TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de concessao do BPC para pessoas com aids

Por:   •  27/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        .

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA...............................................3 

3 FORMULAÇAO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO..................................3

4 JUSTIFICATIVA.......................................................................................................4

5 METODOLOGIAS..................................................................................................  4

6 REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS................................................................................5

7 CRONOGRAMA DA PESQUISA..............................................................................6

8 ORÇAMENTO...........................................................................................................6

9 RESULTADOS ESPERADOS..................................................................................6

1O REFERÊNCIAS......................................................................................................7



  1. INTRODUÇÃO

O seguinte projeto tem por objetivo identificar como se dá o processo de concessão do Benefício de Prestação Continuada para as pessoas que vivem com AIDS. O Objetivo do Benefício é garantir uma renda mínima a dois grupos de indivíduos – idosos e pessoas com deficiência – que estão mais vulneráveis ao risco social de não exercer atividade remunerada que lhes garanta subsistência.

A constituição Federal de 88 instituiu o sistema de Seguridade Social, formando o tripé: Saúde, Previdência Social e Assistência Social. O caput do art. 194 da Constituição Federal de 88 estabelece que “a Seguridade Social compreende um conjunto de ações integradas de iniciativa dos Poderes Públicos e da Sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos a saúde, a previdência e a assistência social”.

Já a Assistência Social será prestada a quem dela necessitar, independente de contribuição à seguridade social, nos termos do art. 203 da Constituição Federal. O BPC está na esfera da Proteção Social Básica e é um benefício da assistência social, ele faz parte do Sistema Único da Assistência Social – SUAS esse benefício é pago pelo Governo Federal, mas quem realiza toda a operacionalização é o Instituo Nacional do Seguro Social – INSS.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Quais os requisitos para a concessão do Benefício de Prestação Continuada para pessoas que vivem com AIDS? Todos têm direito? Como é reputado o benefício pelo Instituto Nacional do Serviço Social?        

                                                                                                             

3 OBJETIVO GERAL      

  Realizar uma análise, identificando quais os requisitos necessários para a concessão do benefício de prestação continuada para pessoas com deficiência e que vivem com HIV/AIDS.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS            

Conhecer se o processo de concessão do benefício de prestação continuada para pessoas com deficiência e se equipara para as pessoas que vivem com AIDS.

Abordar possíveis dificuldades que os requerentes possam enfrentar ao solicitar o benefício.

Desenvolver um olhar atento às necessidades das pessoas que vivem com AIDS e como é realizado de fato esse olhar social ao solicitante que requere tal benefício.

4 JUSTIFICATIVA    

           

Tendo em conta a realidade da Política de Assistência, verifica-se a necessidade de exercitar o aprendizado em face das diversas áreas em que o Serviço Social vem atuando e se mostrando tão necessária nas diferentes dimensões da profissão. O tema trás o despertar para a compreensão da questão social e para o embasamento teórico.

O Presente projeto de pesquisa teve por objetivo verificar o conceito de deficiência para finalidade de elegibilidade ao BPC, tendo por estudo de caso a AIDS, o tema foi pertinente, e demandou bastante atenção devido ao período de estágio curricular obrigatório no campo de estágio que foi exercício no COAS- Centro de Orientação e Apoio Sorológico, no dia a dia com os usuários que necessitavam do Setor do Serviço Social da unidade, veio a inquietação para a elaboração deste trabalho por ter sido vivenciado a ânsia das pessoas com AIDS e sem proteção previdenciária, por isso foi importante o estudo. O HIV/AIDS foi adotado como a fonte principal do objeto de estudo por apontar vários desafios, sendo prevalecente deles a fronteira tênue no discurso médico entre doença e deficiência.

       

5 METODOLOGIAS 

           

 A presente pesquisa se dará através de dados de autores, artigos, tele aula, pesquisa bibliográfica e na internet e livros das disciplinas.                          

6 REVISÕES BIBLIOGRÁFICA   

Embora o Benefício Assistencial – BPC, seja um direito constitucional à quem dele necessitar, se faz necessário o preenchimento de alguns requisitos, sendo que, um destes requisitos é a comprovação da renda per capta familiar, que não pode ultrapassar ¼ de salário . E é importante esclarecer que o benefício não pode ser concedido ao cidadão que recebe qualquer benefício previdenciário público ou privado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com