náusea e vômitos;
  11. Manchas avermelhadas e pequenas bolinhas vermelhas ou feridas na pele.

[pic 2]

Figura 2 - Alguns Sintomas AIDS

Nesta primeira fase onde o organismo está com sua defesa baixa a pessoa fica vulnerável a algumas doenças oportunistas como: Hepatite viral, tuberculose, pneumonia e toxoplasmose.

Pode se ser observado que a doença em fase desenvolvida destrói a parte interna e externa do corpo, internamente prejudicando o sistema imunológico, enquanto no exterior com erupções, perda de peso entre outros sintomas.

A AIDS é uma doença que não tem cura, por isso seu tratamento deve ser levado ao longo da vida, objetivando o fortalecimento do sistema imune e o combate ao vírus. Para os que já sabem da presença da doença, o ideal é começar o tratamento antes que a AIDS se manifeste.

O tratamento da AIDS é feito com medicamentos antirretrovirais, como Efavirenz, Lamivudina e Viread que são fornecidos gratuitamente pelo governo (SUS), além dos remédios os exames também são fornecidos pelo mesmo órgão. Esse tratamento deve ser seguido à risca, para se aumentar o tempo de vida do indivíduo.

Se o paciente desconhece a doença e a deixar chegar em uma fase avançada é possível que haja uma inflamação chamada síndrome inflamatória de reconstituição imune

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com